Especialista em mídias sociais fala da importância do alinhamento sistêmico para o fortalecimento da marca
A escritora, consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação, Martha Gabriel, esteve presente no segundo dia do Encontro de Comunicadores do Sistema OCB, em Brasília. Na sexta-feira à tarde, ela falou sobre Estratégias e Comportamentos nas Novas Mídias Sociais, abordando as oportunidades de se estar nas plataformas sociais da internet e sobre os riscos trazidos pela ausência das organizações ou empresas desses ambientes virtuais. Na entrevista desta semana, ela deu uma prévia do que vai ser a palestra e comentou sobre a importância do alinhamento entre as unidades do Sistema OCB para o fortalecimento da marca. Confira!
Como as organizações podem se beneficiar do fenômeno das mídias sociais?
Martha Gabriel – Primeiro, conhecendo os ambientes virtuais, pois não é possível se beneficiar de algo que não se conhece. Sempre digo que é necessário conhecer e se educar, para ver o que essas novas mídias podem representar em termos de oportunidades e de ameaças. Depois, é importante ouvir o que está ocorrendo, estudar o ambiente e fazer a análise de tudo que ele pode oferecer. O momento seguinte é fazer um plano estratégico. Com esse planejamento será possível conhecermos as novas mídias e entendermos como elas modificam o comportamento das pessoas, dando oportunidades ou gerando ameaças à organização. Isso aumentará as chances de se obter sucesso com as mídias sociais.
Falando mais claramente: sempre digo que é o mesmo e antigo plano de marketing que já fazíamos, mas com um método com mais plataformas e que leva em consideração outros comportamentos dos públicos que temos de avaliar. Basicamente esse plano estratégico é o que já fazíamos, só que, agora, com a incorporação de novos players, tecnologias e plataformas digitais.
Quando uma organização opta por estar fora das redes socais existem prejuízos inerentes? Quais?
Martha Gabriel – Certamente, sim. Mesmo que não se tenha escolhido as redes, o primeiro prejuízo é o de imagem. Existe uma pesquisa que afirma que, quando as pessoas entram em contato pela primeira vez com qualquer empresa ou produto, buscam mais informações no Google. E quando essa empresa não tem nenhuma plataforma nas mídias sociais, a imagem da empresa já é negativa.
Imagine só: você vê uma caneta, gosta dela e vai buscar mais informações sobre o objeto. Quando o cliente não vê nada sobre a empresa nas redes sociais, é como se a empresa não existisse.
É importante que as empresas percebam que mesmo sem estar nas mídias sociais, o público delas está. Com isso, indiretamente as empresas estarão no universo digital, em algum grau, pois os seus clientes falam delas. É gente que fala bem e que fala mal.
Então eu pergunto: se a empresa não está no Facebook, por exemplo, como será possível dialogar com essas pessoas? Isso só é possível se a empresa tem perfis nas mídias sociais. Por isso, minha recomendação é: as empresas devem estar nas plataformas sociais, pois do contrário estarão sob ameaças o tempo todo e, mais ainda, desperdiçando valiosas oportunidades.
Qual a importância de um alinhamento nacional entre as entidades do Sistema OCB para o fortalecimento de sua marca?
Martha Gabriel – Se o Sistema OCB não tiver a mesma mensagem, a mesma linha que as pessoas percebam como sendo parte de um todo, estará fazendo um esforço completamente perdido. Esse desalinhamento pode, inclusive, colocar em risco e até destruir a imagem total do sistema.
Vou dar um exemplo: a Aple. É uma das marcas mais fortes do mundo. Independente do país, a Aple tem exatamente a mesma logo, os mesmos valores, a mesma linha de comunicação. É o caso, também, do MacDonalds. Já pensou se em cada país a marca fosse adaptada para as características regionais? Seria impossível reconhecer a marca global.
É importante unificar a linguagem, o visual e a gestão de marca entre todas as unidades estaduais, senão se perde a força que o Sistema OCB já tem e vem conquistando mais e mais. Voltando à Aple, por exemplo, sempre que é divulgada a notícia de um de seus lançamentos, o mundo todo percebe a força da marca e sabe quais as características do novo produto. Isso é a força do branding. É o que precisa ocorrer com o Sistema OCB.
De que forma as redes sociais podem potencializar a imagem da organização?
Martha Gabriel – Primeiro é preciso ter um planejamento para essas redes. A internet e as mídias sociais são ferramentas de amplificação. Com isso, qualquer coisa que se tenha no mundo físico, a internet e as mídias sociais amplificam. Então, se for realizada uma estratégia de marketing, aqui no mundo físico, e usarem a internet para propagar, certamente a campanha alcançará muito mais gente.
Temos duas dimensões estratégicas que precisam ser consideradas nesse planejamento:
Estratégia de conteúdo, ou seja, o tipo de conteúdo que será colocado nas plataformas com o objetivo de fazer com que o público o conecte à sua marca, ao significado dela e aos valores da organização. Assim, as plataformas podem ser usadas para propagar as ideias e a imagem pretendida pela empresa.
Segunda coisa: as mídias sociais são excelentes canais de relacionamento. No passado, tínhamos limitação para conversar com as pessoas. Nas redes sociais é preciso estar preparado para essa comunicação e, ainda mais, para utilizar isso a seu favor.
Por essa lógica, é possível afirmar que, se fizermos ações erradas no mundo físico, o risco também aumenta, pois pode viralizar muito rápido, considerando a variável amplificadora da internet.
Fonte: OCB