NOTÍCIAS

“O protagonismo feminino rende um futuro melhor” foi tema do 2º Summit Mulher no MS

 

 

Evento promovido pelo Sicredi reuniu cerca de 200 mulheres

 

No dia 27 de outubro, ocorreu o 2º Summit Mulher, promovido pelo Sicredi e reuniu cerca de 200 lideranças das sete cooperativas que fazem parte da Central Sicredi Brasil Central, contemplando os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Oeste da Bahia.

O evento com o tema “O protagonismo feminino rende um futuro melhor”, teve três blocos: o passado com a ancestralidade, o presente com as conquistas e o futuro com o planejamento. O primeiro painel “Honrando nossas ancestrais” foi ministrado por Gisele Gomes, doutoranda e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, embaixadora da Rede Global de Mulheres Líderes/WOCCU e colunista da Revista Aldeia sobre o tema mulher.

“O futuro é ancestral, revisitamos o nosso passado e nossas origens para construir a nossa história”, destacou Gisele, que ainda explanou como a trajetória de todas as mulheres impactam e inspiram outras mulheres.

Ana Paula Candeloro, advogada, pós-graduada em Finanças Sustentáveis e mestre em Liderança em Sustentabilidade, especialista em Governança Corporativa, fundadora e CEO da YIESIA- Aceleração de Negócios Sustentáveis e membra do Comitê de Riscos do Banco Sicredi ministrou o painel “Liderança Feminina”. Ela compartilhou a sua experiência de 30 anos no mercado financeiro e a lições que aprendeu, uma delas: “Nunca perder a conexão com a questão humana e o propósito interior”.

A programação continuou com o painel “Fortalecendo as conquistas – Na Roda com Elas”, ministrado por Eloisa Ribeiro, psicóloga e coach de carreira, pós-graduada em Gestão de Pessoas e em Gestão Empresarial e facilitadora em processos de desenvolvimento de liderança e em temáticas do universo feminino. Neste momento, várias mulheres compartilharam suas histórias de inspiração.

No período da tarde, o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira facilitou o painel “Fortalecendo as conquistas HeforShe – liderança autêntica”, que também contou a participação de liderança femininas do Sicredi. “O Sicredi acredita que o desenvolvimento da liderança feminina é fundamental para o nosso negócio e também atende o ODS 5 de Igualdade de Gênero do Pacto Global da ONU”, destacou o presidente.

E para encerrar, o painel “Desenhando o Futuro”, com Ana Fontes, empreendedora social, fundadora da Rede Mulher empreendedora e do Instituto RME, Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, vencedora do Prêmio Executivo Valor 2023 na categoria Empreendedorismo Social.

“Mesmo as mulheres sendo 52% da população, 50% dos empreendedores e 80% das decisões de compra das famílias, ainda são sub-representadas em ambientes de poder, como apenas 17% na política, 14% na alta liderança, 10% do judiciário e apenas 6% nos conselhos”, evidenciou Ana Fontes.

Ela ainda trouxe mais características do empreendedorismo feminino. “Nasce uma criança, nasce uma mãe, nasce uma empreendedora. A maternidade é o gatilho para empreender”. Ana Fontes ainda mostra porquê investir em mulheres é um bom negócio para sociedade. “A mulher investe no bem-estar da família, na educação dos filhos e emprega outras mulheres, empresas com mulheres são mais lucrativas”.

O Summit ainda teve como mestre de cerimônia, a jornalista Jaqueline Naujorks, uma das lideranças da Rede Mato Grossense de Televisão, que possui mais de 1 milhão de seguidores no TikTok e é ativista de assuntos do universo feminino.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.