Notícias
Notícias
As principais informações e novidades do coop no Brasil e no mundo!
Destaques
NOTÍCIAS
05/12/2025
Ingressos esgotados para o Natal da Cooperação 2025: População surpreende com adesão ao evento do Sistema OCB/MS
Campo Grande se prepara para um evento marcante: o tradicional Natal da Cooperação, promovido pelo Sistema OCB/MS, que neste ano terá como convidado de honra o renomado maestro João Carlos Martins. A expectativa gerada pelo ícone da música clássica brasileira resultou no esgotamento total dos ingressos solidários cinco dias antes da data da apresentação. O evento será realizado no dia 10 de dezembro, às 19h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. A população de Mato Grosso do Sul demonstrou grande confiança e engajamento, esgotando rapidamente os convites e, com isso, mais de 2 mil latas de leite em pó serão destinadas a projetos que atendem a comunidade mais vulnerável. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, agradece a confiança da população: "Estamos emocionados com a adesão do povo campo-grandense ao Natal da Cooperação. Com isso, vamos ajudar muitas pessoas e encerrar o ano com chave de ouro. Será uma noite que vai ficar na história", comemora. Sobre a iniciativa: A programação será aberta com a apresentação do Projeto Som & Vida, iniciativa social apoiada pelo Sistema OCB/MS. A apresentação reúne orquestra e ballet em um espetáculo marcado pela sensibilidade e pela força transformadora da arte, e que desta vez, contará também com a regência do próprio Maestro João Carlos Martins. O maestro, regerá duas peças ao lado do Projeto Som & Vida, valorizando o talento dos jovens músicos e ressaltando o papel transformador da música no desenvolvimento infantil. Considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX, João Carlos Martins é uma das figuras mais emblemáticas da música clássica brasileira e um exemplo vivo de superação. Sua carreira internacional como pianista foi marcada por apresentações nos palcos mais prestigiados do mundo, aclamado pela crítica por sua expressividade e excelência técnica. Ao longo de sua trajetória, enfrentou uma série de desafios físicos, entre acidentes, problemas neurológicos e cirurgias, que o tiraram diversas vezes dos palcos como pianista. No entanto, sua determinação inabalável o levou a se reinventar e a descobrir uma nova forma de permanecer na música: a regência. Hoje, é reconhecido não apenas por seu talento artístico, mas também pela sua resiliência, coragem e pela capacidade de inspirar pessoas de todas as idades.
NOTÍCIAS
27/11/2025
Verruck parabeniza posicionamento do setor na COP-30, no Encontro Estadual do Cooperativismo
Mato Grosso do Sul conseguiu criar um ambiente seguro, transparente e alinhado entre governo e iniciativa privada, e as cooperativas sempre estiveram presentes e no centro dessa estratégia de desenvolvimento. A afirmação foi feita pelo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do Governo de MS, Jaime Verruck, durante o Encontro Estadual do Cooperativismo, realizado na tarde desta quinta-feira (27) pelo Sistema OCB/MS.
O evento contou com a presença de mais de 210 pessoas e marca o encerramento das atividades institucionais. Um dos pontos altos da fala de Jaime Verruck foi o posicionamento do Sistema OCB na COP – 30, realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém/PA. “O posicionamento do Sistema OCB na linha da sustentabilidade fez toda a diferença nessa COP”,
Verruck enfatizou ainda o documento desenvolvido com apoio da instituição, com mais de 40 propostas relacionadas ao setor produtivo e apresentado pelo Enviado Especial ao COP-30, Roberto Rodrigues. O secretário também ressaltou que o fortalecimento das cooperativas é estratégico para o futuro do Estado e destacou que, desde a criação do Procoop (Programa de Apoio ao Cooperativismo em Mato Grosso do Sul), o estímulo à expansão e à competitividade do setor tem avançado de forma consistente, impulsionando iniciativas que fortalecem a atuação das cooperativas em diferentes regiões do Estado.
“O Procoop nasceu com o propósito de apoiar o desenvolvimento das cooperativas e consolidar a visão de que o cooperativismo é uma filosofia essencial no processo de desenvolvimento econômico e social. Trabalhamos para que o setor cresça com sustentabilidade, inovação e protagonismo”, destacou Verruck.
Além de Verruck, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, participou do evento.
Com o auditório lotado de lideranças, profissionais e representantes do cooperativismo o Sistema OCB/MS o Encontro Estadual do Cooperativismo 2025 encerra oficialmente as atividades do ano e celebrou as conquistas do cooperativismo sul-mato-grossense. Durante todo o dia, informações relevantes para o setor produtivo, além de comemorações de programas de qualificação e apresentação de projetos estruturantes marcaram o evento.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o evento já consta no calendário oficial das iniciativas da instituição há muitos anos e é fundamental para trazer informações de qualidade para os participantes: "Com um planejamento cuidadoso e técnico, este evento busca trazer relevância e impacto direto aos nossos cooperados e à sociedade. Mato Grosso do Sul conta hoje com mais de 660 mil cooperados e, incluindo suas famílias, esse número representa quase a totalidade da população sul-mato-grossense", destaca.
