Notícias
Notícias
As principais informações e novidades do coop no Brasil e no mundo!

NOTÍCIAS
16/04/2025
Sistema OCB/MS oferece suporte a realização de assembleias nas cooperativas do estado
Com a chegada do final do período assemblear e convicto da grande importância das assembleias, o Sistema OCB/MS forneceu suporte integral às cooperativas sul-mato-grossenses para a realização das Assembleias Gerais Extraordinárias.
Mais de 60% das cooperativas registradas no estado já realizaram as suas assembleias. Através do setor de Monitoramento, a Casa do Cooperativismo esteve presente em mais da metade das assembleias realizadas até o momento. Foram percorridos mais de 10 mil km pelas estradas de Mato Grosso do Sul, passando por Campo Grande, Dourados, Angélica, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Naviraí, Paraíso das Águas, São Gabriel do Oeste, Amambai, Ponta Porã, Maracaju e Aquidauana.
Segundo a Lei do Cooperativismo, Lei 5.764/1971, todas as cooperativas devem prestar contas aos seus cooperados até o final do mês de março, salvo exceção as cooperativas de crédito, que de acordo com a lei complementar 196/2022, podem realizar as assembleias até o final de abril.
As assembleias são o momento que marcam a participação democrática de uma cooperativa. É onde os cooperados, que também são os donos do negócio, podem decidir os rumos da cooperativa, aprovar contas, eleger dirigentes e planejar o futuro. O voto e a voz de cada um dos cooperados tem o poder de construir uma cooperativa mais forte e próspera.
A participação expressiva dos cooperados nas assembleias demonstra o impacto que o cooperativismo tem nessas comunidades. O cooperativismo não é apenas um modelo de negócio, é um modelo mais sustentável e a chave para um futuro mais justo.

NOTÍCIAS
14/04/2025
Saúde, bem-estar e diversão ao ar livre marcaram Dia Nacional Mude1Hábito no último domingo
Evento promovido pela Unimed Campo Grande reuniu centenas de pessoas no Parque dos Poderes com atividades para todas as idades
Atividade física, brincadeiras saudáveis, animação, bem-estar e muita saúde. Assim foi a edição 2025 do Dia Nacional Mude1Hábito. O evento gratuito promovido pela Unimed Campo Grande aconteceu na manhã de ontem (13), no Parque dos Poderes, e reuniu centenas de pessoas.
A programação contou com aulas de bike, alongamento, funcional, atividades e brincadeiras para crianças, Feira da Sorte com diversos prêmios, além de sorteio de brindes para os participantes.
A dentista Daniela Vidigal marcou presença na companhia do filho Miguel, de apenas 1 ano de idade. “É uma iniciativa maravilhosa, porque tem atividades para os pais, para as crianças, então envolve toda a família, além de ser ao ar livre, o que torna melhor ainda. A Unimed está de parabéns pelo evento”.
Dr. João Rocino, médico oftalmologista, falou da importância de bons hábitos para a saúde. “Esse evento é muito importante para lembrar que cuidar da saúde é essencial, praticando atividade física, mas também mantendo uma alimentação saudável, bebendo mais água, enfim, os bons hábitos são essências para uma vida com mais qualidade”, destacou.
O Dia Nacional Mude1Hábito faz parte de um movimento nacional das Unimdes e reforça o compromisso da Unimed Campo Grande com a saúde e o bem-estar não só dos beneficiários do plano, mas de toda a população, lembrando sempre que as mudanças podem começar com pequenos passos.
O evento contou com a parceria da Dynamo Suplementos, Tio Léo Recreações, Academia Runners, Pedal Indoor e Empório Hildegard.
NOTÍCIAS
11/04/2025
Mude1Hábito: evento gratuito no próximo domingo incentiva vida com mais saúde e qualidade em todas as idades
Promovido pela Unimed Campo Grande, programação acontece no Parque dos Poderes
No próximo domingo (13), a partir das 8 horas, a população campo-grandense tem um encontro marcado no Dia Nacional Mude1Hábito, evento promovido pela Unimed Campo Grande, que promete uma manhã de muita saúde, atividades físicas, brincadeiras e animação para pessoas de todas as idades.
Gratuito, o evento que já faz parte do calendário anual de ações da cooperativa médica, chega para inspirar mudanças positivas no cotidiano das pessoas, e contará com aulas de alongamento, funcional e bike. Para as crianças, um playground animado e diversas brincadeiras. Além disso, a Feira da Sorte Unimed ofertará prêmios especiais para os participantes das atividades e, para finalizar, a DJ Yara Rayane animará ainda mais a manhã de domingo.
