NOTÍCIAS

MT terá a 2ª Faculdade do Cooperativismo do país

No dia 30 de abril de 2015 os presidentes das cooperativas registradas no Sistema OCB/MT durante a AGO – Assembleia Geral Ordinária - aprovaram por unanimidade a implantação da Instituição de Ensino Superior e Pesquisa do Cooperativismo e autorizaram a participação do Instituto como mantenedor da Instituição. Assim a FEPCOOP – Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo - entra numa nova etapa do projeto, que teve início em 2009, quando se discutia a necessidade de um ensino superior voltado para atender as cooperativas de Mato Grosso, parcerias e outros estados. A expectativa é de que em 2017 a segunda faculdade voltada para o cooperativismo no Brasil receba sua primeira turma. Hoje, só existe a ESCOOP – Escola Superior do Cooperativismo, no Rio Grande do Sul. A faculdade vai funcionar na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá.

“Este é um momento histórico para mim como dirigente dessa Organização e vejo como um fato fantástico, e estamos de parabéns, pois isso demonstra maturidade para o nosso negócio”, salientou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele acredita que “estamos resgatando aquilo que deveríamos sempre fazer nas nossas organizações, no nosso país, que é criar cidadania educando as pessoas para ser um bom cidadão. O ser humano foi feito para ser feliz e temos que nos educar até para ser feliz, senão a gente não sabe a extensão dessa palavra, por isso eu vejo que o Sistema OCB de Mato Grosso e as cooperativas vivem um momento histórico, caminhando com a educação”.

 

Para a assessora estratégica do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba, responsável pelo processo da FEPCOOP, “vivemos um momento extremamente importante para o cooperativismo. Estamos dando o passo inicial para a construção de ensino superior corporativo, pensando em conteúdo, em identidade cooperativa,  já que o sistema convencional de ensino, infelizmente não oferece essas condições para o mundo cooperativo”. Dalabarba explica, que “apesar de ser um processo longo a construção de uma instituição, onde o MEC (Ministério da Educação) é extremamente burocrático na aprovação desses projetos, tenho certeza que vai alavancar o cooperativismo no estado”.

 

 Fonte: OCB/MT

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.