Conteúdos
Conteúdos
As principais informações e novidades do coop na Mato Grosso do Sul e no mundo!
Destaques

NOTÍCIAS
18/07/2025
Gincana Solidária mobiliza colaboradores do Sistema OCB/MS e arrecada mais de 400 kg de alimentos e mil peças de roupas para entidades sociais
Em mais uma demonstração de que o cooperativismo começa dentro de casa, os colaboradores do Sistema OCB/MS realizaram, internamente, uma grande mobilização solidária que resultou na arrecadação de uma expressiva quantidade de donativos. Divididos em equipes, eles participaram de uma gincana com o objetivo de arrecadar alimentos, roupas, calçados e produtos de higiene e limpeza, levando acolhimento a quem mais precisa. O resultado da campanha foi surpreendente: 1.107 peças de roupas 93 agasalhos 40 calçados 7 cobertores 442 kg de alimentos 169 itens de limpeza 113 itens de higiene pessoal Todo o material arrecadado foi destinado a três importantes instituições de Campo Grande, que desempenham um papel fundamental na assistência social e na promoção de cidadania: Comunidade Esperança, que atua há mais de 20 anos oferecendo educação, alimentação e apoio às famílias da região do Jardim Noroeste; ONG Mãe Águia, com foco em ações de proteção à infância e apoio a mulheres em situação de risco, em comunidades carentes da capital; e o Projeto Social Recanto da Criança, apoiado pelo Sistema OCB/MS, o projeto oferece atividades educacionais e esportivas a crianças da periferia, contribuindo para o desenvolvimento social, afetivo e cidadão de jovens. A ação solidária impactou não apenas as comunidades atendidas, mas também os próprios colaboradores do Sistema OCB/MS, que vivenciaram, na prática, o poder transformador da cooperação. Para muitos, foi uma experiência de conexão mais profunda com os valores do cooperativismo e com o propósito institucional. "Essa campanha foi uma verdadeira demonstração de como a colaboração e solidariedade, começam dentro de cada um de nós e se expandem para transformar nossa comunidade. A mobilização e o engajamento dos nossos colaboradores mostraram que a doação, em qualquer quantidade, pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Essa experiência marcou todos nós, reafirmando o propósito cooperativista que nos guia todos os dias”, destacou a Gerente Geral do Sistema OCB/MS, Ariane Zen. A campanha reforçou o compromisso do Sistema OCB/MS não só com o fortalecimento das cooperativas, mas também com o bem-estar das comunidades, inspirando atitudes transformadoras e colaborativas. O envolvimento dos colaboradores demonstrou que a cooperação vai muito além do ambiente de trabalho, e ela tem o poder de transformar realidades e construir um mundo mais justo e solidário.
NOTÍCIAS
15/07/2025
Sistema OCB/MS marca presença no Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores do Sebrae/MS
O Sistema OCB/MS esteve presente no Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores em Campo Grande, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, realizado no dia 11 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento marcou o início do novo ciclo do programa Cidade Empreendedora, que será executado em mais de 35 municípios de Mato Grosso do Sul a partir de 2025, em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
A iniciativa reuniu um público seleto de gestores públicos e privados, lideranças institucionais, representantes de entidades e tomadores de decisão que atuam diretamente no desenvolvimento dos municípios sul-mato-grossenses. Participaram o governador Eduardo Riedel, a senadora Tereza Cristina, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, além de representantes de diversas entidades como a UFMS, OCB/MS, FAMASUL, FAEMS, FECOMÉRCIO, JUCEMS, Ministério Público, AMEMS, ASSOMASUL, entre outras instituições.
Representando o cooperativismo, o Sistema OCB/MS reforçou a importância do movimento como agente de desenvolvimento local e de transformação de territórios, alinhando-se com a proposta do evento de qualificar lideranças e fomentar ações sustentáveis e inovadoras para os municípios.