O Dia Nacional Mude1Hábito reforça o compromisso da Unimed Campo Grande com a saúde e o bem-estar não só dos beneficiários do plano, mas de toda a população, lembrando que as mudanças de hábitos podem começar com pequenos passos.
“O importante é começar! E falar de hábitos saudáveis não se limita à prática regular de atividade física e uma alimentação balanceada, mas inclui atitudes que contribuem para uma vida mais equilibrada, como ler mais, tomar mais água, abandonar vícios, praticar o autocuidado, cuidar da saúde mental, contemplar a natureza, cultivar amizades. Enfim, há uma infinidade de hábitos que ajudam a tornar a vida com mais qualidade e feliz, e esse é o propósito do nosso evento”, destaca Allison Victor Moreira, supervisor de Comunicação e Marketing da cooperativa.
O evento tem a parceria da Dynamo Suplementos, Tio Léo Recreações, Academia Runners, Pedal Indoor e Empório Hildegard.
Serviço: O Dia Nacional Mude1Hábito acontece no dia 13 de abril, das 8h às 12h, na Avenida do Poeta nº 322 - Jardim Veraneio / Parque dos Poderes.
NOTÍCIAS
11/04/2025
Sistema OCB/MS realiza doação para o Fundo Clima Pantanal, criado pelo Governo de MS
Na manhã desta quinta-feira (10), o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, esteve na Expogrande 2025, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, ao lado de autoridades e representantes de entidades rurais. Na ocasião, foi realizada a doação de R$ 100 mil para o Fundo Clima Pantanal, em nome da Casa do Cooperativismo sul-mato-grossense, que será destinado a ações de conservação do bioma pantaneiro. A doação reforça o compromisso do setor com a preservação do nosso bioma e com ações concretas em prol da sustentabilidade.
A contribuição foi acompanhada por doação de mesmo valor feita pela Famasul. A quantia se soma aos R$ 40 milhões em recursos estaduais já aplicados ao fundo, quando o mesmo foi criado para fomentar a preservação do bioma pantaneiro. O dinheiro ali alocado vai ser usado para ações de conservação, como o pagamento do PSA (Programa de Pagamento por Serviços Ambientais) Bioma Pantanal.
A entrega simbólica da doação foi feita ao Governador do Estado, Eduardo Riedel. "Agradeço pela confiança ao modelo proposto. Estamos transformando uma agenda global, de meio ambiente, em ativo econômico", afirmou o governador.
NOTÍCIAS
08/04/2025
Importância do cooperativismo para sociedade foi enfatizada na Tribuna da Câmara
O cooperativismo, como modelo socioeconômico com bons resultados, foi o tema abordado na Tribuna pelo Presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis. Ele enfatizou as legislações que fortalecem o cooperativismo, além de destacar a geração de empregos, oportunidades, inclusão e justiça social.
O presidente destacou a Lei Complementar 422/21, de autoria do vereador Epaminondas Neto, o Papy, que institui a Política Municipal de Cooperativismo, que prevê série de ações para apoio, incentivos e até estímulo ao ensino do cooperativismo nas escolas. Destacou ainda a lei, de autoria do vereador Professor Juari, que institui a Semana Municipal do Cooperativismo, a ser celebrada na terceira semana de abril.
Celso Régis abordou a importância das cooperativas em Campo Grande, que no momento detém o título de cidade com maior número de associados de cooperativas e maior número de agência de cooperativas de crédito. “Enquanto bancos fecham, as cooperativas estão abrindo porque pensam nas pessoas, somos sociedade de pessoas e não de capital. Essa é a grande diferença”, afirmou.
Em Mato Grosso do Sul, são 500 mil cooperados, gerando 15 mil empregos, conforme repassou o presidente da OCB/MS. Ele ressaltou ainda que a ONU (Organizações das Nações Unidas) proclamou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com a frase “Cooperativas constroem um mundo melhor”, reforçando o papel desta conexão para construção de um mundo mais sustentável e inclusivo.
Régis ressaltou ainda o papel da comunicação para divulgar informações para que as pessoas possam estar unidas em várias atividades econômicas. “Para qualquer necessidade humana podemos celebrar a Semana da Cooperação, essa forma de organização econômica da sociedade tem a lógica de buscar a felicidade das pessoas, trazer negócios favoráveis, promovendo justiça e inclusão social, através da distribuição equânime da renda. Cada cooperativa tem que distribuir seus resultados aos associados”, ressaltou.
