Notícias
Notícias
As principais informações e novidades do coop no Brasil e no mundo!

NOTÍCIAS
17/10/2025
Confira os horários da corrida da Unimed marcada para sábado
O município de Aquidauana receberá a Corrida Unimed 2025 – Bora Corre, um evento esportivo que celebra os 40 anos da Unimed Aquidauana. A corrida será realizada no sábado, 18 de outubro de 2025, prometendo reunir atletas e a comunidade em uma tarde de esporte e solidariedade. O ponto de largada e chegada será o Estádio Municipal de Aquidauana (Noroeste) a partir das 14h.
A programação da corrida contempla diversas modalidades, permitindo a participação de pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico:
Corrida Livre (Masculina e Feminina) – Nas distâncias de 5km e 10km, com largada marcada para as 16h30min.
Caminhada – Percurso de 3km, também com início às 16h30min.
Corrida Kids – Destinada às crianças, com um Mini Percurso que terá início mais cedo, às 16h.
Os kits dos participantes serão entregues sexta-feira na sede da Unimed das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A iniciativa visa não apenas promover a saúde e o esporte, mas também contribuir com a comunidade local. O evento conta com a colaboração: Unimed Aquidauana, Prefeitura Municipal de Aquidauana, Federação das Unimed´s MS, SICOOB, Sistema OCB /MS, Farmácia Popular, Laboratório LACA, Herbalife com apoio da Policia Militar, 9º BE CMB, DETRAN-MS e Agencia Municipal Transito.
Matéria: https://www.opantaneiro.com.br/esportes/corrida-unimed-em-aquidauana-sera-no-proximo-sabado-confira-os/230695/#google_vignette

NOTÍCIAS
17/10/2025
5º Fórum Integrativo Confebras impulsiona o futuro do cooperativismo de crédito
O 5.º Fórum Integrativo Confebras, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em João Pessoa-Pb, confirmou-se como um marco no setor de cooperativismo de crédito, reunindo líderes e jovens do setor para discutir o futuro do cooperativismo e debater soluções inovadoras para os desafios e oportunidades do setor financeiro cooperativo. O evento, teve como proposta ser uma vitrine para ideias, inspirações e ações voltadas para o fortalecimento e a evolução do ecossistema cooperativista.
Este ano, o Fórum tem um significado ainda mais especial, em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU. A programação esteve alinhada com quatro dos principais objetivos da ONU: aumentar a conscientização pública sobre o cooperativismo, promover seu crescimento e desenvolvimento, defender as estruturas de apoio ao setor e inspirar novas lideranças.
A participação do presidente do Sistema OCB/MS e diretor da Confebras, Celso Régis, foi um dos destaques do 5º Fórum Integrativo Confebras. Ele comandou a roda de conversa do projeto Integração Juventude, iniciativa voltada à formação de jovens líderes para o cooperativismo financeiro.
Com o tema “Raízes e Asas: Lideranças que Inspiram Novas Gerações”, Régis destacou a importância de investir na juventude como estratégia para fortalecer o setor. “O futuro das cooperativas depende da formação de lideranças preparadas, com visão estratégica e espírito coletivo”, afirmou.
Ao longo dos dois dias, o Fórum que reuniu dirigentes, especialistas e jovens de todo o país promoveu painéis, dinâmicas e trocas de experiências com foco em inovação, pertencimento e sustentabilidade, reforçando o papel do cooperativismo como modelo de desenvolvimento econômico e social.
NOTÍCIAS
16/10/2025
Cooperados do Sicoob Unique Br ganham ensaio fotográfico profissional em estúdio
Ação faz parte da campanha “Sicoob Unique Lovers”, que celebra histórias reais de cooperação e conexões que transformam vidas
Como forma de valorização e presente aos cooperados, o Sicoob Unique Br lança mais uma etapa da campanha “Sicoob Unique Lovers”: um ensaio fotográfico profissional gratuito em Campo Grande (MS). São 60 vagas disponíveis e, para participar, basta demonstrar interesse interagindo na publicação oficial da campanha no perfil do Instagram @sicoobuniquebr.
