NOTÍCIAS
Sistema OCB/MS participa de sessão da Assembleia Legislativa de MS

Sistema OCB/MS participa de sessão da Assembleia Legislativa de MS

Hoje, durante a sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o sistema OCB/MS participou e seu presidente, Celso Régis fez uso da tribuna.

Discurso do presidente:

Estamos na semana em que o mundo comemora a Cooperação, a Parceria, a Ajuda Mutua através dos Empreendimentos Cooperativo. Uma empresa diferente das demais. Pois é formada por pessoas e não por capital.

Em 1956, a OIT definiu uma cooperativa como sendo: uma sociedade de pessoas (no Brasil mínimo 20), que se obrigam a contribuir com bens e serviços para o exercício de uma atividade econômica, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

No próximo sábado, dia 06 de julho será comemorado o 91º Dia Internacional do Cooperativismo. A ACI (Aliança Cooperativa Internacional) definiu como tema desse ano para as comemorações que: “Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise”.

A crise financeira atual é um exemplo claro do perigo de se valorizar o ganho a curto prazo sobre a viabilidade do longo prazo. As crises globais que vivenciamos derivam de um modelo de negócio que coloca retorno financeiro à frente da necessidade humana.

O modelo de negócio cooperativo tem demonstrado que é resistente em tempos de crise, em comparação aos modelos pertencentes a investidores que sofrem de uma crise de sustentabilidade na vida econômica, social e ambiental.

Ao colocar a necessidade humana em sua essência, as cooperativas respondem melhor às crises e oferecem uma forma distinta de “valor compartilhado”. A cooperativa é uma busca coletiva de sustentabilidade, pois otimiza os resultados para um conjunto de intervenientes, sem procurar maximizar o benefício para qualquer uma das partes interessadas.

A dimensão social das cooperativas não pode ser esquecida. A medida que as economias encolhem e os governos são pressionados a reduzir benefícios sociais, as cooperativas oferecem uma linha de vida de valor inestimável. As cooperativas contribuem para a formação do capital social, ingrediente que nem sempre as empresas convencionais fazem.

No Brasil, as cooperativas contribuem com aproximadamente 10% do BIB. São cerca de 7 mil empresas cooperativas e mais de 10 milhões de cooperados e 300 mil empregos.

No MS temos 98 cooperativas divididas no ramos Agropecuário, consumo, crédito, educacional, produção, turismo e lazer, infraestrutura, saúde, trabalho e transporte, atendendo aproximadamente 125 mil cooperados e gerando mais de 5 mil empregos.

80% do algodão e mais de 60% da soja e do milho são produzidos por produtores que são cooperados de uma cooperativa agrícola do estado. Por outro lado, praticamente 100% da suinocultura e 25% do leite produzido no estado são de cooperativas.

Temos enormes desafios a vencer. No campo tributário para as cooperativas exportadoras, no campo do conhecimento e treinamento para as cooperativas de saúde e no campo da escala para as cooperativas de credito, necessitamos do apoio e do trabalho da Assembleia Legislativa, depositamos nos senhores nosso sonho de dias melhores, pois sabemos que Cooperativas Constroem um Mundo Melhor, também aqui no nosso Mato Grosso do Sul.

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.