
OCB/MS recebe visita da missão chinesa
Atendendo ao pedido do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em ser o interlocutor entre os representantes dos produtores de soja e milho, a OCB/MS recebeu na tarde do dia 19, a Câmara Brasil-China, a primeira de quatro que devem visitar Mato Grosso do Sul neste ano.
Estiveram presentes cooperativas agropecuárias e representantes da Seprotur/MS, Famasul, Sindicato Rural e Aprosoja. O consultor de agronegócios João Pedro Cuthi fez uma apresentacão da producão de MS aos chineses, mostrando todo o dinamismo e vigor do Estado.
Na reunião, os representantes do paÃs com maior populacão do mundo e com a economia que mais cresce no planeta demonstraram empolgacão para instalar empreendimentos chineses em terras sul-mato-grossenses. O que mais impressionou os chineses foi o tamanho da producão de soja e milho e abriram a possibilidade de firmarem uma troca: produtos agropecuários por infra-estrutura e logÃstica. Um dos empreendimentos que já sinalizaram interesse é de uma indústria bioquÃmica, que possui tecnologia para transformar o caldo da cana-de-acúcar em ácido cÃtrico e outros compostos com grande potencial de venda no mercado global. Há ainda expectativa de instalacão de uma fábrica da JMC, braco automobilÃstico da Ford na China, e que produz veÃculos, caminhões e tratores.
O presidente da OCB/MS Celso Régis entregou aos chineses uma relacão de todas as cooperativas produtoras de soja e milho, com seus enderecos e telefones. 'É muito importante fazer esta ponte, para fomentar novos negócios e desenvolver cada vez mais o Estado e o cooperativismo', afirmou Régis.