O ensaio inclui estúdio completo, iluminação profissional e orientação especializada, tudo oferecido gratuitamente. A proposta é incentivar cada participante a atualizar seu perfil com fotos que expressem propósito e posicionamento, reforçando a importância da imagem pessoal nas redes sociais e no LinkedIn como forma de transmitir credibilidade, confiança e profissionalismo.
“Queremos que nossos cooperados se enxerguem como protagonistas de suas próprias histórias e sintam orgulho de fazer parte dessa rede de cooperação que cresce junto com eles”, destaca Valmir Galhardo, diretor-presidente do Sicoob Unique Br.
A campanha “Sicoob Unique Lovers” segue com o tema “Cooperativismo na vida, todo dia”, mostrando como o cooperativismo está presente nas conquistas e nas relações diárias dos cooperados — seja na vida pessoal, profissional ou nos negócios.
Assista aos episódios
A série está em sua terceira semana e já vem conquistando o público. Os primeiros episódios estão disponíveis no Instagram do Sicoob Unique Br, convidando os seguidores a aprender sobre cooperativismo de um jeito leve, divertido e inspirador. Para assistir, clique aqui.
Uma história que começou com médicos
Fundado em 1993 por um grupo de médicos em Campo Grande, o Sicoob Unique BR está presente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com 15 agências, ampla rede de atendimento e soluções digitais completas. A cooperativa se destaca por unir tecnologia e relacionamento: um time de gerentes que atua com visão consultiva, oferecendo orientação financeira personalizada — um diferencial raro no mercado dominado por atendimentos automatizados.
Reconhecida pelo Banco Central como uma instituição de grande porte, a cooperativa tem um propósito claro: conectar pessoas, promover justiça financeira e gerar prosperidade para todos os cooperados. Mais do que uma instituição financeira, o Sicoob Unique Br é uma rede de confiança, feita por pessoas que acreditam no poder de transformar a realidade ao seu redor. Para mais informações sobre como se tornar um cooperado, acesse aqui e saiba mais!
NOTÍCIAS
15/10/2025
No crédito ou no débito? No coop!
Campanha do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito destaca inclusão financeira e impactos positivos promovidos pelo setor
No dia 16 de outubro, o Brasil se une a mais de 117 países para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), data reconhecida anualmente na terceira quinta-feira de outubro. Em 2025, o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) é Cooperação por um mundo próspero, e busca reforçar o papel dessas instituições como agentes de transformação econômica e social.
Para marcar a data, as cooperativas de crédito brasileiras, em conjunto com o Sistema OCB, se uniram para lançar uma campanha nacional e colaborativa que vai levar o segmento para a rotina dos brasileiros. Inspirada na pergunta comum realizada em qualquer estabelecimento quando se realiza uma compra— “No crédito ou no débito?” —, a resposta vai ganhar novo sentido: “No coop!”. O conceito mostra que optar pelo cooperativismo de crédito é escolher prosperidade coletiva, desenvolvimento local e impacto positivo para toda a sociedade.
A campanha inclui filme institucional, conteúdos digitais para redes sociais, depoimentos reais de cooperados de diferentes cooperativas de crédito e uma mobilização colaborativa entre o Sistema OCB, cooperativas financeiras e parceiros estratégicos. Entre eles, o Banco Central do Brasil, que entrará com uma ação especial para destacar seu papel como órgão de regulação e fiscalização. Todo o material estará disponível nas redes sociais do movimento SomosCoop.
“Celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é também reafirmar que o sistema financeiro pode ser mais humano e inclusivo. Ao escolher o coop, cada pessoa participa de uma rede que reinveste nas comunidades, fortalece a economia local e contribui para um mundo mais justo, equilibrado e sustentável”, destaca Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Protagonismo no Brasil e no Mato Grosso do Sul
No Brasil, o cooperativismo de crédito tem se consolidado como protagonista em inclusão financeira. São 20,1 milhões de cooperados, atendidos por 689 cooperativas espalhadas pelo país, que oferecem mais de 10 mil pontos de atendimento físico. Em 469 municípios, elas são a única instituição financeira com agência física, garantindo acesso a serviços modernos, taxas justas e educação financeira para milhares de famílias.
