
Operacões de crédito crescem mais nas cooperativas do que nos bancos
O jornal O Empreendedor, que circula maciçamente no estado de Santa Catarina, destacou em sua edição de hoje o crescimento do interesse da população pelas operações de crédito realizadas em cooperativas. O periódico afirma que essas cooperativas “estão se tornando uma opção atraente para pequenos negócios terem acesso a empréstimos e financiamentos”. O jornal destaca, ainda, o volume de recursos e que o total dessas operações, negociado com micro e pequenas empresas, cresceu proporcionalmente mais nas cooperativas de crédito do que no sistema bancário.
“Entre 2012 e 2013, o aumento das operações via cooperativa de crédito foi de 23,8%, frente a 5,7% de alta nas demais instituições financeiras. Entre as 185 cooperativas participantes do projeto Fomento a Boas Práticas entre Cooperativas de Crédito, conduzido pelo Sebrae, o aumento foi ainda maior: 28,9%, segundo dados do Banco Central.
No ano passado, as cooperativas de crédito responderam pelo aporte de R$ 9,5 bilhões para os pequenos negócios. Aquelas que contam com apoio do Sebrae registraram R$ 6,5 bilhões em saldo de operações de crédito do total negociado por elas com o segmento de pequeno porte. O atendimento diferenciado e o custo menor propiciado pelas cooperativas de crédito são fortes atrativos para micro e pequenas empresas.”
Fonte: Sistema OCB