Mulheres se destacam no cooperativismo sul-mato-grossense
- Nenhum
O cooperativismo brasileiro desempenha um papel fundamental no fortalecimento da participação feminina. Cada vez mais, mulheres assumem posições de liderança dentro das cooperativas, refletindo sua competência, força e contribuição significativa para o movimento cooperativista. No Brasil, as mulheres representam 41% dos mais de 20 milhões de cooperados, de acordo com o Anuário do Cooperativismo, divulgado pelo Sistema OCB. Em Mato Grosso do Sul, o cenário não é diferente, segundo os dados do Panorama do Cooperativismo, realizado pelo Sistema OCB/MS, as mulheres respondem por cerca de 42% dos cooperados, e são maioria entre os colaboradores de cooperativas, compondo 55% do quadro funcional.
Nos cargos de liderança, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço em todos os sete ramos do cooperativismo. Atualmente, 12 mulheres ocupam cargos de presidente ou vice-presidente em cooperativas com sede em Mato Grosso do Sul. Além destes cargos de liderança, há 62 mulheres presentes em Conselhos de Administração e 77 em Conselhos Fiscais de cooperativas.
Na busca por qualificação e formação profissional, as mulheres também se destacam, representando cerca de 44% do total de participações em atividades de desenvolvimento profissional executadas com o apoio do Sescoop/MS, o braço educacional do Sistema OCB/MS. A maior procura feminina por qualificação vem dos ramos Trabalho, Produção de Bens e Serviços, onde 92,31% da procura é de mulheres; saúde com 65,34% e crédito, com 60,23%.
Elas Pelo Coop
O Sistema OCB/MS tem o compromisso de impulsionar a participação feminina no cooperativismo.
Desde 2023, a Casa do Cooperativismo promove o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, um evento que reúne mulheres vinculadas a cooperativas do estado, e proporciona um espaço de troca, aprendizado e incentivo às lideranças femininas. Este ano, o III Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas será no dia 20 de março, com palestras e workshop.
A partir do Encontro, foi criado o comitê gestor regional Elas Pelo Coop de Mato Grosso do Sul, uma iniciativa derivada do Comitê Elas Pelo Coop, do Sistema OCB, que incentiva o protagonismo feminino no setor, com formação profissional e ações no decorrer do ano, com o objetivo de inspirar, motivar e fortalecer a comunidade feminina, destacando histórias de superação e sucesso entre as cooperadas e colaboradoras de cooperativas.