Dourados recebe Seminário de Líderes e celebra formação de 120 profissionais do cooperativismo
- Nenhum
Dourados sediou, nesta quinta-feira (11), um dos principais encontros do cooperativismo sul-mato-grossense: o Seminário de Líderes 2025, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul (Sescoop/MS). O encontro contou com a palestra magna do doutor em economia, Michel Constantino e com as formaturas dos programas voltados à qualificação de dirigentes, gestores e líderes das cooperativas sul-mato-grossenses.
A iniciativa foi amplamente elogiada pelos participantes e definida como agente transformador no sistema
cooperativista, no compromisso de fortalecer a gestão, a governança e a inovação. “Por vários meses de estudo, de compartilhamento de aprendizagem e conhecimento, em parcerias com as cooperativas, grandes momentos, de conhecer melhor as boas práticas de relações humanas e do negócio de suas cooperativas, saindo muito melhor do que entraram”, afirmou o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.
A palestra “Cenário Econômico”, ministrada pelo Prof. Dr. Michel Constantino, doutor em Economia e coordenador dos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB, abriu a programação da noite. Michel destacou o cenário macroeconômico global, nacional e regional, reforçando o papel estratégico do cooperativismo: “O mundo precisa da gente na questão alimentar. Se não produzirmos, os alimentos ficam caros e isso gera insegurança alimentar. Nesse papel, o Brasil e o Mato Grosso do Sul têm uma importância fundamental, e o cooperativismo, pela escala que proporciona, tem papel decisivo.”
Formação de líderes e qualificação profissional
Após a palestra, o evento celebrou a formatura de 120 participantes dos Programas de Líderes 2024-2025, Programa de Líderes 2025 e Formacoop 2025. O Formacoop, Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes, já capacitou mais de 800 profissionais ao longo dos anos, que hoje atuam na liderança de cooperativas. Iniciativas como essa, fortalecem a competências em gestão, governança, liderança e inovação para colaboradores de diversas cooperativas do estado.
O Programa estimula a criação de projetos inovadores conectando conhecimento, planejamento e ação. No encerramento da edição, os participantes apresentaram 10 projetos, dos quais três foram premiados: em terceiro lugar, o projeto Unimed 360º, plataforma integrada para gestão da jornada assistencial e controle de custos da Unimed Dourados; em segundo lugar, a cooperativa Coopsema com a iniciativa Plataforma Agendlog, desenvolvida para agendamentos digitais de gestão de cargas, também ganhou o prêmio de melhor protótipo; e, em primeiro lugar, a cooperativa Copasul, com o projeto Ciclo Sustentável, que atua na gestão de resíduos da unidade industrial fecularia.
Antes e Depois da Formação do Sescoop/MS
A formação promovida pelo Sescoop/MS tem gerado impactos reais na rotina profissional e pessoal dos participantes, fortalecendo competências essenciais para a liderança cooperativista. Dois formandos relataram a transformação proporcionada pelo processo formativo:
Wellington Arzamendia Silva destacou o crescimento profissional proporcionado pelo programa: “O curso como um todo era algo que eu já desejava fazer, e quando recebi o convite fiquei muito feliz e entusiasmado. Foram 11 módulos que nos moldaram e ensinaram a resolver problemas do dia a dia, além do networking, onde trocamos informações e soluções. Agradeço ao Sistema OCB/MS, ao Sescoop e aos professores que transformaram nossa realidade. Hoje posso dizer que estou renovado. Aprendi a conduzir problemas, a dar feedback e entendi verdadeiramente o que é o cooperativismo, e não apenas vivê-lo no cotidiano.”
Já João Gabriel Chiaratti ressaltou a mudança de mentalidade e práticas de liderança: “Agradeço à Copasul por me proporcionar esse curso. Ele foi gratificante. Os temas abordados estão presentes no nosso dia a dia e foram um divisor de águas, pois me ajudaram a perceber o quanto eu era centralizador, e como pude me transformar. Aprendi que liderança vai além de resolver problemas; é fornecer ferramentas para que o liderado resolva e você possa evoluir em outras frentes. Sou grato ao Sistema OCB/MS por levar esse conhecimento ao nosso meio cooperativista e permitir que levemos esse aprendizado para dentro da cooperativa.”
O Seminário de Líderes consolidou-se como um dos momentos mais significativos do ano, fortalecendo vínculos, celebrando resultados e preparando o setor para os desafios e oportunidades de 2026. O encontro reafirma o compromisso do Sistema OCB/MS com a formação contínua, a inovação e o fortalecimento do cooperativismo em Mato Grosso do Sul.