NOTÍCIAS
27/11/2025
Encontro Estadual do Cooperativismo destaca conquistas, atualizações jurídicas e perspectivas econômicas para MS
Evento anual do Sistema OCB/MS reuniu lideranças para discutir Reforma Tributária, cenários econômicos e celebrar conquistas e talentos do cooperativismo
Com o auditório lotado de lideranças, profissionais e representantes do cooperativismo o Sistema OCB/MS realizou, nesta quinta-feira (27), o Encontro Estadual do Cooperativismo 2025, evento que encerra oficialmente as atividades do ano e celebrou as conquistas do cooperativismo sul-mato-grossense. Durante todo o dia, informações relevantes para o setor produtivo, além de comemorações de programas de qualificação e apresentação de projetos estruturantes marcaram o evento.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, encerrar o ano com a casa cheia é sinônimo do fortalecimento do setor produtivo e reforça o compromisso que a instituição tem com o cooperativismo: “Este evento é pensado com muita atenção por uma equipe técnica para que faça sentido e para que traga relevância aos nossos cooperados e à sociedade. Hoje, MS tem mais de 660 mil cooperados, se somarmos às famílias deles, estamos falando de quase toda população de Mato Grosso do Sul”, afirma.
Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o cooperativismo tem um papel fundamental para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. “Nosso Estado está na posição positiva em termos de economia, devido à criação de ambiente público e provado, isso faz com que investimentos avancem e as cooperativas estão no centro dessa estratégia”. Além de Verruck, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, participou do evento.
Encontro Estadual do Cooperativismo
A programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, debates jurídicos estratégicos; e à tarde, análise macroeconômica seguida das formaturas dos programas de qualificação do Sescoop/MS.
A abertura do dia contou com o painel “O papel da OCB na atuação com o Legislativo e no Tribunal Administrativo Tributário do MS”, conduzido pela analista de Relações Governamentais do Sistema OCB Nacional, Gabriela Barbagalo, ao lado do advogado tributarista Dr. Guilherme Castro. Gabriela destacou o papel desse alinhamento com as unidades estaduais: “Esses encontros fortalecem a integração nacional do cooperativismo. Atualizar equipes e dialogar diretamente com as cooperativas garante uma atuação mais estratégica, técnica e preparada para os desafios que vamos enfrentar.”
Na sequência, João Caetano Muzzi apresentou a palestra “A Reforma Tributária para as Cooperativas”, oferecendo uma análise aprofundada dos impactos e das oportunidades trazidas pelas mudanças no sistema tributário.
Durante a tarde, o evento foi aberto pela apresentação dos jovens talentos do Projeto Som e Vida, iniciativa apoiada pelo Sistema OCB/MS. Em seguida, o especialista Marcos Sawaya Jank ministrou a palestra “Cenário Macroeconômico e Perspectivas para 2026”, abordando os principais movimentos econômicos e geopolíticos que influenciam o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.
“O cooperativismo brasileiro tem um papel estratégico em um cenário global cada vez mais competitivo. Entender as tendências macroeconômicas e geopolíticas é essencial para que as cooperativas planejem o futuro com eficiência. 2026 será um ano de grandes desafios, mas também de oportunidades para quem souber inovar e se posicionar de forma sustentável”, destacou Marcos Jank.
Formaturas celebram inovação, liderança e qualificação
O encerramento do Encontro foi marcado pelas formaturas dos programas do Sescoop/MS. Primeiro, os concluintes do Formacoop, programa de Formação de Dirigentes e Gerentes receberam seus certificados. O programa já formou mais de 800 gestores em Mato Grosso do Sul e se destaca pela elaboração de projetos inovadores, que estimulam os participantes a transformarem conhecimento em soluções práticas para suas cooperativas. A entrega dos certificados foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a Superintendente Dalva Caramalac, a Gerente-Geral Ariane Zen e o Gerente de Desenvolvimento Juarez Pereira.
Durante a formatura, Régis destacou o papel da formação para o futuro do setor: “Encerrar o ano celebrando conhecimento, inovação e liderança reflete o compromisso do Sistema OCB/MS com o desenvolvimento do setor. Cooperativas fortes se constroem com pessoas preparadas, e esses programas contribuem diretamente para o futuro do cooperativismo em Mato Grosso do Sul.”
Em seguida, ocorreu a formatura de 40 alunos do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas (Turma 2025), desenvolvido ao longo de 11 módulos e focado no fortalecimento de lideranças alinhadas aos princípios do cooperativismo moderno.
NOTÍCIAS
27/11/2025
Sicredi lança campanha “A gente coopera, Mato Grosso do Sul prospera” e celebra união estratégica para fortalecer o cooperativismo no estado
Ação conjunta das cooperativas reforça o compromisso com o desenvolvimento regional, a proximidade com os associados e a expansão sustentável do cooperativismo de crédito
O compromisso com o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul ganha um novo capítulo. Com o mote “A gente coopera, o Mato Grosso do Sul prospera”, o Sicredi lança no dia 20 de novembro uma campanha institucional que evidencia seu papel fundamental no crescimento econômico, social e humano da região. A iniciativa simboliza um movimento mais amplo: a união estratégica entre três cooperativas do Sistema Sicredi — Sicredi Pantanal MS, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia — que passa a reorganizar territórios e fortalecer a presença do cooperativismo no estado.
