
O cooperativismo de crédito brasileiro ganha destaque global no WCUC 2025, na Suécia
- Nenhum
Entre os dias 14 e 16 de julho, a cidade de Estocolmo, na Suécia, será o centro das atenções do cooperativismo financeiro mundial com a realização da 20ª edição da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). O evento marca uma edição histórica, ao celebrar o Ano Internacional das Cooperativas com o tema “O Futuro é Cooperativo”.
A expectativa é reunir mais de 1.800 profissionais de 60 países, incluindo representantes de instituições financeiras, formuladores de políticas da União Europeia, jovens e mulheres líderes cooperativistas. A programação, no centro de convenções Stockholmsmässan, inclui painéis, sessões interativas, networking, trilhas de formação e atividades promovidas pela Worldwide Foundation for Credit Unions. Os participantes também poderão obter até nove créditos de educação continuada profissional (CPE), fortalecendo a qualificação e inovação no setor.
O Brasil será amplamente representado no evento. Uma comitiva de mais de 130 lideranças do Sicredi participa da conferência, além de representantes do Sicoob, Banco Central, Sistema OCB e outras instituições que levam à Suécia as experiências de um sistema sólido, inovador e socialmente comprometido. Entre os palestrantes brasileiros confirmados estão:
- Edson Lisboa (Sicoob) – Inteligência Artificial e experiência do associado.
- César Bochi (Sicredi) – “Melhorando a experiência do associado com inovação e conexões humanas”.
- Carolina Bohrer (Banco Central) – Organização do sistema financeiro.
- Keyla Copes e Suellen Lins (Fundação Sicredi) – Desenvolvimento de lideranças jovens no cooperativismo.
- Márcio Zwierewicz (Sicredi Campos Gerais) – Estratégias de expansão e impacto.
- Clara Maffia (Sistema OCB) – Relações institucionais e articulação internacional.
A delegação sul-mato-grossense marca presença com representantes das cooperativas de crédito do estado e com o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, que acompanha a programação institucional e celebra o destaque brasileiro. “Este é um momento muito especial. O cooperativismo de crédito do Brasil tem se destacado no cenário global por seu crescimento sustentável, protagonismo social e capacidade de inovação. Estar aqui é uma oportunidade de mostrar ao mundo o impacto que geramos em nossos territórios e de aprender com outras experiências internacionais”, afirmou.
Outro destaque da conferência é a participação do brasileiro Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do WOCCU, reeleito em 2024 como representante do Brasil no Conselho Mundial. Ele reforça a relevância estratégica da presença brasileira:
“A participação do Sicredi e das cooperativas brasileiras no WCUC 2025 reforça nosso compromisso com a consolidação do cooperativismo como modelo viável e sustentável de desenvolvimento econômico e social. A conferência é também uma oportunidade valiosa para ampliar conexões e trocar experiências com cooperativas de crédito do mundo todo”, destacou Manfred.
O WCUC 2025 chega em um momento simbólico, no qual o cooperativismo ganha maior visibilidade internacional. Com temas centrais como desenvolvimento sustentável, transformação digital e regulamentação, o evento reafirma que o futuro do sistema financeiro global pode – e deve – ser cooperativo. E o Brasil tem muito a contribuir com essa construção.