NOTÍCIAS

Natal da Cooperação supera expectativas e emociona com apresentação de João Carlos Martins

Natal da Cooperação supera expectativas e emociona com apresentação de João Carlos Martins
  • Nenhum

O Natal da Cooperação deste ano foi marcado pela emoção, pela solidariedade e pela presença ilustre de um dos maiores nomes da música erudita brasileira: o maestro João Carlos Martins. O evento lotou completamente a maior sala do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com capacidade para cerca de mil pessoas, reunindo crianças, jovens e famílias inteiras.

Logo no início da noite, uma excelente notícia reforçou o espírito solidário do evento: foram arrecadadas mais de 2.500 latas de leite, que serão destinadas à APAE, Projeto Segunda Casa, Recanto da Criança, OSC Mãe Águia, Lar do Pequeno Assis e Casa da Criança Peniel, instituições que realizam um trabalho essencial para famílias e crianças em situação de vulnerabilidade.


Reflexões e apresentação do Maestro

Após enfrentar limitações físicas que o afastaram do piano, João Carlos Martins encontrou na regência um Coletiva novo caminho para continuar expressando sua arte. Hoje, dedica-se especialmente a aproximar crianças e jovens da música sinfônica.

E, antes de subir ao palco, João Carlos Martins conversou com a imprensa e compartilhou reflexões sobre sua carreira, destacando o papel transformador da arte e sua relação profunda com a música: “A missão de um artista é transmitir emoção. Antes de o concerto começar, fico isolado por uma hora para descansar e me concentrar. Assim, quando eu subir ao palco, poderei dar tudo de mim. O meu desejo é que, ao final do concerto, o público saia com um sorriso nos lábios e uma lágrima nos olhos.”

O maestro também relembrou momentos marcantes de sua vida artística: “A minha vida está toda ela relacionada ao amor pela música. Quando você enfrenta uma adversidade, ou você salta para um abismo, ou constrói uma plataforma para voar mais alto, e foi o que eu procurei a vida inteira.”

 

Encontro com fã histórica e o carinho do público

Entre os momentos mais marcantes da noite, esteve o reencontro do maestro com Maria Neuza Zamarrenho, admiradora fiel que o acompanhou por anos em apresentações por São Paulo. O maestro a recebeu com carinho, conversou e tirou fotos, demonstrando mais uma vez sua sensibilidade com o público.

Moradora da capital paulista por décadas, Neuza trabalhava na Sala São Paulo e sempre encontrava uma forma de assistir ao maestro. Mudou-se para Campo Grande há quatro anos e, ao saber da participação dele no evento, viu a chance de revê-lo.

Emocionada, contou: “Nunca imaginei que teria a chance de ver o maestro novamente depois que deixei São Paulo. Ele fez parte da minha vida por tantos anos. Encontrá-lo aqui foi como reviver um pedaço da minha história.”

Pouco antes da sua apresentação começar, o maestro também recebeu o carinho das crianças. Entre elas, a jovem Helena Higa, de 9 anos, que entregou ao maestro um desenho o retratando enquanto regia a orquestra. João Carlos Martins fez questão de agradecer o gesto no palco, logo no início da apresentação, emocionando o público.

Solidariedade que transforma vidas

A entrada para o evento foi trocada por duas latas de leite em pó, e a generosidade das cooperativas e do público superou todas as expectativas, ultrapassando amplamente a meta inicial e garantindo apoio essencial às instituições beneficiadas.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Regis, o evento reafirma o espírito cooperativista: “O cooperativismo é, antes de tudo, união e solidariedade. Ver a população participar com tanta generosidade e ainda ser presenteada com o talento de um maestro como João Carlos Martins torna este Natal ainda mais especial. O que construímos hoje é mais do que um evento, é um gesto coletivo de amor.”

Som e Vida MAestro 2Ao subir ao palco, João Carlos Martins protagonizou momentos de profunda emoção. Sua regência vibrante, sua palestra envolvente e suas interpretações ao piano ofereceram ao público uma combinação rara de sensibilidade, força e superação. A Orquestra do Projeto Som & Vida brilhou sob sua batuta, transformando a apresentação em um espetáculo memorável.

Com mais de 200 crianças e jovens atendidos, o Projeto Som & Vida demonstra como a arte e a cooperação podem abrir caminhos e mudar destinos. Com sensibilidade e energia, ele ofereceu aos jovens ensinamentos técnicos e emocionais, unindo regência e piano em trechos que fazem parte de sua palestra sobre plenitude, sentido da vida e o poder transformador da arte.

Sua palestra envolvente, na qual falou abertamente sobre sua vida, carreira e superação, provocando risos e lágrimas, e onde suas interpretações ao piano e a música o levaram pelo mundo ao longo de mais de 60 anos de carreira.

Ele realmente entregou ao público tudo que prometeu: uma combinação rara de sensibilidade, força e inspiração. A com sua generosidade impar, conseguiu que a Orquestra do Projeto Som & Vida brilhasse ainda mais sob sua batuta, transformando a apresentação em um espetáculo memorável.

Um encerramento inesquecível

Ao final do evento, o maestro ainda recebeu no palco os jovens da Orquestra Indígena, projeto criado em 2015 pela Fundação Ueze Zahran, que se uniu à ele para o último ato da apresentação, encerrando a noite com grande beleza e significado.

Com música, emoção e solidariedade, o Natal da Cooperação reafirmou seu propósito: unir pessoas em torno de causas que fazem a diferença e celebrar a vida através da arte.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.