Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo é renovada com assinatura unânime dos 24 deputados estaduais de MS
- Nenhum
Em um momento histórico para o cooperativismo sul-mato-grossense, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOP/MS) renovou seu compromisso para 2025 com a assinatura unânime dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso do Sul. Coordenada pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto, a Frente reafirma seu papel estratégico na defesa e no fortalecimento do setor, essencial para o desenvolvimento econômico e social do estado e do país.
A FRENCOOP/MS tem sido uma importante ferramenta de articulação política, viabilizando a criação, a proposição e o acompanhamento de políticas públicas que impulsionam o cooperativismo. A renovação deste compromisso demonstra o reconhecimento do setor como um dos pilares da economia nacional, promovendo geração de emprego, renda e inclusão social.
Cooperativismo como vetor de desenvolvimento
O cooperativismo segue em crescimento no Brasil atuando em diversos segmentos da economia e impactando milhões de brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, são 136 cooperativas registradas junto ao Sistema OCB/MS, e que desempenham um papel fundamental na geração de oportunidades, fortalecendo e promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades.
A renovação da Frente Parlamentar ocorre em um momento estratégico, já que 2025 foi declarado o Ano Internacional das Cooperativas. A decisão unânime dos deputados estaduais sul-mato-grossenses reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem o cooperativismo não apenas como um modelo econômico viável, mas também como uma ferramenta poderosa de transformação social e comunitária.
O Sistema OCB/MS, entidade que representa e fortalece o cooperativismo no estado, segue acompanhando e apoiando as iniciativas legislativas que impactam o setor, trabalhando para garantir avanços contínuos e um ambiente cada vez mais favorável às cooperativas de Mato Grosso do Sul. Assim, garante-se que o setor continue a ter um espaço de diálogo direto com o legislativo estadual, permitindo a defesa de uma legislação mais inclusiva e o apoio a novos projetos que favoreçam o crescimento sustentável das cooperativas.