Conteúdos
Conteúdos
As principais informações e novidades do coop na Mato Grosso do Sul e no mundo!
Destaques
NOTÍCIAS
27/11/2025
Verruck parabeniza posicionamento do setor na COP-30, no Encontro Estadual do Cooperativismo
Mato Grosso do Sul conseguiu criar um ambiente seguro, transparente e alinhado entre governo e iniciativa privada, e as cooperativas sempre estiveram presentes e no centro dessa estratégia de desenvolvimento. A afirmação foi feita pelo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do Governo de MS, Jaime Verruck, durante o Encontro Estadual do Cooperativismo, realizado na tarde desta quinta-feira (27) pelo Sistema OCB/MS. O evento contou com a presença de mais de 210 pessoas e marca o encerramento das atividades institucionais. Um dos pontos altos da fala de Jaime Verruck foi o posicionamento do Sistema OCB na COP – 30, realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém/PA. “O posicionamento do Sistema OCB na linha da sustentabilidade fez toda a diferença nessa COP”, Verruck enfatizou ainda o documento desenvolvido com apoio da instituição, com mais de 40 propostas relacionadas ao setor produtivo e apresentado pelo Enviado Especial ao COP-30, Roberto Rodrigues. O secretário também ressaltou que o fortalecimento das cooperativas é estratégico para o futuro do Estado e destacou que, desde a criação do Procoop (Programa de Apoio ao Cooperativismo em Mato Grosso do Sul), o estímulo à expansão e à competitividade do setor tem avançado de forma consistente, impulsionando iniciativas que fortalecem a atuação das cooperativas em diferentes regiões do Estado. “O Procoop nasceu com o propósito de apoiar o desenvolvimento das cooperativas e consolidar a visão de que o cooperativismo é uma filosofia essencial no processo de desenvolvimento econômico e social. Trabalhamos para que o setor cresça com sustentabilidade, inovação e protagonismo”, destacou Verruck. Além de Verruck, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, participou do evento. Com o auditório lotado de lideranças, profissionais e representantes do cooperativismo o Sistema OCB/MS o Encontro Estadual do Cooperativismo 2025 encerra oficialmente as atividades do ano e celebrou as conquistas do cooperativismo sul-mato-grossense. Durante todo o dia, informações relevantes para o setor produtivo, além de comemorações de programas de qualificação e apresentação de projetos estruturantes marcaram o evento. Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o evento já consta no calendário oficial das iniciativas da instituição há muitos anos e é fundamental para trazer informações de qualidade para os participantes: "Com um planejamento cuidadoso e técnico, este evento busca trazer relevância e impacto direto aos nossos cooperados e à sociedade. Mato Grosso do Sul conta hoje com mais de 660 mil cooperados e, incluindo suas famílias, esse número representa quase a totalidade da população sul-mato-grossense", destaca.
NOTÍCIAS
27/11/2025
Sicredi lança campanha “A gente coopera, Mato Grosso do Sul prospera” e celebra união estratégica para fortalecer o cooperativismo no estado
Ação conjunta das cooperativas reforça o compromisso com o desenvolvimento regional, a proximidade com os associados e a expansão sustentável do cooperativismo de crédito
O compromisso com o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul ganha um novo capítulo. Com o mote “A gente coopera, o Mato Grosso do Sul prospera”, o Sicredi lança no dia 20 de novembro uma campanha institucional que evidencia seu papel fundamental no crescimento econômico, social e humano da região. A iniciativa simboliza um movimento mais amplo: a união estratégica entre três cooperativas do Sistema Sicredi — Sicredi Pantanal MS, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia — que passa a reorganizar territórios e fortalecer a presença do cooperativismo no estado.
A campanha foi desenvolvida com apoio da Central Sicredi Brasil Central e apresenta como peça central um filme manifesto que retrata, de forma sensível e inspiradora, a presença do Sicredi no dia a dia dos sul-mato-grossenses. O filme reforça a centralidade do associado nas decisões e evidencia como a cooperação, a proximidade e o propósito movem o Sicredi e impulsionam o progresso local.
Para o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, a união representa um marco histórico e reforça o compromisso do Sicredi com o desenvolvimento econômico e humano do Mato Grosso do Sul.
“Esta união estratégica é um passo decisivo para construirmos um Sicredi ainda mais forte, sustentável e preparado para o futuro. É uma reorganização que fortalece nossa atuação, amplia nossa capacidade de gerar valor e reafirma o compromisso de manter o associado sempre no centro das decisões. Mais do que eficiência e crescimento, estamos falando de pessoas — nosso bem mais valioso — e do impacto positivo que queremos continuar gerando em cada comunidade onde estamos presentes.”
Divulgada em mídias digitais, rádios, mídia externa e redes sociais, a campanha conta com versões de 60 e 30 segundos do filme, além de peças complementares que mostram, de forma autêntica, como o cooperativismo transforma realidades e apoia famílias, empreendedores, produtores rurais e comunidades inteiras.
Campanha traduz a essência do cooperativismo
Como parte desse novo momento, a campanha “A gente coopera, o Mato Grosso do Sul prospera” ganhou desdobramentos locais: associados e gerentes foram fotografados em seus municípios, representando a presença viva e cotidiana do Sicredi nas comunidades.
Mais do que um lançamento institucional, a campanha simboliza o propósito que une as cooperativas: crescer junto, com raízes profundas no território e compromisso real com o desenvolvimento sustentável.