A campanha foi desenvolvida com apoio da Central Sicredi Brasil Central e apresenta como peça central um filme manifesto que retrata, de forma sensível e inspiradora, a presença do Sicredi no dia a dia dos sul-mato-grossenses. O filme reforça a centralidade do associado nas decisões e evidencia como a cooperação, a proximidade e o propósito movem o Sicredi e impulsionam o progresso local.
Para o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, a união representa um marco histórico e reforça o compromisso do Sicredi com o desenvolvimento econômico e humano do Mato Grosso do Sul.
“Esta união estratégica é um passo decisivo para construirmos um Sicredi ainda mais forte, sustentável e preparado para o futuro. É uma reorganização que fortalece nossa atuação, amplia nossa capacidade de gerar valor e reafirma o compromisso de manter o associado sempre no centro das decisões. Mais do que eficiência e crescimento, estamos falando de pessoas — nosso bem mais valioso — e do impacto positivo que queremos continuar gerando em cada comunidade onde estamos presentes.”
Divulgada em mídias digitais, rádios, mídia externa e redes sociais, a campanha conta com versões de 60 e 30 segundos do filme, além de peças complementares que mostram, de forma autêntica, como o cooperativismo transforma realidades e apoia famílias, empreendedores, produtores rurais e comunidades inteiras.
Campanha traduz a essência do cooperativismo
Como parte desse novo momento, a campanha “A gente coopera, o Mato Grosso do Sul prospera” ganhou desdobramentos locais: associados e gerentes foram fotografados em seus municípios, representando a presença viva e cotidiana do Sicredi nas comunidades.
Mais do que um lançamento institucional, a campanha simboliza o propósito que une as cooperativas: crescer junto, com raízes profundas no território e compromisso real com o desenvolvimento sustentável.
Com esse movimento, o Sicredi reafirma sua missão de construir um cooperativismo cada vez mais robusto, humano e comprometido com o futuro, garantindo que Mato Grosso do Sul continue prosperando — com cooperação, proximidade e propósito.
Confira o filme: clicando aqui
União estratégica fortalece o atendimento e prepara o Sicredi para o futuro
Este movimento marca um passo importante na história do cooperativismo no Mato Grosso do Sul. A reorganização territorial foi aprovada de forma unânime pelos conselhos e representantes de núcleos, reforçando a confiança e o compromisso com os associados.
A mudança tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, ampliar a oferta de serviços, fortalecer a marca Sicredi no Mato Grosso do Sul e preparar o cooperativismo local para os desafios das próximas décadas.
Agora, os municípios passam a ser atendidos da seguinte forma:
Sicredi Centro-Sul MS/BA: Maracaju, Jardim, Bonito, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho.
Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia: Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Miranda, Bodoquena e Anastácio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Site do Sicredi: Clique aqui
** Por Assessoria Sicredi
Filtrar Notícias
Notícias
05/12/2025
Ingressos esgotados para o Natal da Cooperação 2025: População surpreende com adesão ao evento do Sistema OCB/MS
Campo Grande se prepara para um evento marcante: o tradicional Natal da Cooperação, promovido pelo Sistema OCB/MS, que neste ano terá como convidado de honra o renomado maestro João Carlos Martins. A expectativa gerada pelo ícone da música clássica brasileira resultou no esgotamento total dos ingressos solidários cinco dias antes da data da apresentação.
O evento será realizado no dia 10 de dezembro, às 19h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. A população de Mato Grosso do Sul demonstrou grande confiança e engajamento, esgotando rapidamente os convites e, com isso, mais de 2 mil latas de leite em pó serão destinadas a projetos que atendem a comunidade mais vulnerável. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, agradece a confiança da população: "Estamos emocionados com a adesão do povo campo-grandense ao Natal da Cooperação. Com isso, vamos ajudar muitas pessoas e encerrar o ano com chave de ouro. Será uma noite que vai ficar na história", comemora.
Sobre a iniciativa:
A programação será aberta com a apresentação do Projeto Som & Vida, iniciativa social apoiada pelo Sistema OCB/MS. A apresentação reúne orquestra e ballet em um espetáculo marcado pela sensibilidade e pela força transformadora da arte, e que desta vez, contará também com a regência do próprio Maestro João Carlos Martins. O maestro, regerá duas peças ao lado do Projeto Som & Vida, valorizando o talento dos jovens músicos e ressaltando o papel transformador da música no desenvolvimento infantil.
Considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX, João Carlos Martins é uma das figuras mais emblemáticas da música clássica brasileira e um exemplo vivo de superação. Sua carreira internacional como pianista foi marcada por apresentações nos palcos mais prestigiados do mundo, aclamado pela crítica por sua expressividade e excelência técnica.
Ao longo de sua trajetória, enfrentou uma série de desafios físicos, entre acidentes, problemas neurológicos e cirurgias, que o tiraram diversas vezes dos palcos como pianista. No entanto, sua determinação inabalável o levou a se reinventar e a descobrir uma nova forma de permanecer na música: a regência. Hoje, é reconhecido não apenas por seu talento artístico, mas também pela sua resiliência, coragem e pela capacidade de inspirar pessoas de todas as idades.
