Governo de Mato Grosso do Sul prestigia o cooperativismo na COP 30
- Artigo Principal
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, marcou presença na COP 30, em Belém (PA), reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a valorização do cooperativismo como agente de transformação econômica e social. Ao lado dos secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e de Desenvolvimento Sustentável, e o secretário adjunto, Artur Falcette, o governador visitou o Espaço do Cooperativismo, instalado na Agri Zone, no Parque da Cidade.
Durante a visita, Riedel conheceu o estande do Sistema OCB Coop e acompanhou de perto as ações que o cooperativismo brasileiro vem promovendo na conferência. O setor participa da COP 30 com uma programação abrangente em todos os principais espaços do evento reunindo cerca de 60 cooperativas de diferentes ramos. A proposta é apresentar soluções concretas que unem produção sustentável, inovação e inclusão social, demonstrando na prática o papel do cooperativismo na construção de um futuro mais verde e equilibrado.
Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente pelo incentivo ao cooperativismo e pelo apoio à ampliação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) destinados às cooperativas, uma medida que fortalece o setor produtivo e estimula o desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental.
A comitiva do Governo do Estado participa da COP levando as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo setor público. “Temos participado de debates e encontros com líderes do Brasil e do mundo, reforçando o diálogo sobre sustentabilidade e clima. No painel, destaquei o MS Carbono Neutro 2030 e como o Mato Grosso do Sul alia inovação, ciência e agricultura sustentável às políticas de baixo carbono”.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a presença do governador no espaço da OCB durante a COP 30 é um reconhecimento à força e à representatividade do cooperativismo sul-mato-grossense. “A visita do governador Eduardo Riedel demonstra o alinhamento de Mato Grosso do Sul com as pautas da sustentabilidade e da economia colaborativa. O Estado tem sido exemplo de políticas públicas que valorizam o cooperativismo como instrumento de inclusão, inovação e geração de oportunidades”, destacou.
A participação do Governo do Estado na COP 30 reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul nas discussões sobre desenvolvimento sustentável e reforça a importância das parcerias entre o poder público e o cooperativismo.