Já em Mato Grosso do Sul, o cooperativismo de crédito também revela uma presença sólida e um crescimento expressivo, confirmando o potencial transformador do setor. No estado, o ramo de crédito está presente em mais de 97% dos municípios (77 dos 79 municípios de MS), distribuídos entre 17 cooperativas, sendo nove originárias do próprio estado e oito provenientes de outras regiões que atuam localmente. Neste cenário, são contabilizados 628.021 cooperados e 3.835 empregados no setor de crédito.
Em relação ao ano anterior, observou-se um avanço significativo: o número de empregados cresceu 6,71%, ao passo que o quadro de cooperados aumentou 15,16%. Já os ingressos e receitas brutas das cooperativas de crédito sul‑mato‑grossenses registraram incremento de 26,97%, o que representa um acréscimo de aproximadamente R$ 1,2 bilhão em comparação com 2023, resultado diretamente ligado à maior adesão de associados e ao aumento das operações financeiras.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, esses resultados reforçam a pertinência do conceito adotado pela campanha. “Esses dados mostram que optar pelo cooperativismo não é apenas uma frase de efeito, é uma escolha concreta por inclusão financeira, por participação no desenvolvimento local e por democratização do sistema bancário. Cada novo cooperado e cada operação que cresce representa fortalecimento das nossas comunidades e do nosso estado”, destaca Celso Régis.
Com essa base numérica e simbólica, a campanha “No coop!” ganha ainda mais força: ela une o apelo conceitual à evidência factual de que o cooperativismo de crédito não é um ideal distante, mas uma realidade que está se consolidando no Mato Grosso do Sul, promovendo impacto real na vida das pessoas e no equilíbrio territorial do sistema financeiro.
NOTÍCIAS
14/10/2025
Com Dia da Criança Saudável, Unimed Campo Grande celebra o resgate de brincadeiras ao ar livre
Evento gratuito acontece no próximo domingo (19 de outubro), na Feira do Bosque da Paz
No próximo domingo, dia 19 de outubro, das 9h às 12h, acontece mais uma edição do Dia da Criança Saudável. Gratuito e aberto ao público, o evento promovido pela Unimed Campo Grande, promete uma manhã de muita diversão para os pequenos na Feira do Bosque da Paz.Ao lado dos pais e responsáveis, e ao ar livre, as crianças poderão se divertir, socializar e mergulhar no universo de brincadeiras genuínas, longe das telas, sob o comando da Fábrica do Brincar, parceira da cooperativa médica. O evento contará ainda com música e pintura facial.Kamilla Moussa, médica pediatra destaca a importância das brincadeiras para o desenvolvimento dos pequenos. “A brincadeira é a linguagem oficial da infância. É por meio dela que a criança constrói o seu mundo interno, desenvolve suas emoções, aprende a lidar com frustrações e exercita a imaginação, então é muito importante que as brincadeiras lúdicas façam parte do dia a dia dos pequenos”.
O Dia da Criança Saudável faz parte do calendário anual de ações promovidas pela Unimed Campo Grande, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar às crianças campo-grandenses e, principalmente, para incentivar a adoção de hábitos saudáveis desde cedo. Afinal, hábitos adquiridos na infância são levados para a vida toda.
Serviço:
Evento: Dia da Criança Saudável
Data: 19 de outubro
Horário: 9h às 12h
Local: Feira do Bosque da Paz – Rua Kame Takaiassu, Carandá Bosque
Entrada: Gratuita e aberta ao público
NOTÍCIAS
13/10/2025
Cooperativismo: União que transforma o campo e a cidade
Modelo econômico que une pessoas e transforma realidades é tema do 1º episódio do AgroCastMS
O cooperativismo é um modelo que une pessoas em torno de um objetivo comum na busca de soluções econômicas e sociais em benefício de um determinado grupo. As decisões são democráticas e os resultados compartilhados. Presente há mais de 100 anos no Brasil, o movimento impulsiona o desenvolvimento, especialmente no agronegócio sul-mato-grossense, promovendo educação e autonomia para seus membros.
Durante a conversa, Celso fala sobre os desafios e conquistas do cooperativismo, que alia produtividade, sustentabilidade e benefícios coletivos. Ele destaca que o sistema movimenta quase 15% da economia do Estado e lembra que 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. “Na primeira vez, até o Papa abençoou as cooperativas”, relembra.