Durante o evento, os participantes acompanharam painéis e palestras com foco em gestão pública moderna, sustentabilidade e inovação territorial. Um dos destaques foi a palestra “Liderança na Gestão Pública – Gerir territórios e transformar realidades”, ministrada pelo secretário Jaime Verruck (Semadesc), que abordou os desafios e oportunidades para promover uma economia diversificada, sustentável e empreendedora nos municípios do MS.
A programação foi encerrada com a palestra “Poder e Propósito: o papel do gestor na construção de territórios sustentáveis”, com o historiador e escritor Leandro Karnal. Ele destacou a importância da liderança ética, do pensamento coletivo e da capacidade de articulação para gerar impactos duradouros na sociedade.
Para o Sistema OCB/MS, o encontro foi uma oportunidade estratégica de ampliar conexões, compartilhar experiências e reforçar o papel das cooperativas como parceiras fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios. A intercooperação com programas como o Cidade Empreendedora fortalece o compromisso do cooperativismo com o crescimento sustentável, inclusão produtiva e melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

NOTÍCIAS
14/07/2025
Cooperativismo leva voz do Brasil a fórum sobre dados ambientais
O Sistema OCB marcou presença na 3ª Reunião de Alto Nível do Fórum de Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNSPBF), realizada entre os dias 8 e 10 de julho, em Frascati, na Itália. Representado por Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, o cooperativismo brasileiro apresentou suas contribuições para a construção de um modelo de governança de dados ambientais mais inclusivo e alinhado às realidades de países em desenvolvimento.
Com o tema Rumo à uma revolução da Big Data para o planeta: da incerteza à oportunidade, o encontro reuniu lideranças globais da ciência, política, negócios e tecnologia para debater os desafios e caminhos para tornar os dados ambientais um ativo estratégico na promoção de sustentabilidade, biodiversidade e justiça social.
Na ocasião, Débora participou do painel Caminhos para a Inclusão e Equidade, que discutiu modelos de governança e financiamento capazes de democratizar o acesso aos dados ambientais e promover a transição digital de forma justa. Em sua apresentação, ela ressaltou o papel das cooperativas em levar para cooperados de mais de 30 segmentos econômicos, espalhados em mais da metade das cidades brasileiras em um país continental, educação, avaliação de dados e soluções para a pauta ambiental, bem como social e de governança, dentro do Programa ESGCoop. “As cooperativas brasileiras do Ramo Agro são formadas, em média, por 800 cooperados, o que nos permite acessar uma grande base de produtores rurais, assim como diversos outros profissionais, e ampliar o acesso às soluções de desenvolvimento sustentável. Essa estrutura facilita a governança de dados, porque os cooperados têm uma relação próxima e de confiança com suas cooperativas, o que potencializa o engajamento e a qualidade das informações”, afirmou Débora.
Quando se fala em financiamento de projetos de dados, a força do cooperativismo também faz diferença. “O modelo cooperativista possibilita ganhos de escala com contratações conjuntas e otimização de recursos. Além disso, o Brasil estruturou o sistema cooperativista nacional como parte do Sistema S, o que permite arrecadar contribuições e financiar projetos coletivos em benefício de todo o setor”, completou.
Dados como vetor de transformação
Durante o fórum, especialistas destacaram a necessidade de criar padrões globais para coleta, interoperabilidade e uso de dados ambientais, de modo a garantir consistência e confiabilidade das informações. A ONU apresentou a proposta da Estratégia Global de Dados sobre o Meio Ambiente (GEDS, na sigla em inglês), que busca articular governos, empresas e sociedade civil em torno de cinco pilares: governança, qualidade de dados, interoperabilidade, acesso e capacitação.
Contribuição para a agenda global
O evento também trouxe ao centro do debate a importância de mecanismos financeiros para apoiar países e organizações na adoção de tecnologias e práticas de coleta e análise de dados. Representantes do setor financeiro discutiram como métricas ambientais mais robustas podem influenciar decisões de investimento e gestão de riscos, enquanto o setor tecnológico apresentou avanços no monitoramento de oceanos, terras e atmosfera.
