NOTÍCIAS
Prêmio Cooperativa do Ano: Cooperativas inscritas em programas do Sescoop terão uma bonificacão em 2014

Prêmio Cooperativa do Ano: Cooperativas inscritas em programas do Sescoop terão uma bonificacão em 2014

Uma bonificação de 10 pontos. Essa é a vantagem que as cooperativas brasileiras, interessadas em participar do Prêmio Cooperativa do Ano - edição 2014, receberão por participarem de um dos programas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Os pontos serão creditados às cooperativas que executam um dos três programas abaixo: 
 
- Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC);
- Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC);
- Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA). 
 
“O que pretendemos com essa bonificação é que as cooperativas que ainda não executam esses programas passem a aperfeiçoar sua gestão, por meio das ferramentas oferecidas pelo Sescoop”, argumenta Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB. 
 
As cooperativas que ainda não aderiram aos programas podem fazê-lo e, assim, garantir sua pontuação extra para participar do Prêmio. As interessadas devem solicitar sua adesão, entrando em contato com a sua Unidade Estadual. 
 
Para garantir a pontuação, as cooperativas precisam se apressar, pois a adesão aos programas deve ser feita até o último dia de inscrição ao Prêmio - 16 de setembro.
 
CONHEÇA OS PROGRAMAS
 
1) Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista - PAGC
 
Tem como objetivo contribuir para a conformidade legal da cooperativa, no que diz respeito aos aspectos tratados pela Lei nº 5.764/71, especialmente os societários e que impactam na gestão da sociedade. No final da avaliação, é gerado o Índice Geral de Conformidade Cooperativista (IGCC), que serve de referencial para a regularidade da cooperativa em relação à Lei Cooperativista. Para aderir, procure a sua unidade estadual.
 
2) Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC
 
Promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas, estabelecidas com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade. Esse é o objetivo do PDGC. O programa utiliza a metodologia da autoavaliação por meio de questionários via web. Ao terminar de responder, o sistema gera, automaticamente, devolutivas - comentários que apresentam pontos fortes ou oportunidades de melhoria, que deverão ser utilizados na elaboração de planos de ação para a melhoria da gestão. Para se inscrever neste programa, a cooperativa precisa ser registrada no Sistema OCB e acessar o site http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br.
 
3) Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro - GDA
 
O Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro, conhecido por GDA, tem o objetivo de desenvolver a autogestão econômico-financeira, por meio de indicadores, calculados a partir de dados contábeis das cooperativas. Com a importação destes dados, são gerados os balanços contábeis e sociais, além dos indicadores, que, analisados em conjunto, permitirão a construção de cenários e a análise da situação econômico-financeira.
 
O acesso a este programa é restrito às cooperativas dos estados que já obtiveram a licença da Unidade Nacional para sua implantação, devido aos requisitos técnicos necessários. Os estados participantes são: Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo; e estão em fase de implantação o Rio Grande do Sul e São Paulo. Procure sua unidade estadual.
 
SOBRE O PRÊMIO - O Prêmio Cooperativa do Ano chega à sua nona edição. É uma iniciativa do Sistema OCB, em parceria com a revista Globo Rural. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores. 
 
INSCRIÇÕES - As inscrições podem ser feitas até 16/9 pelohotsite do Prêmio. Todas as cooperativas, independentemente do ramo ou porte, podem inscrever um projeto por categoria. São elas: Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã, Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Fidelização, Benefícios, Atendimento e Inovação e Tecnologia. 
 
PREMIAÇÃO - A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 25 de novembro, em Brasília (DF). Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. Os vencedores receberão troféus e certificado alusivos ao prêmio e terão, ainda, ampla divulgação realizada pelo Sistema OCB junto ao sistema cooperativista e aos canais de mídia. 
 
Acesse o regulamento completo emwww.cooperativadoano.coop.br.
SISTEMA OCB COMEMORA DIA DO AGRICULTOR
Hoje, o Brasil todo comemora o Dia do Agricultor, um dos mais importantes trabalhadores da economia brasileira, pois sem ele seria mais difícil obtermos alimentos, fibras e energia renovável em abundância. A agricultura, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, também tem imprescindível função social.
 
O Ramo Agropecuário, um dos 13 ramos do cooperativismo, reúne o maior número de cooperativas: 1561 segundo levantamentos do Sistema OCB. Juntas somam mais de um milhão de associados (pequenos, médios e grandes agricultores). Esse universo de cooperativas também é o responsável por empregar cerca de 165 mil pessoas.
 
“São as mãos dos agricultores que movem as engrenagens do desenvolvimento econômico e social do nosso país. Se analisarmos bem a nossa rotina veremos que tudo o que temos ao nosso dispor vem dessas mãos trabalhadoras. As famílias rurais trabalham diariamente superando todos os obstáculos de uma indústria a céu aberto para alimentar, vestir e fornecer energia para que cada outro cidadão cumpra seu papel. A essas pessoas, devemos nossa gratidão, respeito e reconhecimento”, argumenta Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
 
POR REGIÃO – As regiões brasileiras, muito distintas umas das outras por uma série de variáveis, reúne números igualmente diferentes quando se refere ao cooperativismo agropecuário. A região Sudeste possui o maior número de cooperativas: 407; a região Sul, por sua vez, agrega cerca de 486 mil cooperados e, também, emprega o maior número de pessoas: 113,5 mil.
 
Os números das outras regiões são os seguintes: Centro-Oeste: 218 cooperativas, 58,7 mil cooperados e 13,1 mil empregados; Nordeste: 383 cooperativas, 47,4 mil cooperados e cerca de três mil empregados; Norte: 260 cooperativas, 23,4 mil cooperados e 1,7 mil empregados. Os dados fazem parte do relatório consolidado do Sistema OCB, referente ao ano de 2012.
 
DATA - No dia 28 de julho é comemorado o dia do agricultor, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. O presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, pois considerava que o trabalho do agricultor foi o responsável pelo crescimento econômico do país. Com isso, fez uma demonstração do respeito que o trabalho braçal possui, sendo merecedor de respeito e de manifestações de agradecimento pelos trabalhadores.
 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.