Notícias
02/12/2025
Formaturas do Sescoop/MS destacam mais de uma década de atuação na formação de líderes e gestores cooperativistas
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul (Sescoop/MS) realizou, no dia 27 de novembro, durante o Encontro Estadual do Cooperativismo em Campo Grande, as formaturas dos programas voltados à qualificação de dirigentes, gestores e líderes das cooperativas sul-mato-grossenses. A cerimônia marcou o encerramento de mais um ciclo formativo e reforçou o compromisso do Sistema OCB/MS em preparar pessoas para fortalecer a gestão, a governança e a inovação no setor.
Além da solenidade na Capital, o Sescoop/MS promove, no dia 11 de dezembro, em Dourados, uma segunda formatura durante o Seminário de Líderes, ampliando o alcance das certificações e encerrando o ano com participantes de diferentes regiões do Estado.
A formação se estrutura em dois programas principais. O primeiro é o Formacoop, Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes, que já capacitou mais de 800 profissionais que hoje atuam na liderança de cooperativas. O programa estimula o desenvolvimento de competências de gestão e incentiva a criação de projetos inovadores que conectam conhecimento, planejamento e ação.
Neste ano, duas turmas foram realizadas em Campo Grande e uma em Dourados. No encerramento, os alunos apresentaram 14 projetos inovadores, sendo sete da turma 2024–2025 e sete da turma 2025. Entre os destaques da banca avaliadora esteve o protótipo “Biofúel – Inovação na produção de etanol e QAV a partir da biomassa de resíduos suínos”, reconhecido pela relevância tecnológica e ambiental.
A aluna Beatriz Bargas Souza, integrante da equipe responsável pelo projeto do “Biofúel”, ressaltou o significado desse reconhecimento: “Esse projeto nasceu da vontade de gerar impacto real. Ver nossa pesquisa reconhecida mostra que a inovação está ao alcance das cooperativas e que podemos contribuir para soluções sustentáveis e economicamente viáveis. É uma conquista que compartilhamos com todos que acreditaram na ideia.”
Na turma FORMACOOP 2025, o projeto vencedor foi o “Suinocultura de Precisão (TORRESMO): Sistema de monitoramento de saúde, contagem, pesagem por IA e biossensores com marcação”. Os autores, Guilherme Furtado, Carlos Alexandre Gobetti, Fagner Santos e Rodrigo Ávila, receberam destaque especial pela proposta inovadora.
O gerente de Desenvolvimento do Sescoop/MS, Juarez Pereira, destacou a importância do esforço conjunto entre educadores, técnicos e cooperativas para a consolidação da formação. “A formatura é sempre um momento simbólico, porque representa o resultado de uma no inteiro de dedicação. Mas, acima disso, ela mostra o compromisso das cooperativas em investir nas pessoas. Cada gestor e cada líder que conclui o programa leva para dentro da sua cooperativa novas possibilidades de inovação, de melhoria e de transformação real. É isso que fortalece o cooperativismo no nosso Estado”, afirmou.
O segundo formato do programa é o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas, que reconhece que líderes são continuamente desafiados pela necessidade de compreender cenários, tomar decisões e direcionar equipes. O curso oferece uma experiência educacional centrada no autoconhecimento, em reflexões práticas e no uso de ferramentas de liderança que ampliam as competências necessárias para conduzir equipes e projetos dentro das cooperativas. Em 2024, o programa contou com uma turma em Campo Grande e duas em Dourados, preparando novos líderes para atuar de forma consciente e estratégica.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, investir em formação é investir no futuro do cooperativismo sul-mato-grossense. “As cooperativas só crescem quando as pessoas crescem. O Sescoop/MS tem desempenhado um papel fundamental ao formar gestores e líderes que pensam o cooperativismo de forma moderna, estratégica e inovadora. Ver essas turmas concluírem seus ciclos é ver, ao mesmo tempo, o nosso setor avançando e se fortalecendo”, destacou.
As formaturas simbolizam a consolidação de um trabalho contínuo que há anos transforma profissionais, impulsiona carreiras e fortalece o cooperativismo em Mato Grosso do Sul.
Notícias
27/11/2025
Verruck parabeniza posicionamento do setor na COP-30, no Encontro Estadual do Cooperativismo
Mato Grosso do Sul conseguiu criar um ambiente seguro, transparente e alinhado entre governo e iniciativa privada, e as cooperativas sempre estiveram presentes e no centro dessa estratégia de desenvolvimento. A afirmação foi feita pelo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do Governo de MS, Jaime Verruck, durante o Encontro Estadual do Cooperativismo, realizado na tarde desta quinta-feira (27) pelo Sistema OCB/MS.
