
Mundo vive a quarta revolução industrial, diz Mussak durante CBN em Ação
Na noite do dia 20 de outubro, ocorreu mais uma edição do CBN em Ação, que este ano tem novo formato virtual. O professor Eugênio Mussak foi o quarto palestrante do projeto e falou sobre Comportamento e Importância da Gestão nas Organizações do Futuro.
Ele destacou que o mundo está vivendo a quarta revolução industrial com a revolução digital de processos e serviços oferecidos pelas empresas. “Os grandes espaços de armazenamento em nuvem, a aplicação e uso de internet em automóveis, a impressão 3D e outras novas tecnologias marcam a transformação do período. Na nossa vida cotidiana, o surgimento dos aplicativos marca a quarta revolução industrial”, explicou.
Mussak defende e teoria da destruição criativa como algo que inevitavelmente as empresas vão passar. “Independente do tamanho ou do segmento, as empresas vão passar por uma crise, e tudo é revisto e aprimorado, isso se chama inovação”, destacou. Ainda complementou que as empresas devem ser vistas como organismos vivos, que precisam evoluir e se adaptar para sobreviver.
Parceiros do projeto participaram da live e fizeram perguntas, uma delas se tratava sobre liderança. O palestrante destacou quatro virtudes: cautela, fortaleza, temperança e justiça para um líder avançar e vencer os obstáculos.
Um outro ponto de destaque é que a inovação pode ser simples e não é algo apenas das grandes empresas. “A inovação pode ser pequenas mudanças, pequenos negócios têm mais agilidade para realizar mudanças e com isso inovar com mais rapidez”.
E ainda complementou que a quinta revolução será a do afeto, o lado humano das relações, aquilo que as máquinas não possuem. “As máquinas foram feitas para substituirem a força humana, força física, mas há um limite para trabalharem as emoções. Não podemos delegar criatividade a uma máquina, pois não possuem sendo ético e moral”.