NOTÍCIAS
Abertura da XI Semana do Cooperativismo reúne mais de700 pessoas em Dourados

Abertura da XI Semana do Cooperativismo reúne mais de700 pessoas em Dourados

Na noite do dia 23 de junho, a cidade de Dourados recebeu a abertura da XI Semana do Cooperativismo, que é promovida pelo Sistema OCB/MS em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo.

O evento contou com a presença de autoridades, lideranças cooperativistas e políticas, que foram recebidas pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis que fez uma homenagem ao Sakae Kamitani, presidente da Copasul, que faleceu em janeiro desse ano.

“Esse vídeo mostra a importância de seu Sakae para o cooperativismo do nosso Estado e este ano é o primeiro Dia Internacional do Cooperativismo que passamos sem ele, que com certeza estaria na primeira fila”, lembrou Régis. O presidente ainda fez uma apresentação sobre os números do cooperativismo, no mundo, no Brasil e em especial no Mato Grosso do Sul.

O governo do estado lançou o Procoop- Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo no Mato Grosso do Sul durante o evento e o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck apresentou o programa.

“Há dois anos o governador Reinaldo disse que o cooperativismo era importante para a nossa economia e nos solicitou um programa para fomentar esse modelo econômico. O Procoop é uma ação conjunta do governo com a OCB/MS, pois conhecendo melhor o cooperativismo aprendemos que o melhor é sempre fazer juntos”, declarou o secretário.

Logo após ocorreu a assinatura do termo de cooperação técnica que entre si celebram a Secretaria Semagro e Sistema OCB/MS.

Demais autoridades prestigiaram o evento e enalteceram a importância do cooperativismo na economia e sociedade, como o presidente o deputado estadual, Professor Rinaldo, a prefeita de Dourados, Délia Razuk, o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, Chefe Geral da Embrapa Agropecuária, Guilherme Asmus, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul, Ricardo Sena.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, comentou mais sobre o Procoop e destacou as ações que serão implementadas. “Vivemos a maior crise econômica no Brasil e o MS foi um dos poucos Estados que conseguiu produzir e o cooperativismo contribuiu com isso, pois é um modelo de negócio viável para diversas atividades e temos que fomentar cada vez”, declarou o governador.

Na sequência, o advogado Guilherme Frederico de Figueiredo Castro lançou o livro “tributação das sociedades cooperativas”, que extraiu conclusões interessantes quanto aos que lidam com essa matéria no dia a dia da experiência jurídica.

“Atendemos cooperativas há muitos anos e vemos a dificuldades nessa área e por isso foi o meu tema de pesquisa no mestrado e agora tenho muita satisfação em lançar o livro”, declarou o advogado.

Logo após, doze cooperativas receberam o certificado de Responsabilidade Social pela participação na modalidade: Arrecadação de Alimentos do XXIII Ticoop- Torneio de Integração Cooperativismo.

Esse torneio ocorre durante os dias 24 e 25 de junho em Dourados, com 18 modalidades e cerca de 700 atletas. Na abertura, as delegações desfilaram e fizeram o juramento do atleta.

Para encerrar a noite, o renomado Roberto Rodrigues proferiu a palestra “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro - Cenários do Cooperativismo Contemporâneo", que apresentou um panmorama geral do mundo com as mudanças políticas. "O cooperativismo se apresenta como uma alternativa viável economicamente e possível sustentável".

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.