Cooperativas ganham seu fundo garantidor
Criado pelo Banco Central (BC), com o apoio do Sistema OCB, para colocar em pé de igualdade cooperativas e bancos, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) deve ser implementado, depois de um ano da divulgação da medida pela autoridade supervisora.
O objetivo é garantir os depósitos em cooperativas de crédito, a exemplo do que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) faz com os recursos depositados em bancos.
No primeiro momento, porém, o FGCoop não atuará dando assistência financeira de liquidez, assim como faz o FGC, cuja responsabilidade, além de evitar prejuízos a correntistas de bancos, abrange encontrar soluções de mercado quando as instituições financeiras estão em dificuldade, emprestando dinheiro ou arranjando comprador para evitar a falência da instituição.
O novo fundo entrará em funcionamento assim que forem publicados o estatuto e o regulamento da entidade, que foram aprovados, na semana passada, na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
O FGCoop vai dar cobertura igual à do FGC: quem mantém depósitos em cooperativas terá direito, em caso de quebra da instituição, a até R$ 250 mil, o que assegura condições de igualdade na competição pelos depósitos entre bancos e cooperativas de crédito. (Sistema OCB/GO com informações de O Estado de S. Paulo)