
Cooperativismo foi um dos temas centrais do 23º Encontro de Tecnologias do Sindicato Rural
No dia 22 de marco, segunda-feira, ocorreu o 23º Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, promovido pelo Sindicato Rural de Campo Grande. O cooperativismo foi tema de duas palestras: 'Sociedade Cooperativa- Princípios Básico' e 'Cooperativismo'.
A primeira foi ministrada pelo presidente da Cooperalianca, Edio Sander e a segunda palestra foi ministrada por Marcio Portocarrero, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e vice-presidente da OCB/MS.
Na palestra de Edio Sander, os produtores de MS conheceram a cooperativa do Paraná que trouxe melhor remuneracão aos pecuaristas. A cooperativa surgiu devido a problemas de remuneracão, sendo assim fizeram uma alianca mercadológica entre produtores, frigoríficos, varejistas e uma empresa de administracão.
Essa iniciativa que já dura 12 anos, rendeu vantagens aos associados, que chegam a vender sua producão com um preco até 12% acima do mercado. Marcio Portoccarero, que ministrou a segunda palestra contou que 57% do que é produzido no campo provêm de cooperativas, mas na exportacão é de apenas 2%, ou seja, quem comanda são os atravessadores.
Como as cooperativas podem comecar a atuar no comércio internacional foi um dos enfoques da palestras, que mostrou alguns cases, como da Cooperativa Agroindustrial Lar, da Cooxupé, da Coamo e do CCAB- Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro).
O Encontro de Tecnologias ocorreu no Centro de Convencões Rubens Gil de Camilo.