Fóruns regionais serão retomados a partir de maio
Os diretores da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) definiram, durante sua reunião ordinária, realizada em Brasília, nesta semana, as datas das próximas edições do Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB. Os objetivos são promover um alinhamento estratégico com o grupo e definir as prioridades baseadas no Plano Estratégico 2015-2020, que visa à superação dos desafios do cooperativismo.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a diretoria precisa ouvir a base cada vez mais. “Temos de saber o que ela precisa, conhecer seus gargalos e os caminhos a serem percorridos”, afirma Márcio Freitas. “É uma estratégia da diretoria, manter esse fórum qualificado e permanente e, assim, reforçar a capacidade de ajustar estrategicamente o Sistema”, declara o presidente.
O evento deverá reunir presidentes e superintendentes das organizações estaduais, além de conselheiros fiscais e de administração das unidades. A programação é a seguinte:
- Região Norte: dias 7 e 8 de maio, em Palmas/TO;
- Região Nordeste: 21 e 22 de maio, em Salvador/BA;
- Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: 11 e 12 de junho, em São Paulo/SP.
SAIBA MAIS – Em 2012, essa nova forma de gestão foi implantada. Assim, cada região do país ganhou um diretor para lhe representar. Com isso, o Fórum também serve para a prestação regionalizada de contas de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. As lideranças estaduais também elencam suas demandas. O resultado da consolidação dessas necessidades servirá de subsídio para o direcionamento das atividades sistêmicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável do cooperativismo.