O vereador Professor Juari, autor do convite para que o Presidente do Sistema OCB/MS falasse na Tribuna, destacou a importância para que “o tema seja tratado nas escolas, de maneira transversal, para que crianças e adolescentes possam entender o sentido amplo da palavra cooperativismo”. Ele enfatizou ainda a justiça social como bandeira do cooperativismo, por impactar diretamente a vida de todos.
Os vereadores destacaram o trabalho da equipe da cooperativa Sicredi, com agência na Câmara Municipal. O presidente da Câmara, vereador Papy, ressaltou ainda o espírito do cooperativismo, em aproximar as pessoas do empreendedorismo e crescimento.
NOTÍCIAS
01/04/2025
Inscrições abertas para o 8º EBPC
Evento reunirá pesquisadores do setor para debater avanços e desafios do coop
Estão abertas as submissões de trabalhos para o 8º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), que neste ano trará o tema Ano Internacional das Cooperativas: Integração, Impacto e Perspectivas para o Cooperativismo Brasileiro.
Realizado pela primeira vez em 2010, o EBPC tem se consolidado como um dos principais espaços nacionais para a troca de conhecimento entre a academia, as cooperativas, os órgãos de representação e fomento, bem como demais interessados no cooperativismo. Ao longo de suas sete edições anteriores, o evento tem desempenhado um papel importante na disseminação de estudos e boas práticas voltadas ao fortalecimento do setor.
O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, em Brasília e reunirá pesquisadores, gestores de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representantes do setor para debater os avanços e desafios do cooperativismo no Brasil.
Para Guilherme Souza Costa, o EBPC proporciona um debate enriquecedor sobre o futuro do cooperativismo. “A cada edição, o evento fortalece a troca de conhecimento e impulsiona novas perspectivas para o setor, evidenciando o cooperativismo como terreno fértil de pesquisa para toda a academia. Com o tema deste ano alinhado ao Ano Internacional das Cooperativas, aprofundamos o entendimento sobre o impacto e as oportunidades do cooperativismo no Brasil, com estímulo às pesquisas que contribuam para seu desenvolvimento sustentável”, disse.
Este ano, os trabalhos submetidos devem estar alinhados a um dos cinco eixos temáticos do evento:
Identidade Cooperativa e Direito Cooperativo;
Educação, Inovação e Diversidade;
Governança e Gestão;
Contabilidade, Finanças e Desempenho;
Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais.
Os interessados podem submeter seus trabalhos até o dia 1º de junho. Os autores das 50 melhores pesquisas receberão apoio de custeio de deslocamento e hospedagem para participação presencial no evento.
Para mais informações sobre o evento, instruções para submissão de trabalhos e regras detalhadas, acesse os links:
Instruções gerais, áreas temáticas e detalhes do evento
Regras para submissão
NOTÍCIAS
28/03/2025
Mude1Hábito: evento gratuito incentiva vida com mais saúde e qualidade em todas as idades
Promovido pela Unimed Campo Grande, programação acontece no dia 13 de abril, no Parque dos Poderes
A hora de mudar chegou! No dia 13 de abril, a Unimed Campo Grande promove o Dia Nacional Mude1Hábito, um evento gratuito que já faz parte do calendário anual de ações da cooperativa e vai muito além da prática de atividades físicas, mas incentiva uma vida com mais saúde e qualidade para todas as idades.
Com o objetivo de inspirar mudanças positivas no cotidiano das pessoas, o evento contará com aulas de alongamento, funcional e bike. Para as crianças, um playground animado e diversas brincadeiras, incluindo pintura facial, garantirão a diversão. E para completar o cronograma de atividades, a Feira da Sorte Unimed ofertará prêmios especiais para os participantes, e um DJ animará ainda mais a manhã de domingo.
“O Dia Nacional Mude1Hábito reforça o compromisso da Unimed Campo Grande com a saúde e o bem-estar não só dos nossos beneficiários, mas de toda a população campo-grandense. E falar de hábitos saudáveis não se limita à prática regular de atividade física e uma alimentação balanceada, mas também de pequenas atitudes que contribuem para uma vida mais equilibrada, como ler mais, tomar mais água, abandonar vícios, praticar o autocuidado, cuidar da saúde mental, contemplar a natureza, cultivar amizades. Enfim, há uma infinidade de hábitos que ajudam a tornar a vida com mais qualidade e feliz, e esse é o propósito do nosso evento”, destaca Allison Victor Moreira, supervisor de Comunicação e Marketing da cooperativa.
Mude1Hábito – é um movimento o Movimento Nacional da Unimed que promove o cuidado com a saúde, incentivando práticas saudáveis para que as pessoas possam viver mais e melhor. A ideia é começar devagar, aos poucos, sem cobranças inatingíveis, e essas mudanças podem ser na alimentação mais equilibrada, na prática regular de atividade física, no cuidado com a saúde emocional, enfim, com tudo aquilo que traga mais qualidade de vida às pessoas.
