NOTÍCIAS

Senado debate parceria de producão integrada agropecuária

Os produtores rurais brasileiros defendem a criação de um mecanismo legal que deixe clara a corresponsabilidade da agropecuária e indústria nacional no cuidado com o meio ambiente, como nas cadeias de integração entre os dois setores. Uma das propostas é de que a norma faça parte do novo Código Florestal do país. Para discutir o tema, tratado no Projeto de Lei do Senado 330/2011, de autoria da senadora Ana Amélia (RS), representantes de entidades dos segmentos participaram, nesta quinta-feira (10/11), de uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, em Brasília (DF). O assessor Jurídico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Adriano Campos Alves, representou o movimento cooperativista na reunião.

A proposição dispõe justamente sobre a parceria de produção integrada agropecuária, estabelecendo condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores e agroindústrias. A audiência também contou com a presença da senadora Ana Amélia, além de integrantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). A coordenação foi feita pelo senador Acir Gurgacz, presidente da CRA, que também é relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Saiba mais - Nas cadeias como a de aves, frutas cítricas, leite e fumo, a indústria contrata com o agricultor ou pecuarista a compra futura de uma determinada quantidade de produtos in natura ou beneficiados. A garantia da comercialização oferece em muitos casos um atrativo para os fazendeiros por causa da expectativa de renda futura livre das oscilações do mercado. (Com informações da Agência Senado)


 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.