O evento contou com a presença de mais de 210 pessoas e marca o encerramento das atividades institucionais. Um dos pontos altos da fala de Jaime Verruck foi o posicionamento do Sistema OCB na COP – 30, realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém/PA. “O posicionamento do Sistema OCB na linha da sustentabilidade fez toda a diferença nessa COP”,
Verruck enfatizou ainda o documento desenvolvido com apoio da instituição, com mais de 40 propostas relacionadas ao setor produtivo e apresentado pelo Enviado Especial ao COP-30, Roberto Rodrigues. O secretário também ressaltou que o fortalecimento das cooperativas é estratégico para o futuro do Estado e destacou que, desde a criação do Procoop (Programa de Apoio ao Cooperativismo em Mato Grosso do Sul), o estímulo à expansão e à competitividade do setor tem avançado de forma consistente, impulsionando iniciativas que fortalecem a atuação das cooperativas em diferentes regiões do Estado.
“O Procoop nasceu com o propósito de apoiar o desenvolvimento das cooperativas e consolidar a visão de que o cooperativismo é uma filosofia essencial no processo de desenvolvimento econômico e social. Trabalhamos para que o setor cresça com sustentabilidade, inovação e protagonismo”, destacou Verruck.
Além de Verruck, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, participou do evento.
Com o auditório lotado de lideranças, profissionais e representantes do cooperativismo o Sistema OCB/MS o Encontro Estadual do Cooperativismo 2025 encerra oficialmente as atividades do ano e celebrou as conquistas do cooperativismo sul-mato-grossense. Durante todo o dia, informações relevantes para o setor produtivo, além de comemorações de programas de qualificação e apresentação de projetos estruturantes marcaram o evento.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o evento já consta no calendário oficial das iniciativas da instituição há muitos anos e é fundamental para trazer informações de qualidade para os participantes: "Com um planejamento cuidadoso e técnico, este evento busca trazer relevância e impacto direto aos nossos cooperados e à sociedade. Mato Grosso do Sul conta hoje com mais de 660 mil cooperados e, incluindo suas famílias, esse número representa quase a totalidade da população sul-mato-grossense", destaca.
Notícias
27/11/2025
Encontro Estadual do Cooperativismo destaca conquistas, atualizações jurídicas e perspectivas econômicas para MS
Evento anual do Sistema OCB/MS reuniu lideranças para discutir Reforma Tributária, cenários econômicos e celebrar conquistas e talentos do cooperativismo
Com o auditório lotado de lideranças, profissionais e representantes do cooperativismo o Sistema OCB/MS realizou, nesta quinta-feira (27), o Encontro Estadual do Cooperativismo 2025, evento que encerra oficialmente as atividades do ano e celebrou as conquistas do cooperativismo sul-mato-grossense. Durante todo o dia, informações relevantes para o setor produtivo, além de comemorações de programas de qualificação e apresentação de projetos estruturantes marcaram o evento.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, encerrar o ano com a casa cheia é sinônimo do fortalecimento do setor produtivo e reforça o compromisso que a instituição tem com o cooperativismo: “Este evento é pensado com muita atenção por uma equipe técnica para que faça sentido e para que traga relevância aos nossos cooperados e à sociedade. Hoje, MS tem mais de 660 mil cooperados, se somarmos às famílias deles, estamos falando de quase toda população de Mato Grosso do Sul”, afirma.
Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o cooperativismo tem um papel fundamental para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. “Nosso Estado está na posição positiva em termos de economia, devido à criação de ambiente público e provado, isso faz com que investimentos avancem e as cooperativas estão no centro dessa estratégia”. Além de Verruck, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, participou do evento.
Encontro Estadual do Cooperativismo
A programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, debates jurídicos estratégicos; e à tarde, análise macroeconômica seguida das formaturas dos programas de qualificação do Sescoop/MS.
A abertura do dia contou com o painel “O papel da OCB na atuação com o Legislativo e no Tribunal Administrativo Tributário do MS”, conduzido pela analista de Relações Governamentais do Sistema OCB Nacional, Gabriela Barbagalo, ao lado do advogado tributarista Dr. Guilherme Castro. Gabriela destacou o papel desse alinhamento com as unidades estaduais: “Esses encontros fortalecem a integração nacional do cooperativismo. Atualizar equipes e dialogar diretamente com as cooperativas garante uma atuação mais estratégica, técnica e preparada para os desafios que vamos enfrentar.”
Na sequência, João Caetano Muzzi apresentou a palestra “A Reforma Tributária para as Cooperativas”, oferecendo uma análise aprofundada dos impactos e das oportunidades trazidas pelas mudanças no sistema tributário.
Durante a tarde, o evento foi aberto pela apresentação dos jovens talentos do Projeto Som e Vida, iniciativa apoiada pelo Sistema OCB/MS. Em seguida, o especialista Marcos Sawaya Jank ministrou a palestra “Cenário Macroeconômico e Perspectivas para 2026”, abordando os principais movimentos econômicos e geopolíticos que influenciam o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.
“O cooperativismo brasileiro tem um papel estratégico em um cenário global cada vez mais competitivo. Entender as tendências macroeconômicas e geopolíticas é essencial para que as cooperativas planejem o futuro com eficiência. 2026 será um ano de grandes desafios, mas também de oportunidades para quem souber inovar e se posicionar de forma sustentável”, destacou Marcos Jank.
