NOTÍCIAS
Ano Internacional da Agricultura Familiar faz o mundo voltar o olhar aos pequenos produtores

Ano Internacional da Agricultura Familiar faz o mundo voltar o olhar aos pequenos produtores

O Fórum Rural Mundial, que conta com o apoio de mais de 360 organizações civis e camponesas de todos os continentes, escolheu 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF 2014). A escolha foi declarada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo voltar a atenção mundial para o importante papel da agricultura familiar na erradicação da fome e da pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

Todo esse trabalho é realizado a partir da perspectiva da luta efetiva contra a pobreza e a fome, bem como da busca por um desenvolvimento rural baseado no respeito ao meio ambiente e à biodiversidade. No Brasil, instituições públicas e privadas, que têm como foco o pequeno agricultor, já preparam ações para incentivar a prática, aumentar sua visibilidade e possibilitar melhores condições a estes trabalhadores.

Um dos focos do Ano Internacional da Agricultura Familiar é reposicionar a prática no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado. O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito global para aumentar a conscientização dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiá-los.

O Sistema OCB/MS também possui projetos de apoio ao Agricultor Familiar, além de assessoria técnica às cooperativas formadas por pequenos produtores, pois acredita na geração de emprego, qualidade de vida no campo e garantia de segurança alimentar para o consumidor. "Sem contar, que a Agricultura Familiar tem uma importante participação nas principais cadeias produtivas do cooperativismo agropecuário sul-mato-grossense”, afirma Celso Régis, presidente do sistema OCB/MS.

Com informações do sistema Ocemg

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.