Ao lado de instituições como a Comissão Europeia, o Banco Mundial e a Organização Internacional de Padronização (ISO), o Sistema OCB defendeu que as cooperativas são agentes fundamentais para viabilizar o monitoramento ambiental em grande escala, especialmente em contextos desafiadores.
“O cooperativismo tem se mostrado um aliado estratégico para atingir metas globais de clima e biodiversidade. Por meio de nossa rede, podemos ampliar a coleta e o uso de dados ambientais, além de promover uma transição digital que não deixe ninguém para trás”, concluiu Débora.
Próximos passos
Ao fim do fórum, a ONU consolidou as principais recomendações no documento Frascati Pathways, que servirá de base para a construção de políticas e parcerias em nível global. O Sistema OCB seguirá acompanhando os desdobramentos e reforça o compromisso de articular suas cooperativas para contribuir ativamente com a agenda de dados ambientais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
*Matéria: Sistema OCB

NOTÍCIAS
14/07/2025
O cooperativismo de crédito brasileiro ganha destaque global no WCUC 2025, na Suécia
Entre os dias 14 e 16 de julho, a cidade de Estocolmo, na Suécia, será o centro das atenções do cooperativismo financeiro mundial com a realização da 20ª edição da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). O evento marca uma edição histórica, ao celebrar o Ano Internacional das Cooperativas com o tema “O Futuro é Cooperativo”.
A expectativa é reunir mais de 1.800 profissionais de 60 países, incluindo representantes de instituições financeiras, formuladores de políticas da União Europeia, jovens e mulheres líderes cooperativistas. A programação, no centro de convenções Stockholmsmässan, inclui painéis, sessões interativas, networking, trilhas de formação e atividades promovidas pela Worldwide Foundation for Credit Unions. Os participantes também poderão obter até nove créditos de educação continuada profissional (CPE), fortalecendo a qualificação e inovação no setor.
O Brasil será amplamente representado no evento. Uma comitiva de mais de 130 lideranças do Sicredi participa da conferência, além de representantes do Sicoob, Banco Central, Sistema OCB e outras instituições que levam à Suécia as experiências de um sistema sólido, inovador e socialmente comprometido. Entre os palestrantes brasileiros confirmados estão:
Edson Lisboa (Sicoob) – Inteligência Artificial e experiência do associado.
César Bochi (Sicredi) – “Melhorando a experiência do associado com inovação e conexões humanas”.
Carolina Bohrer (Banco Central) – Organização do sistema financeiro.
Keyla Copes e Suellen Lins (Fundação Sicredi) – Desenvolvimento de lideranças jovens no cooperativismo.
Márcio Zwierewicz (Sicredi Campos Gerais) – Estratégias de expansão e impacto.
Clara Maffia (Sistema OCB) – Relações institucionais e articulação internacional.
A delegação sul-mato-grossense marca presença com representantes das cooperativas de crédito do estado e com o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, que acompanha a programação institucional e celebra o destaque brasileiro. “Este é um momento muito especial. O cooperativismo de crédito do Brasil tem se destacado no cenário global por seu crescimento sustentável, protagonismo social e capacidade de inovação. Estar aqui é uma oportunidade de mostrar ao mundo o impacto que geramos em nossos territórios e de aprender com outras experiências internacionais”, afirmou.
Outro destaque da conferência é a participação do brasileiro Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do WOCCU, reeleito em 2024 como representante do Brasil no Conselho Mundial. Ele reforça a relevância estratégica da presença brasileira:
“A participação do Sicredi e das cooperativas brasileiras no WCUC 2025 reforça nosso compromisso com a consolidação do cooperativismo como modelo viável e sustentável de desenvolvimento econômico e social. A conferência é também uma oportunidade valiosa para ampliar conexões e trocar experiências com cooperativas de crédito do mundo todo”, destacou Manfred.
O WCUC 2025 chega em um momento simbólico, no qual o cooperativismo ganha maior visibilidade internacional. Com temas centrais como desenvolvimento sustentável, transformação digital e regulamentação, o evento reafirma que o futuro do sistema financeiro global pode – e deve – ser cooperativo. E o Brasil tem muito a contribuir com essa construção.