Formaturas celebram inovação, liderança e qualificação
O encerramento do Encontro foi marcado pelas formaturas dos programas do Sescoop/MS. Primeiro, os concluintes do Formacoop, programa de Formação de Dirigentes e Gerentes receberam seus certificados. O programa já formou mais de 800 gestores em Mato Grosso do Sul e se destaca pela elaboração de projetos inovadores, que estimulam os participantes a transformarem conhecimento em soluções práticas para suas cooperativas. A entrega dos certificados foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a Superintendente Dalva Caramalac, a Gerente-Geral Ariane Zen e o Gerente de Desenvolvimento Juarez Pereira.
Durante a formatura, Régis destacou o papel da formação para o futuro do setor: “Encerrar o ano celebrando conhecimento, inovação e liderança reflete o compromisso do Sistema OCB/MS com o desenvolvimento do setor. Cooperativas fortes se constroem com pessoas preparadas, e esses programas contribuem diretamente para o futuro do cooperativismo em Mato Grosso do Sul.”
Em seguida, ocorreu a formatura de 40 alunos do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas (Turma 2025), desenvolvido ao longo de 11 módulos e focado no fortalecimento de lideranças alinhadas aos princípios do cooperativismo moderno.
Notícias
27/11/2025
Sicredi lança campanha “A gente coopera, Mato Grosso do Sul prospera” e celebra união estratégica para fortalecer o cooperativismo no estado
Ação conjunta das cooperativas reforça o compromisso com o desenvolvimento regional, a proximidade com os associados e a expansão sustentável do cooperativismo de crédito
O compromisso com o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul ganha um novo capítulo. Com o mote “A gente coopera, o Mato Grosso do Sul prospera”, o Sicredi lança no dia 20 de novembro uma campanha institucional que evidencia seu papel fundamental no crescimento econômico, social e humano da região. A iniciativa simboliza um movimento mais amplo: a união estratégica entre três cooperativas do Sistema Sicredi — Sicredi Pantanal MS, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia — que passa a reorganizar territórios e fortalecer a presença do cooperativismo no estado.
A campanha foi desenvolvida com apoio da Central Sicredi Brasil Central e apresenta como peça central um filme manifesto que retrata, de forma sensível e inspiradora, a presença do Sicredi no dia a dia dos sul-mato-grossenses. O filme reforça a centralidade do associado nas decisões e evidencia como a cooperação, a proximidade e o propósito movem o Sicredi e impulsionam o progresso local.
Para o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, a união representa um marco histórico e reforça o compromisso do Sicredi com o desenvolvimento econômico e humano do Mato Grosso do Sul.
“Esta união estratégica é um passo decisivo para construirmos um Sicredi ainda mais forte, sustentável e preparado para o futuro. É uma reorganização que fortalece nossa atuação, amplia nossa capacidade de gerar valor e reafirma o compromisso de manter o associado sempre no centro das decisões. Mais do que eficiência e crescimento, estamos falando de pessoas — nosso bem mais valioso — e do impacto positivo que queremos continuar gerando em cada comunidade onde estamos presentes.”
Divulgada em mídias digitais, rádios, mídia externa e redes sociais, a campanha conta com versões de 60 e 30 segundos do filme, além de peças complementares que mostram, de forma autêntica, como o cooperativismo transforma realidades e apoia famílias, empreendedores, produtores rurais e comunidades inteiras.
Campanha traduz a essência do cooperativismo
Como parte desse novo momento, a campanha “A gente coopera, o Mato Grosso do Sul prospera” ganhou desdobramentos locais: associados e gerentes foram fotografados em seus municípios, representando a presença viva e cotidiana do Sicredi nas comunidades.
Mais do que um lançamento institucional, a campanha simboliza o propósito que une as cooperativas: crescer junto, com raízes profundas no território e compromisso real com o desenvolvimento sustentável.
Com esse movimento, o Sicredi reafirma sua missão de construir um cooperativismo cada vez mais robusto, humano e comprometido com o futuro, garantindo que Mato Grosso do Sul continue prosperando — com cooperação, proximidade e propósito.
Confira o filme: clicando aqui
União estratégica fortalece o atendimento e prepara o Sicredi para o futuro
Este movimento marca um passo importante na história do cooperativismo no Mato Grosso do Sul. A reorganização territorial foi aprovada de forma unânime pelos conselhos e representantes de núcleos, reforçando a confiança e o compromisso com os associados.
A mudança tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, ampliar a oferta de serviços, fortalecer a marca Sicredi no Mato Grosso do Sul e preparar o cooperativismo local para os desafios das próximas décadas.
Agora, os municípios passam a ser atendidos da seguinte forma:
Sicredi Centro-Sul MS/BA: Maracaju, Jardim, Bonito, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho.
Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia: Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Miranda, Bodoquena e Anastácio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Site do Sicredi: Clique aqui
** Por Assessoria Sicredi
Notícias
26/11/2025
Fecoop CO/TO e Fenatracoop realizam reunião para tratar da representação sindical
As lideranças da Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins (Fecoop CO/TO) e da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop) realizaram, nessa terça-feira (25), uma reunião na Casa do Cooperativismo para tratar assuntos de representação sindical em suas respectivas áreas de atuação, incluindo projetos de sindicatos estaduais das bases de representação das entidades.