Com atuação em diversos ramos, agropecuário, financeiro, saúde e trabalho, o cooperativismo promove prosperidade coletiva. Para Celso, “é mais que um modelo de negócio; é um movimento social baseado em solidariedade, igualdade e democracia”.
No episódio, ele também cita exemplos de sucesso, como a Associação Novilho Precoce, que recentemente criou a sua própria cooperativa. A conversa é leve e inspiradora, mostrando que o cooperativismo é um caminho de democracia econômica e oportunidades.
Veja a entrevista completa em https://www.campograndenews.com.br/lado-rural/cooperativismo-uniao-que-transforma-o-campo-e-a-cidade
**Por Osmar Bastos - Campo Grande News
NOTÍCIAS
10/10/2025
Unimed Campo Grande é a única operadora de planos de saúde de MS entre as 50 maiores do Brasil, segundo ranking do Valor 1000
A Unimed Campo Grande conquistou um novo marco em sua trajetória: é a única operadora de planos de saúde de Mato Grosso do Sul a figurar entre as 50 maiores do Brasil, de acordo com o ranking do Valor 1000, publicado pelo jornal Valor Econômico. Esta edição do anuário teve 2024 como ano-base.
Em relação a 2024, a cooperativa médica avançou duas posições, reforçando seu crescimento sustentável e a relevância do modelo cooperativista na saúde suplementar.
Esse desempenho reflete o protagonismo da Unimed Campo Grande no cuidado com a saúde e qualidade de vida de seus beneficiários e da população campo-grandense.“O resultado comprova a força do cooperativismo em saúde, e que todos os envolvidos: cooperados, conselheiros, diretores, colaboradores e parceiros, têm atuado com ética, compromisso e total dedicação, com o propósito de proporcionar experiências inovadoras na assistência à saúde dos nossos beneficiários. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Unimed Campo Grande, Dr. Eduardo Kawano.
O modelo cooperativista segue demonstrando sua força e relevância na saúde suplementar. Pelo terceiro ano consecutivo, 34 Unimeds estão entre as 50 maiores operadoras de saúde do país, consolidando a marca como líder do setor, responsável por 38% de todo o mercado de planos médico-hospitalares.Acesse para conferir o ranking: https://infograficos.valor.globo.com/valor1000/rankings/os-50-maiores-planos-de-saude/2025
*Por Assessoria Unimed Campo Grande
NOTÍCIAS
10/10/2025
Sicredi anuncia união estratégica para fortalecer o cooperativismo de crédito em MS
Reorganização estratégica entre Sicredi Pantanal MS, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia vai ampliar atendimento, fortalecer a marca e garantir maior eficiência operacional
Colocar o associado em primeiro lugar e fortalecer o cooperativismo, é com este objetivo que o Sicredi anunciou o movimento de união estratégica envolvendo três cooperativas do sistema: Sicredi Pantanal MS, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.
A medida aprovada de forma unânime pelos conselhos das três instituições, e após, pelos representantes dos núcleos das três cooperativas em processo assemblear realizado entre 20 e 24 de setembro, tem como finalidade fortalecer a atuação regional, otimizar recursos e garantir maior eficiência operacional, preparando o cooperativismo de crédito do Mato Grosso do Sul para os desafios das próximas décadas.
Reorganização Territorial
Com a mudança, a Sicredi Pantanal MS terá parte da sua área de atuação incorporada pela Sicredi Centro-Sul MS/BA, que assumirá os municípios da região sul: Maracaju, Jardim, Bonito, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho. Outra parte será incorporada pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, que ficará responsável pelos municípios de: Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Miranda, Bodoquena e Anastácio.
A iniciativa reflete uma visão de longo prazo, focada no crescimento sustentável e no fortalecimento da presença do Sicredi na região. A união representa um avanço estratégico para o cooperativismo de crédito, permitindo maior alcance dos serviços, expansão da capacidade de crescimento das cooperativas e fortalecimento da marca, além de potencializar os investimentos em programas sociais e no desenvolvimento regional.
Garantia de Continuidade e Atendimento
A transição será conduzida com total segurança e transparência. Toda a estrutura tecnológica e operacional já está preparada para que não haja impacto aos associados. Alterações como atualização do número da agência e conta, emissão de novos cartões serão comunicadas individualmente, com suporte dedicado, garantindo que o relacionamento com os gerentes e a experiência de atendimento permaneçam os mesmos.
