
Mais de 2 mil pessoas participam do Dia C na Vila Almeida em Campo Grande
- Nenhum
A ação ocorreu em outras 14 cidades de Mato Grosso do Sul
Com o lema “Juntos construímos um mundo melhor”, o Dia de Cooperar (Dia C) levou neste sábado (30) serviços gratuitos, atividades culturais e muito lazer para os moradores do Bairro Vila Almeida, em Campo Grande. Organizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul (Sistema OCB/MS), a ação social reuniu mais de 2 mil pessoas ao longo do dia e mobilizou cooperativas e instituições parceiras em um grande esforço coletivo de cidadania.
A expectativa da organização era realizar mais de 2.000 atendimentos até o fim do evento, meta que não só foi alcançada, como superada, com cerca de 2.500 pessoas atendidas somente em Campo Grande. A programação contou com serviços de saúde, oficinas educativas, orientações financeiras, atividades físicas e até cinema infantil, promovendo acesso a informação, lazer e cidadania para a comunidade. Além da Capital, o Dia C aconteceu simultaneamente em outras 18 cidades de Mato Grosso do Sul: Naviraí, Angélica, Maracaju, Deodápolis, Novo Horizonte do Sul, Batayporã, Anaurilândia, Nova Andradina, Jaraguari, Douradina, Amambai, Três Lagoas, Caarapó, Terenos, Corguinho, Dourados, São Gabriel do Oeste, Mundo Novo. Além dessas cidades, as ações do Dia C também são realizadas em outros momentos ao longo do ano pelo cooperativismo sul-mato-grossense, alcançando mais de 80% dos municípios do estado, evidenciando a capilaridade e o impacto social das cooperativas em todo o território estadual.
Em Campo Grande, a estrutura montada na Vila Almeida ofereceu atendimentos com nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, além de atividades culturais como contação de histórias, oficinas de pintura, educação financeira e brincadeiras para o público infantil. Uma sala de cinema foi montada para exibir filmes voltados ao público infantojuvenil.
A mobilização da população foi um dos destaques do evento. A dona de casa Márcia Assis, moradora da Vila Almeida, levou o neto Gabriel, de 12 anos, para aproveitar o dia de atividades. “Achei tudo muito bonito. O Gabriel participou das oficinas, brincou com os personagens e viu um filme. Aproveitei para tirar dúvidas sobre alimentação com a nutricionista. Foi muito importante ver essas empresas e instituições aqui, perto da gente, ajudando e explicando o que fazem. A gente se sente valorizado”, relatou emocionada.
A ação também contou com a participação de importantes parceiros como o CRAS do Zé Pereira, Procon-MS, a Liga do Bem, que encantou as crianças com personagens de super-heróis, e a SEJUSP, que ofereceu o serviço de emissão de documentos de identidade à população.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Regis, o Dia C reforça o papel transformador do cooperativismo em um ano simbólico. “Este é o Ano Internacional das Cooperativas, uma data que reforça o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida das comunidades. O Dia C é a prova de que juntos podemos construir um mundo melhor, com solidariedade, parceria e responsabilidade social”, destacou Regis.
Já o coordenador de Promoção Social do Sistema OCB/MS, Renato Marcelino, ressaltou o envolvimento das cooperativas com o território onde atuam. “As cooperativas têm esse compromisso com a comunidade. O Dia C é uma demonstração prática de como o cooperativismo vai além da atividade econômica. Estamos falando de gerar impacto social positivo, levando serviços essenciais, informação e cuidado para quem mais precisa”, afirmou.
Sobre o Dia C
Criado em 2009, o Dia de Cooperar é a principal iniciativa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro. Organizado pelo Sistema OCB, o projeto mobiliza milhares de cooperativas em todo o país em torno de ações voluntárias, com foco no desenvolvimento sustentável e na inclusão social.
Para acessar as fotos do evento, clique aqui.