NOTÍCIAS
Domingos Sávio ressalta atuação expressiva de cooperativas de crédito

Domingos Sávio ressalta atuação expressiva de cooperativas de crédito

Distribuídas por todo país, as cooperativas de crédito auxiliam na inclusão financeira, na manutenção e no melhor equilíbrio dos índices demográficos, além de contribuir para realidades socioeconômicas mais prósperas. Diante dos avanços tecnológicos e outras inovações no sistema financeiro, ficou salientada a necessidade de se aprimorar a Lei Complementar 130/09, que criou o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

Foi apresentado, então, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 27/20, para atualizar a lei em vigor. Atualmente, 8% do crédito no Brasil é ofertado pelas cooperativas, e a proposta tem potencial para subir esse percentual para 20%, nos próximos dez anos. Entre outras medidas, o PLP permite a gestão de recursos oficiais e de fundos públicos ou privados pelas coops de crédito.

O texto, que aguarda sanção presidencial é fruto de colaboração e articulação entre o Sistema OCB, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e o Banco Central. O vice-presidente da Frencoop, deputado Domingos Sávio (MG), destaca que o segmento é fundamental para estimular o desenvolvimento regional.

“Como autor do projeto que deu origem a LC 130/09, acredito que o Brasil só tem a ganhar com a modernização do cooperativismo de crédito. Os serviços financeiros vão chegar para mais pessoas nos diversos rincões do país, especialmente, onde os bancos comerciais e até mesmo os oficiais não estão presentes. E esta é a vocação do cooperativismo: servir e levar prosperidade para todos.  Além de atender de uma maneira mais ampla, as cooperativas de crédito oferecem taxas menores de juros e de serviços. Onde tem uma cooperativa de crédito, ganham os cooperados, a comunidade e a cidade. Há estímulos evidentes de desenvolvimento econômico e social”, declara o parlamentar.

Para o coordenador do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO), do Sistema OCB, Moacir Krambeck, a atualização da lei transformará o país de forma a criar desenvolvimento com equidade. “Tenho certeza de que podemos avançar muito ainda com o cooperativismo de crédito.  Estamos presentes em mais de 7,6 mil pontos físicos nos mais diversos municípios do país, auxiliando na inclusão financeira, na manutenção e equilíbrio dos índices demográficos, bem como colaborando para o surgimento de prósperas e novas realidades socioeconômicas no interior do país. Geramos riqueza e melhoramos a qualidade de vida dos brasileiros”, defende.

Ainda segundo o coordenador, nas áreas rurais, as cooperativas de crédito são responsáveis por 21% dos contratos realizados e 18,7% do volume financiado. Além disso, totalizam 19% dos contratos de crédito aos pequenos negócios e 13% do valor contratado a partir do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.