NOTÍCIAS
Coamo está entre as melhores do agronegócio deste ano

Coamo está entre as melhores do agronegócio deste ano

Depois de cinco tentativas de criar uma cooperativa em Campo Mourão, em 1970 nasceu a Coamo, hoje a maior da América Latina, primeira colocada no segmento Indústria de Soja e Óleos do ranking Melhores do Agronegócio 2015, como no ano passado. E agora também o prêmio Campeã das Campeãs de 2015.

 
“Quando começamos, eram 79 agricultores, todos da região de Campo Mourão. Hoje, são no total 27,7 mil cooperados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul”, diz José Aroldo Gallassini, presidente da então Cooperativa Agropecuária Mourãoense. No ano passado, foram 7 milhões de toneladas de grãos e fibras recebidas dos produtores.
 
Primeiro, começaram plantando trigo. Depois, compraram tratores, passaram a oferecer assistência técnica, admitiram agrônomos, foram atrás de sementes de soja no Rio Grande do Sul, além de investirem em armazenagem e unidades de processamento. Hoje, são duas indústrias de esmagamento de soja, que juntas têm capacidade de processar 5 mil toneladas ao dia.
 
Com um pé fincado no sul do país, firma-se no Centro-Oeste. “Estamos terminando o estudo de viabilidade econômica de uma indústria de esmagamento de soja em Mato Grosso do Sul, com capacidade de 3.000 toneladas ao dia”, diz Gallassini.
 
 A Coamo terminou recentemente as obras de um moinho de trigo com capacidade para 500 toneladas ao dia. Possui uma indústria de torrefação e moagem de café. Fabrica óleo bruto, óleo refinado e margarunas de diveros tipos. Exporta e beneficia fibra de algodão. A reportagem completa você lê na edição do Anuário do Agronegócio 2015. Nas bancas a partir do dia 23 de outubro. (Fonte: Globo Rural)

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.