Estiveram presentes no encontro: o presidente da Fecoop CO/TO e do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, o diretor-geral da Fenatracoop, Gilmar de Oliveira, o diretor de negociações coletivas da Fenatracoop, Anderson Castro de Souza, o assessor jurídico da Fecoop CO/TO, Dr. José Vigo, o assessor jurídico da Sintracoop/MS, Dr. Deiwes Willian Bosson Nantes e o gerente administrativo da OCB/MS, Rogério Piva.
Notícias
18/11/2025
Cooperativismo firma acordos com três ministérios e a Natura na COP30
Termos ampliam programas, políticas públicas e iniciativas de bioeconomia e empreendedorismo
A celebração do Ano Internacional das Cooperativas, realizado na Green Zone da COP30 nesta sexta-feira (14), marcou um avanço decisivo na articulação de políticas públicas voltadas ao cooperativismo brasileiro. Em uma cerimônia que reuniu autoridades do governo federal, lideranças do movimento no Brasil e no mundo, e representantes de cooperativas de todo o país, foram assinados quatro Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) para fortalecer frentes de atuação em agricultura familiar, bioeconomia, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável.
Os acordos foram assinados com a Natura e os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Memp) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou o caráter histórico dessas parcerias. “Acreditamos e vivemos diariamente a importância de estarmos unidos num ecossistema cooperativo, do qual governo, empresas, reguladores e cooperativas fazem parte. Estes acordos comprovam que o cooperativismo é parte das soluções que o Brasil apresenta ao mundo”.
Com a Natura, a parceria prevê atuação conjunta no fortalecimento da sociobiodiversidade e da bioeconomia amazônica. A vice-presidente de Sustentabilidade, Ana Costa, ressaltou a trajetória da empresa junto às comunidades tradicionais. “Temos mais de 25 anos de relação com quase 50 cooperativas extrativistas. Quando falamos de cooperativas, falamos de colaboração e ação — e este documento representa uma ação concreta para fomentar inovação, políticas públicas e financiamento para quem vive da floresta e com a floresta”.
Edmilton Cerqueira, secretário Nacional de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Povos e Comunidades Tradicionais do MDA representou a pasta na assinatura do acordo que estabelece ações conjuntas para fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar, incluindo programas como Mais Gestão, Coopera Mais Brasil, Negócios Coop e o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), além de iniciativas de capacitação, intercâmbio técnico e intercooperação. “Cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar, e o cooperativismo é estratégico para esse segmento”, afirmou.
Inovação, industrialização, agroindustrialização e economia verde são o foco da parceria com o MDIC. A secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Júlia Cortez da Cunha Cruz, salientou que no governo brasileiro não há dúvida: a transição climática e a economia verde só serão possíveis se forem inclusivas. “E isso depende das cooperativas”. Júlia declarou ainda que o vice-presidente Geraldo Alckmin, grande entusiasta do cooperativismo, acompanha de perto essa agenda e antecipou que na segunda-feira será lançado, em parceria com a OCB, o Programa Coopera Amazônia, reforçando o compromisso do governo com o setor.
Já o acordo com o Memp é voltado ao fortalecimento do empreendedorismo cooperativista. A representante do ministério, Fernanda Rosa Iris de Saboia, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, disse que o cooperativismo é fundamental para um empreendedorismo qualificado, sólido e menos vulnerável às oscilações do mercado. “Quando muita gente trabalha junta, o negócio se torna mais forte e menos vulnerável aos percalços do mercado”.
A assinatura dos acordos consolida o cooperativismo como protagonista das soluções brasileiras apresentadas à comunidade internacional durante a COP30, especialmente no contexto da Amazônia. Eles reforçam a capacidade das cooperativas de gerar impacto econômico, social e ambiental. Como resumiu o presidente Márcio Lopes de Freitas: “desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade se constroem com cooperação, e o cooperativismo está pronto para entregar ao Brasil — e ao mundo — soluções concretas para os desafios do século 21”.
Fonte: https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-representacao/cooperativismo-firma-acordos-com-tres-ministerios-e-a-natura-na-cop30
Notícias
14/11/2025
Sistema OCB/MS realiza palestra sobre registro mercantil de cooperativas
O Sistema OCB/MS, em parceria com a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), promoveu, nesta sexta-feira (14), a palestra Registro Mercantil de Cooperativas: Esclarecendo Dúvidas e Orientando Passo a Passo. O encontro reuniu 20 profissionais dedicados ao fortalecimento do cooperativismo, para esclarecer dúvidas e orientar passo a passo os procedimentos necessários para a constituição e regularização de cooperativas, promovendo maior segurança, conformidade e eficiência nas práticas de registro.
A gerente-geral do Sistema OCB/MS, Ariane Zen, realizou a abertura do evento e reforçou sobre a importância de compreender e executar corretamente os processos de registro como um passo fundamental para o fortalecimento e crescimento sustentável das cooperativas no estado, reforçando o compromisso da instituição em oferecer suporte estratégico e capacitação para as cooperativas e seus parceiros de negócios.