Os colaboradores das agências seguirão atuando normalmente, mantendo o vínculo próximo com os associados.
Compromisso com o Futuro
O presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, explica que a mudança é mais do que uma transformação organizacional, é uma união estratégica, que simboliza o compromisso das cooperativas com o desenvolvimento das comunidades onde atuam.
“Esta união estratégica é um marco na história do cooperativismo de crédito da nossa região. Estamos construindo um Sicredi ainda mais forte, sustentável e preparado para o futuro. Nosso compromisso é manter o atendimento próximo e de qualidade, garantindo que cada associado continue no centro das nossas decisões. Essa mudança é sobre crescimento, eficiência e, acima de tudo, sobre pessoas — nosso bem mais valioso.”
Com esse movimento, o Sicredi reafirma sua visão de longo prazo e sua missão de construir um cooperativismo cada vez mais robusto, seguro e humano, garantindo que cada associado continue no centro das decisões e que o desenvolvimento regional siga sendo prioridade.
*Por Assessoria Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia
NOTÍCIAS
09/10/2025
Sicredi lança o Prêmio Sicredi Comunicação em Rede e abre inscrições para jornalistas e criadores de conteúdo
Iniciativa reforça a importância do jornalismo e da produção de conteúdo para o fomento do cooperativismo de crédito para a sociedade
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9,5 milhões de associados, anuncia a abertura das inscrições para a primeira edição do Prêmio Sicredi Comunicação em Rede, que irá reconhecer e premiar jornalistas e criadores de conteúdo que publicaram materiais sobre o cooperativismo de crédito no país. O lançamento aconteceu durante o 10º Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião do Sicredi, em Porto Alegre (RS).
O lançamento do Prêmio faz parte do movimento da marca em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas (2025), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). As matérias inscritas deverão retratar a temática do cooperativismo de crédito no Brasil.
A iniciativa reforça o compromisso da Instituição com o fortalecimento do jornalismo brasileiro e com a criação de conteúdos qualificados e genuínos, que valorizem o impacto do cooperativismo de crédito na transformação de realidades por meio da inclusão financeira, e o desenvolvimento social e local e da cooperação entre pessoas.
Com premiação total de R$220 mil, o concurso está dividido em duas categorias principais: Jornalistas Profissionais (com subcategorias em texto, áudio e audiovisual, nos âmbitos nacional, regional e local) e Comunicadores em Rede (criadores de conteúdo digital com projetos multimídia). No total serão 11 prêmios de R$ 20 mil.
“O Prêmio Sicredi Comunicação em Rede simboliza nossa crença no papel transformador do cooperativismo por meio da comunicação e no potencial do jornalismo em amplificar o conhecimento da sociedade sobre cooperativismo de crédito. Nossa intenção é incentivar profissionais e criadores de conteúdo a contar histórias que inspiram, conscientizem e fortaleçam nossa identidade cooperativa”, afirma João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi.
Podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede:Jornalistas profissionais: autores de matérias publicadas em veículos da imprensa brasileira, em língua portuguesa, entre 07 de outubro de 2025 a 30 de junho de 2026. Serão aceitos conteúdos nos formatos texto, áudio e audiovisual, veiculados em meios impressos, digitais, rádio ou televisão.
Comunicadores em rede (criadores de conteúdo digital): autores de conteúdos originais sobre cooperativismo de crédito, publicados em blogs, mídias sociais, podcasts, serviços de streaming ou outras plataformas digitais, desde que em língua portuguesa, com link público. Como requisito, o participante deve possuir um mínimo de 5.000 seguidores em pelo menos um único perfil de rede social.
Todos os participantes devem ser pessoas físicas, maiores de 18 anos, domiciliados no Brasil, com cadastro regular no CPF. Os materiais inscritos serão avaliados a partir de critérios como: técnico (qualidade da produção, apuração jornalística, inovação); impacto (relevância social, alcance, influência) e criatividade (originalidade, engajamento).
Como se inscreverAs inscrições devem ser feitas até 30 de junho de 2026, exclusivamente pelo site www.sicredi.com.br/premio-comunicacao-em-rede
** Por Assessoria Sicredi