NOTÍCIAS

Governo de Mato Grosso do Sul prestigia o cooperativismo na COP 30

  • Artigo Principal

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, marcou presença na COP 30, em Belém (PA), reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a valorização do cooperativismo como agente de transformação econômica e social. Ao lado dos secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e de Desenvolvimento Sustentável, e o secretário adjunto, Artur Falcette, o governador visitou o Espaço do Cooperativismo, instalado na Agri Zone, no Parque da Cidade.

Durante a visita, Riedel conheceu o estande do Sistema OCB Coop e acompanhou de perto as ações que o cooperativismo brasileiro vem promovendo na conferência. O setor participa da COP 30 com uma programação abrangente em todos os principais espaços do evento reunindo cerca de 60 cooperativas de diferentes ramos. A proposta é apresentar soluções concretas que unem produção sustentável, inovação e inclusão social, demonstrando na prática o papel do cooperativismo na construção de um futuro mais verde e equilibrado.

Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente pelo incentivo ao cooperativismo e pelo apoio à ampliação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) destinados às cooperativas, uma medida que fortalece o setor produtivo e estimula o desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental.

WhatsApp Image 2025 11 14 at 08.08.26A comitiva do Governo do Estado participa da COP levando as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo setor público. “Temos participado de debates e encontros com líderes do Brasil e do mundo, reforçando o diálogo sobre sustentabilidade e clima. No painel, destaquei o MS Carbono Neutro 2030 e como o Mato Grosso do Sul alia inovação, ciência e agricultura sustentável às políticas de baixo carbono”.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a presença do governador no espaço da OCB durante a COP 30 é um reconhecimento à força e à representatividade do cooperativismo sul-mato-grossense. “A visita do governador Eduardo Riedel demonstra o alinhamento de Mato Grosso do Sul com as pautas da sustentabilidade e da economia colaborativa. O Estado tem sido exemplo de políticas públicas que valorizam o cooperativismo como instrumento de inclusão, inovação e geração de oportunidades”, destacou.

A participação do Governo do Estado na COP 30 reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul nas discussões sobre desenvolvimento sustentável e reforça a importância das parcerias entre o poder público e o cooperativismo.

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.