Aumento de recursos e reducão de juros para agricultura, promete Dilma
Durante seu discurso no Show Rural Coopavel 2013, Dilma Rousseff afirmou que o Plano Safra 2013/2014 será lançado até o início do segundo semestre e terá mais recursos do que os R$ 115 bilhões para agricultura chamada empresarial e dos R$ 18 bilhões para a agricultura familiar. Disse que a meta do seu governo é oferecer cada vez mais recursos para que os produtores possam plantar, com juros menores, e citou como exemplo a redução da taxa do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) de 5,5% para 2,5% ao ano, que oportuniza a aquisição de máquinas e implementos. “O que os agricultores gastarem, nós cobriremos. Se eles conseguirem tomar para custeio e investimento, teremos mais recursos”, frisou ela.
Exemplo - A presidente fez questão de ressaltar que o Paraná é um exemplo em agricultura. “Um estado que produz cada vez mais de forma sustentável com técnicas como o plantio direto na palha. Hoje, somente no Paraná, já temos 655 contratos de financiamento no Plano de Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC”.
Parceria - A presidente disse que tem no governador Beto Richa um parceiro e disse que o tempo em que o governante perguntava a filiação partidária de governadores e prefeitos para decidir fazer ou não parcerias passou. “O tempo em que o governante olhava para o governador ou o prefeito perguntando de que partido pertencia passou. Hoje, jamais olhamos para opção política, religiosa ou esportiva do prefeito ou do governador. Isto não pode ser critério para que nós façamos ou não parceria porque quem nos elegeu - a mim, ao governador e aos prefeitos - tem um nome só: é o povo deste país”, disse Dilma.
Fonte: Ocepar