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Vencedores do Prêmio Cooperjovem fazem imersão na história do cooperativismo

Vencedores do Prêmio Cooperjovem fazem imersão na história do cooperativismo

Logo após serem premiados em cerimônia realizada em Brasília na última terça-feira, os seis alunos e três professoras vencedores da edição 2013 dos prêmios Redação e Professor - respectivamente - do programa Cooperjovem seguiram em viagem ao Rio Grande do Sul.

Como parte da premiação, o passeio foi cuidadosamente planejado para oferecer a eles uma verdadeira imersão na história do cooperativismo brasileiro. Para isso, o destino escolhido foi o município de Nova Petrópolis, distante cerca de 150 km da capital gaúcha. Lá nasceu a cooperativa de crédito mais antiga e em funcionamento no País até hoje: a Sicredi Pioneira.

Mato Grosso do Sul esteve presente, sec lassificando em 3º lugar no 6º Prêmio Nacional Professor Cooperjovem com o PROJETO: BAÚ LITERÁRIO DO COOPERATIVISMO – objetivo: construir o conceito de cooperativismo por meio do entendimento e atuação da comunidade escolar na escola municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin. Apoiadora: Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema Ltda (Coopavil). A professora Elaine da Silva Santana Santos que foi a premiação representando a escola, se diz muito lisonjeada pelo prêmio. "É um reconhecimento a todos a escola, tanto alunos como professores"

A primeira parada do grupo foi na comunidade de Linha Imperial, onde se localiza a Cooperativa Escolar dos estudantes da Escola Estadual Padre Amstad (Cooeamstad). Nela, alunos do ensino fundamental se uniram para atuar no ramo da confecção de biscoitos caseiros. Em seguida, partiram para a Cooebompa - Cooperativa Escolar dos Estudantes da Escola Bom Pastor, onde, desta vez, foram recebidos por alunos do ensino médio que atuam com artesanato.

Em ambas as cooperativas, o modelo inovador de projeto pedagógico é sinônimo de sucesso total e absoluto. Segundo diretores dos colégios, inclusive o rendimento escolar das crianças e adolescentes em sala de aula foi melhorando após a constituição das cooperativas.

"Foi incrível ver como os alunos se envolvem com o projeto", declarou a professora Daniela Benedet, uma das vencedoras. Para a gerente de Promoção Social do Serviço Nacional d Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maria Eugênia Borba, o mais interessante é a interdisciplinaridade, trabalhada de forma transversal nas escolas.

"Ao redigir uma ata de reunião, os alunos estão estudando português; ao exercerem a contabilidade da cooperativa, estão colocando em prática a matemática e assim por diante, além de diversos outros conhecimentos. É um crescimento pedagógico sem preço", afirma a gestora.

Ainda segundo Eugênia, a ideia não é replicar o modelo visitado, mas sim aprender com as boas práticas aquilo que pode ser inserido na execução do programa Cooperjovem: "A metodologia da pedagogia por projetos é algo maravilhoso e que, sem dúvida, podemos aproveitar. Essa é a nossa expectativa com relação a este grupo de professores que trouxemos para cá e os demais que já desenvolvem o programa em seus estados".

No período da tarde, o grupo foi recebido na sede da Sicredi Pioneira, onde os participantes tiveram uma visão detalhada sobe o trabalho do padre Theodor Amstad, fundador da cooperativa, ai da no século XIX. "Impressionante!", exclamou entusiasmada uma das jovens vencedoras.

Ao longo desta quinta-feira, o grupo terá a oportunidade de conhecer e visitar, também, a sede da primeira faculdade de cooperativismo, a ESCOOP, localizada em Porto Alegre.

Fonte: sistema OCB

 

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