NOTÍCIAS
Coamo forma 25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Coamo forma 25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Cerca 40 jovens de vários municípios da área de ação da Coamo no Paraná e Mato Grosso do Sul participaram nesta terça-feira (24) da formatura da 25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas. Durante mais de quatro meses, os participantes tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar sobre a gestão da propriedade rural. Diante a pandemia ocasionada pela Covid-19, o curso e a formatura foram realizados no formato virtual.

 

O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas começou em 1998 e é uma realização anual da Coamo com apoio do Sescoop/PR. Da sua primeira edição até a atual, foram capacitados mais de mil jovens cooperados, representando todos os entrepostos da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

 

A formatura contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, dos presidentes Executivos da Coamo, Airton Galinari e da Credicoamo, Alcir José Goldoni, e do superintendente do Sescoop-PR, Leonardo Boesch e de representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável por ministrar o curso com um total de 144 horas/aula.

 

Gallassini recorda que a preocupação da Coamo é formar os seus cooperados para a perpetuação da cooperativa. “A Coamo não foi feita para uma ou duas gerações, mas para vida toda. O curso é importante e os participantes terão noções de administração e gestão para atuarem como empreendedores no agronegócio. Os jovens cooperativistas representam o presente e o futuro promissor do cooperativismo e do agronegócio. Este curso visa o desenvolvimento pessoal e profissional, e o interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos negócios e da cooperativa", afirma.

 

Os alunos do curso são de diversos municípios da área de ação da Coamo. Mayara de Nardo Vanzela, por exemplo, é de Roncador (Centro-Oeste do Paraná). Ela fez parte desta turma e destaca que aprendeu sobre assuntos muito relevantes para o seu dia a dia na propriedade. “Aprendemos desde como lidar com pessoas, por meio da gestão de recursos humanos, custos e finanças, sobre cooperativismo, que nos ajudou a entender melhor nossa relação com a cooperativa, e como ela funciona.”

 

Outro formando desta turma é Walaf Ribeiro de Melo, de Barbosa Ferraz (Centro-Oeste do Paraná). Para o cooperado, o curso foi espetacular, com material de qualidade e fácil compreensão. “Aprendemos sobre muitas áreas. Algo interessante foi o Projeto Integrador, onde demos ideias à diretoria para analisar e colocar em prática na cooperativa. Além disso, foi muito interessante contar com a participação dos diretores durante o curso, onde eles compartilharam conosco, um pouco da sua rotina, sendo sempre muito atenciosos.”

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.