NOTÍCIAS
Cooperativismo brasileiro amplia atuação internacional na Jornada dos Presidentes em Washington

Cooperativismo brasileiro amplia atuação internacional na Jornada dos Presidentes em Washington

  • Nenhum

O cooperativismo brasileiro está cada vez mais conectado ao cenário internacional. Uma comitiva formada por presidentes de Organizações Estaduais (O.E.) de todo o país e lideranças do setor participa, nesta semana, da Jornada dos Presidentes, em Washington (EUA). A missão é organizada pelo Sistema OCB Nacional e tem como objetivo fortalecer a presença internacional do cooperativismo brasileiro, além de estreitar relações institucionais e buscar novas oportunidades de negócios e parcerias.

A comitiva é liderada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e pela gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta, e conta com uma programação intensa e estratégica. Na agenda, estão encontros com organismos internacionais, autoridades, entidades de fomento, representantes do cooperativismo americano e órgãos de governo, além de visitas técnicas que permitirão troca de experiências e boas práticas.

Representando o Mato Grosso do Sul, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, reforçou a relevância da agenda internacional: “Juntamente com colegas presidentes das OCBs de todo o Brasil, estamos participando de um momento importante para o cooperativismo brasileiro e mundial, especialmente pelo reconhecimento da ONU, que nos considera uma das melhores formas de organização socioeconômica da sociedade. Aqui, viemos conhecer novas possibilidades de parcerias para o nosso modelo de negócios, em que as cooperativas são protagonistas. Mas também, mostrar ao mundo, a partir da principal potência mundial, que temos no Brasil um modelo forte e pujante de empreendimentos cooperativos com mais de 24 milhões de cooperados, contribuindo de forma preponderante para o desenvolvimento do povo brasileiro.”

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, também reforçou que a Jornada dos Presidentes é uma estratégia para consolidar a imagem do cooperativismo brasileiro como um modelo de negócios sustentável e competitivo no mundo. “O cooperativismo precisa ser visto como parte da solução dos desafios econômicos e sociais globais, e essa agenda internacional reafirma esse posicionamento”, destacou.

A missão internacional segue até o fim da semana, com diversas atividades que incluem também encontros na Organização dos Estados Americanos (OEA), no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e na embaixada do Brasil nos Estados Unidos, além de visitas a cooperativas norte-americanas para troca de experiências sobre governança, gestão e inovação.

O Sistema OCB/MS segue atento às movimentações globais que impactam o setor e reforça seu compromisso em trazer para as cooperativas sul-mato-grossenses as melhores práticas, experiências e oportunidades que contribuam para o fortalecimento do cooperativismo no estado e no Brasil.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.