NOTÍCIAS
Sescoop realiza segunda etapa da Oficina de Planejamento Estratégico

Sescoop realiza segunda etapa da Oficina de Planejamento Estratégico

Membros do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), superintendentes de unidades estaduais e gestores da unidade nacional se reuniram hoje em Brasília para discutir propostas de públicos-alvo, benefícios a serem gerados a eles, objetivos estratégicos e linhas de ação para alcançá-los.

O evento faz parte da Oficina de Planejamento Estratégico do Sistema OCB, com foco no Serviço Nacional. Esta é a segunda etapa da oficina. Para o presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas, o compromisso da unidade nacional é ouvir os estados, a fim de compreender o funcionamento e a necessidade de cada um deles.

“O processo de construção do Plano Estratégico Sistêmico 2015-2020, com a participação das Unidades Estaduais, é a comprovação do amadurecimento do cooperativismo brasileiro. Com essa interação, pretendemos melhorar todos os nossos processos”, enfatiza Márcio Freitas.

De acordo com o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o encontro de hoje foi extremamente rico. “É muito importante compreender que um planejamento é algo contínuo que pode e deve ser melhorado sempre. As discussões aqui estão sendo muito oportunas, pois os participantes conseguem, por meio de um senso crítico apurado, fazer os ajustes necessários para a boa execução do plano”, analisa o líder paranaense.

Segundo o presidente da Unidade Estadual do Acre, Manoel Valdemiro da Rocha, a segunda etapa da oficina de planejamento está sendo muito rica.

“O momento é importantíssimo para nós. Primeiro, porque nivela informações. Segundo, porque apresenta a avaliação do último planejamento e seus indicadores quantitativos, além dos indicadores em termos de qualidade daquilo que foi feito no passado, objetivando mostrar a evolução do nosso trabalho perante o público (cooperativas)”, considera Valdemiro.

Para a superintendente do Mato Grosso do Sul, Dalva Caramalac, o processo de construção participativa tem significado um novo momento para o cooperativismo brasileiro.

“Minha expectativa é a melhor possível. Estamos vivendo um momento de intensa participação e vontade das pessoas em participar e ajudar a construir o nosso planejamento. Vejo com muito bons olhos esse momento de construção coletiva. Acho que faremos um planejamento melhor do que anterior”, avalia a gestora.

AGENDA: Amanhã o trabalho continua, entretanto, focado na Organização das Cooperativas Brasileiras. Já as diretrizes da CNCoop serão discutidas na quinta-feira, dia 27.

Todo o trabalho está sendo acompanhado pela equipe técnica da Gerência de Planejamento do Sistema OCB e por especialistas da Macroplan, empresa de consultoria contratada para desenvolver, junto com as unidades estaduais, o Plano Estratégico Sistêmico 2015-2020.

Fonte: Sistema OCB

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.