
I Fórum de Presidentes e Dirigentes ocorre na Casa do Cooperativismo
Dando continuidade a programação da VII Semana do Cooperativismo, no dia 05 de julho ocorreu o I Fórum de Presidentes e Dirigentes, que visou debater e trocar experiências sobre os temas que mais preocupam as cooperativas na atualidade.
O tema do fórum foi governança corporativa, pois o líder cooperativista contemporâneo tem inúmeros desafios na gestão da cooperativa. O maior deles é levar a cooperativa a se colocar no mercado de maneira tão ou mais eficiente e competitiva do que as empresas com as quais disputa a preferência dos consumidores. E fazer isso sem abandonar sua essência social e de gestão participativa.
A primeira palestra foi com o economista Roberto Macedo palestrou sobre os Cenários da Economia Brasileira. Macedo destacou que o cooperativismo se mantém forte, pois está ligado a setores sólidos e vê com otimismo o cenário econômico atual, mesmo em tempos de crise. “Este momento pode ser oportuno para o cooperativismo, que nunca pode esquecer-se de agregar valor ao seu produto”.
Logo após, o professor Joaquim Rubens, da FGV, falou sobre Governança Corporativa. Ele frisou que os modelos de negócios estão mudando e com isso a forma de gestão também. E colocou um grande questionamento: como conduzir um negócio nesse ambiente competitivo, quando as decisões coletivas são necessárias?
Para ele, há quatro pilares da gestão corporativa: decisão coletiva, direcionamento estratégico, capacidade de gestão e controle externo e interno. “Há uma evolução das organizações modernas e o cooperativismo acompanha essa tendência, a maior dificuldade é lidar com a heterogeneidade do setor”.
Para encerrar o fórum, ocorreu a AGE- Assembleia Geral Extraordinária que alterou o estatuto da OCB/MS, no capítulo da Governança, adequando-o ao modelo adotado no Sistema Nacional.