NOTÍCIAS
Reunião Itinerante em Corumbá debate planejamento da saúde em MS com apoio do Sistema OCB/MS

Reunião Itinerante em Corumbá debate planejamento da saúde em MS com apoio do Sistema OCB/MS

  • Nenhum

A cidade de Corumbá recebeu, na última sexta-feira (27/06), a 2ª Reunião Itinerante 2025 com temática “Desafios do Sistema de Saúde no Mato Grosso do Sul”, promovida pela Unimed Federação MS. O evento reuniu gestores, profissionais da saúde suplementar e autoridades do setor público para debater os desafios, perspectivas e estratégias de regionalização da saúde no estado. A programação contou com um workshop técnico e encerrando o dia teve a palestra do secretário de Estado de Saúde de MS, Dr. Maurício Simões Corrêa, que trouxe uma análise aprofundada sobre o cenário atual e as oportunidades para o futuro da saúde pública e suplementar em Mato Grosso do Sul.

Com apoio institucional do Sistema OCB/MS, o evento teve a presença do analista de Monitoramento, Paulo Marcos, representando a casa do cooperativismo no estado. A participação reforça o compromisso do Sistema OCB/MS com o fortalecimento das cooperativas de saúde e com os debates estratégicos que impactam diretamente o setor.

Durante a palestra, o secretário Dr. Maurício Corrêa pontuou que, apesar das diferenças entre os sistemas público e suplementar de saúde, os desafios são semelhantes, sendo a diferença principal o nível de investimento, que chega a ser quatro vezes maior na saúde suplementar. Destacou ainda a importância da regionalização como uma solução para otimizar recursos e melhorar o atendimento à população – tanto no setor público quanto no privado.

 Entre os dados apresentados, chamou atenção o crescimento populacional do estado em cerca de 12%, o envelhecimento projetado da população sul-mato-grossense, que deverá atingir 27% até 2070, e a queda na taxa de natalidade, que passou de 25% para 22% nos últimos anos. Também foi destacado o avanço na redução da mortalidade infantil em 30%, embora preocupações recentes tenham surgido, como o aumento de mortes por influenza, reflexo da baixa cobertura vacinal.

Outro ponto sensível abordado foi a estrutura hospitalar do interior do estado, onde cerca de 66% dos hospitais operam com menos de 40% da capacidade de ocupação, reflexo da falta de capital humano. Além disso, o secretário alertou que a maior parte do recurso público é consumido pela folha de pagamento: somente em Campo Grande, 81% do orçamento da saúde é destinado à cobertura salarial.

Apesar do cenário desafiador, o evento também apresentou perspectivas positivas para o setor suplementar, apontando caminhos que incluem a inovação, a integração regionalizada e o fortalecimento da gestão. A saúde, conforme enfatizou o secretário, está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico, sendo crucial pensar políticas que promovam mais eficiência e impacto social.

A Reunião Itinerante foi também um espaço de reconhecimento ao papel das cooperativas na construção de soluções sustentáveis para o sistema de saúde. O Sistema OCB/MS foi citado como importante parceiro institucional, contribuindo para fortalecer o cooperativismo da saúde no estado e apoiar as iniciativas voltadas ao crescimento regional.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.