NOTÍCIAS
Bora Cooperar por um mundo melhor

Bora Cooperar por um mundo melhor

  • Nenhum

 

Campanha SomosCoop de 2025 busca conectar o tema do Ano Internacional das Cooperativas e mostrar os benefícios do coop

Em março, o Sistema OCB, por meio do movimento SomosCoop, lança a campanha nacional Bora Cooperar por um mundo melhor. A iniciativa tem como objetivo engajar a sociedade na construção de um mundo mais justo e sustentável por meio do cooperativismo e conta também com a mobilização das Organizações Estaduais (OCEs), das cooperativas e dos cooperados. O tema escolhido faz referência ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento às contribuições do movimento no desenvolvimento de comunidades, na promoção de inclusão social, sustentabilidade e justiça social, além de ser uma solução considerada eficaz para os desafios sociais, econômicos e ambientais globais.

Assim, o mote da campanha foi pensado para reforçar a essência do cooperativismo, ou seja, de um modelo de negócios que se concentra nas pessoas e não no capital ou no lucro por si só. A intenção é expressar essa visão e destacar que um mundo onde todo mundo coopera é mais inclusivo e cada pessoa tem voz, acesso a oportunidades e pode prosperar. As cooperativas são protagonistas nessa transformação e a campanha quer mostrar que quando se coopera, também se constrói um futuro melhor.

Dividida em três fases e produzida com conteúdos inspiracionais, as peças mostram o impacto das cooperativas na vida das pessoas e reforça a atuação do movimento em ações socioambientais. São vídeos, spots institucionais, posts para as redes sociais, ações de merchandising, inserções em programas de televisão aberta e por assinatura, brandeds contents e uma landing page de campanha interativa dentro do site somos.coop.br.

As peças em vídeo reúnem pessoas de diferentes perfis da sociedade e compartilha as visões sobre o que significa um mundo melhor para elas. A partir de suas respostas, a mensagem principal se revela: as cooperativas são o caminho para transformar essa perspectiva em realidade, além de promover um futuro mais justo, colaborativo e sustentável.

Nas ações estratégicas de merchandising, programas de grande audiência como o Mais Você, da Rede Globo de televisão. A apresentadora Ana Maria Braga e seu parceiro Louro José vão trocar ideias sobre como as cooperativas ajudam a construir um mundo mais justo e colaborativo, destacando o carimbo SomosCoop, para mostrar como consumir produtos de cooperativas é uma forma de todos participarem dessa transformação. Além disso, personalidades importantes como Carlinhos Brown, Thaynara OG, João Vitor de Paiva, Glória Pires, e Glenda Kozlowski vão utilizar seus perfis no Instagram com provocações sobre o

que faz um mundo melhor, convidando seus seguidores para responder ao questionamento e gerar engajamento, compartilhamento e difusão do tema da campanha e do Ano Internacional das Cooperativas.

Durante as celebrações do #CoopsDay, no dia 5 de julho, serão realizadas projeções em prédios icônicos de grandes capitais do Brasil, em todas as regiões. A ação pode ser replicada pelas OCEs e pelas cooperativas em suas cidades a partir dos materiais que serão compartilhados pelo Sistema OCB Nacional.

Conheça melhor cada uma das fases da campanha:

  • Fase 1 (março a junho) - Inspiracional: planejada para sensibilizar o público de que as cooperativas constroem um mundo melhor por meio da cooperação e reforça o convite para sociedade fazer parte com a chamada "Bora Cooperar por um mundo melhor?" O intuito é estimular reflexões sobre o impacto positivo do cooperativismo.
  • Fase 2 (julho a setembro) - O impacto das cooperativas: apresentará casos concretos de como as cooperativas estão promovendo um mundo melhor. Histórias reais e projetos transformadores vão ser compartilhados para reforçar o impacto do movimento. Essa ação será robusta e percorrerá o país de Norte a Sul, com produção fotográfica nas cooperativas e coleta desses relatos inspiradores;
  • Fase 3 (outubro a dezembro) - Cooperativismo e ESG: dará ênfase ao papel do movimento na liderança de um futuro que se preocupa com o meio ambiente. Serão abordadas iniciativas alinhadas às práticas ESG, tendo em vista a realização da COP30 no Brasil e o compromisso com do modelo de negócios com a responsabilidade socioambiental.

A participação ativa das cooperativas é considerada essencial para ampliar o alcance e fortalecer o impacto do cooperativismo em todo o Brasil. Para apoiar a divulgação da campanha, o Sistema OCB oferece um enxoval completo de materiais , disponível na Central da Marca SomosCoop. Além de incentivar o compartilhamento dos conteúdos oficiais das redes do SomosCoop, essa iniciativa permite uma ação coordenada de comunicação, que garante a cada organização materiais personalizados para suas próprias estratégias e investimentos em mídias regionais. Para mais informações visite somos.coop.br e acompanhe as novidades nas redes sociais do SomosCoop.

Juntos, podemos levar a mensagem do cooperativismo ainda mais longe

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.