A palestra foi ministrada pela Analista de Atividades Mercantis da Jucems, Sofia Berenyi, que explanou sobre o cadastro eficiente de cooperativas na Junta Comercial, e os princípios, procedimentos e novidades conforme as Instruções Normativas DREI nº 81/2020 e nº 003/2025.
Notícias
14/11/2025
Governo de Mato Grosso do Sul prestigia o cooperativismo na COP 30
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, marcou presença na COP 30, em Belém (PA), reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a valorização do cooperativismo como agente de transformação econômica e social. Ao lado dos secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e de Desenvolvimento Sustentável, e o secretário adjunto, Artur Falcette, o governador visitou o Espaço do Cooperativismo, instalado na Agri Zone, no Parque da Cidade.
Durante a visita, Riedel conheceu o estande do Sistema OCB Coop e acompanhou de perto as ações que o cooperativismo brasileiro vem promovendo na conferência. O setor participa da COP 30 com uma programação abrangente em todos os principais espaços do evento reunindo cerca de 60 cooperativas de diferentes ramos. A proposta é apresentar soluções concretas que unem produção sustentável, inovação e inclusão social, demonstrando na prática o papel do cooperativismo na construção de um futuro mais verde e equilibrado.
Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente pelo incentivo ao cooperativismo e pelo apoio à ampliação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) destinados às cooperativas, uma medida que fortalece o setor produtivo e estimula o desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental.
A comitiva do Governo do Estado participa da COP levando as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo setor público. “Temos participado de debates e encontros com líderes do Brasil e do mundo, reforçando o diálogo sobre sustentabilidade e clima. No painel, destaquei o MS Carbono Neutro 2030 e como o Mato Grosso do Sul alia inovação, ciência e agricultura sustentável às políticas de baixo carbono”.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a presença do governador no espaço da OCB durante a COP 30 é um reconhecimento à força e à representatividade do cooperativismo sul-mato-grossense. “A visita do governador Eduardo Riedel demonstra o alinhamento de Mato Grosso do Sul com as pautas da sustentabilidade e da economia colaborativa. O Estado tem sido exemplo de políticas públicas que valorizam o cooperativismo como instrumento de inclusão, inovação e geração de oportunidades”, destacou.
A participação do Governo do Estado na COP 30 reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul nas discussões sobre desenvolvimento sustentável e reforça a importância das parcerias entre o poder público e o cooperativismo.
Notícias
13/11/2025
Sistema OCB/MS representa o cooperativismo na 1ª Frente Parlamentar do Varejo do Brasil
O Sistema OCB/MS, atuando no interesse das cooperativas do Brasil, participou, nesta quarta-feira (12), da cerimônia de posse da Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços, a primeira do Brasil. A iniciativa tem como objetivo aproximar o setor produtivo do Poder Legislativo, fortalecendo o diálogo e promovendo ações mais assertivas.
O evento foi realizado no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), e é uma proposição do deputado Renato Câmara, vice-presidente da Casa de Leis e coordenador do grupo de trabalho, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL/MS).
Segundo o deputado Renato Câmara, a Frente Parlamentar amplia a interlocução entre o Parlamento e o setor varejista. “Essa iniciativa representa uma oportunidade de aproximar a Casa de Leis de um segmento que responde por cerca de 65% dos empregos gerados em nosso Estado”, destacou o parlamentar.
Representando o Sistema OCB/MS, a assessora institucional Ana Brito tomou posse como titular, enquanto o presidente da instituição, Celso Ramos Régis, figura como suplente – no ato representado pelo gerente administrativo, Rogério Piva. “Para o Sistema OCB/MS, representar os direitos dos cooperados e cooperativas é uma missão que levamos a sério. Compor uma frente que discutirá demandas do varejo de comércio e serviços é de total relevância para o cooperativismo sul-mato-grossense”, ressaltou Ana Brito.
Durante o evento, o deputado Professor Rinaldo Modesto enalteceu a criação da Frente e destacou a importância da participação do Sistema OCB/MS. “Essas frentes parlamentares são fundamentais. Tenho certeza de que, juntos, construiremos políticas públicas mais justas para o trabalhador. É uma alegria participar desse momento histórico”, afirmou.
Além dos deputados citados, integram a Frente Parlamentar os parlamentares Antonio Vaz, Caravina, Gerson Claro, Gleice Jane, Jamilson Name, Junior Mochi, Londres Machado, Lucas de Lima, Mara Caseiro, Marcio Fernandes, Paulo Corrêa, Paulo Duarte, Pedro Kemp, Pedrossian Neto, Professor Rinaldo Modesto e Roberto Hashioka.
Também participaram da solenidade representantes de diversas entidades do setor produtivo, entre eles: o presidente da Abrasel-MS, João Francisco Fornari Denardi; o vice-presidente de expansão do quadro social da Amas-MS, Eder Luis de Oliveira; e o diretor do Aeroporto Internacional de Campo Grande, representando a Aena Brasil, Usiel Paulo Vieira.
Assinaram ainda o termo de posse representantes do Sindicato Rural, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), do Setlog-MS, entre outras instituições.
Com informações da Alems.
1
de
878