Com esse movimento, o Sicredi reafirma sua missão de construir um cooperativismo cada vez mais robusto, humano e comprometido com o futuro, garantindo que Mato Grosso do Sul continue prosperando — com cooperação, proximidade e propósito.
Confira o filme: clicando aqui
União estratégica fortalece o atendimento e prepara o Sicredi para o futuro
Este movimento marca um passo importante na história do cooperativismo no Mato Grosso do Sul. A reorganização territorial foi aprovada de forma unânime pelos conselhos e representantes de núcleos, reforçando a confiança e o compromisso com os associados.
A mudança tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, ampliar a oferta de serviços, fortalecer a marca Sicredi no Mato Grosso do Sul e preparar o cooperativismo local para os desafios das próximas décadas.
Agora, os municípios passam a ser atendidos da seguinte forma:
Sicredi Centro-Sul MS/BA: Maracaju, Jardim, Bonito, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho.
Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia: Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Miranda, Bodoquena e Anastácio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Site do Sicredi: Clique aqui
** Por Assessoria Sicredi
NOTÍCIAS
26/11/2025
Fecoop CO/TO e Fenatracoop realizam reunião para tratar da representação sindical
As lideranças da Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins (Fecoop CO/TO) e da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop) realizaram, nessa terça-feira (25), uma reunião na Casa do Cooperativismo para tratar assuntos de representação sindical em suas respectivas áreas de atuação, incluindo projetos de sindicatos estaduais das bases de representação das entidades.
Estiveram presentes no encontro: o presidente da Fecoop CO/TO e do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, o diretor-geral da Fenatracoop, Gilmar de Oliveira, o diretor de negociações coletivas da Fenatracoop, Anderson Castro de Souza, o assessor jurídico da Fecoop CO/TO, Dr. José Vigo, o assessor jurídico da Sintracoop/MS, Dr. Deiwes Willian Bosson Nantes e o gerente administrativo da OCB/MS, Rogério Piva.
NOTÍCIAS
18/11/2025
Cooperativismo firma acordos com três ministérios e a Natura na COP30
Termos ampliam programas, políticas públicas e iniciativas de bioeconomia e empreendedorismo
A celebração do Ano Internacional das Cooperativas, realizado na Green Zone da COP30 nesta sexta-feira (14), marcou um avanço decisivo na articulação de políticas públicas voltadas ao cooperativismo brasileiro. Em uma cerimônia que reuniu autoridades do governo federal, lideranças do movimento no Brasil e no mundo, e representantes de cooperativas de todo o país, foram assinados quatro Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) para fortalecer frentes de atuação em agricultura familiar, bioeconomia, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável.
Os acordos foram assinados com a Natura e os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Memp) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou o caráter histórico dessas parcerias. “Acreditamos e vivemos diariamente a importância de estarmos unidos num ecossistema cooperativo, do qual governo, empresas, reguladores e cooperativas fazem parte. Estes acordos comprovam que o cooperativismo é parte das soluções que o Brasil apresenta ao mundo”.
Com a Natura, a parceria prevê atuação conjunta no fortalecimento da sociobiodiversidade e da bioeconomia amazônica. A vice-presidente de Sustentabilidade, Ana Costa, ressaltou a trajetória da empresa junto às comunidades tradicionais. “Temos mais de 25 anos de relação com quase 50 cooperativas extrativistas. Quando falamos de cooperativas, falamos de colaboração e ação — e este documento representa uma ação concreta para fomentar inovação, políticas públicas e financiamento para quem vive da floresta e com a floresta”.
Edmilton Cerqueira, secretário Nacional de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Povos e Comunidades Tradicionais do MDA representou a pasta na assinatura do acordo que estabelece ações conjuntas para fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar, incluindo programas como Mais Gestão, Coopera Mais Brasil, Negócios Coop e o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), além de iniciativas de capacitação, intercâmbio técnico e intercooperação. “Cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar, e o cooperativismo é estratégico para esse segmento”, afirmou.
Inovação, industrialização, agroindustrialização e economia verde são o foco da parceria com o MDIC. A secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Júlia Cortez da Cunha Cruz, salientou que no governo brasileiro não há dúvida: a transição climática e a economia verde só serão possíveis se forem inclusivas. “E isso depende das cooperativas”. Júlia declarou ainda que o vice-presidente Geraldo Alckmin, grande entusiasta do cooperativismo, acompanha de perto essa agenda e antecipou que na segunda-feira será lançado, em parceria com a OCB, o Programa Coopera Amazônia, reforçando o compromisso do governo com o setor.
Já o acordo com o Memp é voltado ao fortalecimento do empreendedorismo cooperativista. A representante do ministério, Fernanda Rosa Iris de Saboia, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, disse que o cooperativismo é fundamental para um empreendedorismo qualificado, sólido e menos vulnerável às oscilações do mercado. “Quando muita gente trabalha junta, o negócio se torna mais forte e menos vulnerável aos percalços do mercado”.
A assinatura dos acordos consolida o cooperativismo como protagonista das soluções brasileiras apresentadas à comunidade internacional durante a COP30, especialmente no contexto da Amazônia. Eles reforçam a capacidade das cooperativas de gerar impacto econômico, social e ambiental. Como resumiu o presidente Márcio Lopes de Freitas: “desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade se constroem com cooperação, e o cooperativismo está pronto para entregar ao Brasil — e ao mundo — soluções concretas para os desafios do século 21”.
Fonte: https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-representacao/cooperativismo-firma-acordos-com-tres-ministerios-e-a-natura-na-cop30