Cooperativas sobressaem na crise e depósitos no Sicredi crescem 22%
O relatório anual da Central SICREDI Brasil Central aponta que a crise econômica mundial não prejudicou suas operacões em 2008. Os depósitos, pelo contrário, tiveram aumento de 22% (somando os feitos à vista com os depósitos a prazo). Esta central engloba Mato Grosso do Sul, Goiás a Tocantins. O Mato Grosso do Sul responde por 90% da movimentacão.
Os dados, estratificados por Estado, foram abertos em entrevista coletiva com presidente da Cooperativa Central de Crédito de Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira, às 11 horas de segunda-feira, 30 de marco, na sede da OCB/MS.
O acesso facilitado e menor custo financeiro colocam as cooperativas de crédito em posicão de vantagem em relacão às demais instituicões financeiras neste cenário de crise. Além disso, associados também são donos e com isso têm participacão nas decisões e na divisão dos resultados.
No ano de 2008 a Central SICREDI Brasil Central elevou o número de associados em 31% comparado a 2007. Em âmbito nacional o SICREDI aumentou seu ativo em 20%, atingindo R$ 12,9 bilhões com sobras de R$ 191,5 milhões.
Sobre o SICREDI
O SICREDI está presente hoje em 10 estados brasileiros, com 1,4 milhão de associados e 11.483 colaboradores. Em 2008 recebeu vários prêmios em reconhecimento às acões na Gestão de Pessoas, Gestão de Investimentos e Projecões Econômicas. Hoje o Sistema SICREDI dispõe de mais de 130 produtos e servicos financeiros.