Serviço: O Dia Nacional Mude1Hábito acontece no dia 13 de abril, das 8h às 12h, na Avenida do Poeta nº 322 - Jardim Veraneio / Parque dos Poderes.
NOTÍCIAS
27/03/2025
Com o apoio do Sistema OCB/MS, Cooperativa LAR promove série de palestras sobre o protagonismo feminino
No mês de março, que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Cooperativa LAR promoveu a palestra “Empoderamento e Liderança: Mulheres que Inspiram”, ministrada por Rosana Botelho, para mais de 400 cooperadas e colaboradoras em quatro unidades da cooperativa. Com o apoio do Sistema OCB/MS, aconteceram palestras em Amambai (19/03), Ponta Porã (20/03), Dourados (21/03) e Maracaju (21/03).
Com o objetivo de discutir como as mulheres estão quebrando barreiras em diferentes áreas, superando desafios impostos pela sociedade e assumindo papéis de liderança e influência, a palestra abordou como o protagonismo feminino pode ser uma ferramenta de transformação social e pessoal.
A temática é relevante para a cooperativa, que busca desenvolver o potencial de suas colaboradoras, no incentivo a assumir posições de liderança e contribuir de forma significativa para o sucesso da organização.
Sobre a palestrante
Rosana Botelho é Policial Civil do Paraná com uma trajetória de mais de 18 anos no serviço público. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, pesquisadora na área de Violência e Criminalidade Rural. Graduada em Direito e Letras pela UNIPAR.
Mulheres no Cooperativismo
Cada vez mais, mulheres assumem posições de liderança dentro das cooperativas, refletindo sua competência, força e contribuição significativa para o movimento cooperativista. No Brasil, as mulheres representam 41% dos mais de 20 milhões de cooperados, de acordo com o Anuário do Cooperativismo, divulgado pelo Sistema OCB. Em Mato Grosso do Sul, o cenário não é diferente, segundo os dados do Panorama do Cooperativismo, realizado pelo Sistema OCB/MS, as mulheres respondem por cerca de 42% dos cooperados, e são maioria entre os colaboradores de cooperativas, compondo 55% do quadro funcional.
Nos cargos de liderança, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço em todos os sete ramos do cooperativismo. Atualmente, 12 mulheres ocupam cargos de presidente ou vice-presidente em cooperativas com sede em Mato Grosso do Sul. Além destes cargos de liderança, há 62 mulheres presentes em Conselhos de Administração e 77 em Conselhos Fiscais de cooperativas.
NOTÍCIAS
25/03/2025
Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo é renovada com assinatura unânime dos 24 deputados estaduais de MS
Em um momento histórico para o cooperativismo sul-mato-grossense, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOP/MS) renovou seu compromisso para 2025 com a assinatura unânime dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso do Sul. Coordenada pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto, a Frente reafirma seu papel estratégico na defesa e no fortalecimento do setor, essencial para o desenvolvimento econômico e social do estado e do país.
A FRENCOOP/MS tem sido uma importante ferramenta de articulação política, viabilizando a criação, a proposição e o acompanhamento de políticas públicas que impulsionam o cooperativismo. A renovação deste compromisso demonstra o reconhecimento do setor como um dos pilares da economia nacional, promovendo geração de emprego, renda e inclusão social.
Cooperativismo como vetor de desenvolvimento
O cooperativismo segue em crescimento no Brasil atuando em diversos segmentos da economia e impactando milhões de brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, são 136 cooperativas registradas junto ao Sistema OCB/MS, e que desempenham um papel fundamental na geração de oportunidades, fortalecendo e promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades.
A renovação da Frente Parlamentar ocorre em um momento estratégico, já que 2025 foi declarado o Ano Internacional das Cooperativas. A decisão unânime dos deputados estaduais sul-mato-grossenses reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem o cooperativismo não apenas como um modelo econômico viável, mas também como uma ferramenta poderosa de transformação social e comunitária.
O Sistema OCB/MS, entidade que representa e fortalece o cooperativismo no estado, segue acompanhando e apoiando as iniciativas legislativas que impactam o setor, trabalhando para garantir avanços contínuos e um ambiente cada vez mais favorável às cooperativas de Mato Grosso do Sul. Assim, garante-se que o setor continue a ter um espaço de diálogo direto com o legislativo estadual, permitindo a defesa de uma legislação mais inclusiva e o apoio a novos projetos que favoreçam o crescimento sustentável das cooperativas.