
ALEMS homenageia o cooperativismo com Moção em alusão à Semana Coop 2025
- Nenhum
Em alusão à Semana do Cooperativismo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou nesta terça-feira, 2 de julho, uma homenagem especial ao setor, por meio da entrega de Moção de Congratulação. A solenidade celebrou a força do movimento cooperativista no estado e no país, destacando os avanços conquistados e o reconhecimento político conquistado pelas cooperativas sul-mato-grossenses.
A iniciativa foi conduzida pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOP) e autor da Lei Estadual 6.196/2024, que institui oficialmente a Semana do Cooperativismo na primeira semana de julho em Mato Grosso do Sul. A sessão contou com a presença de lideranças do cooperativismo, parlamentares estaduais, representantes do Sistema OCB/MS e autoridades. Durante a tribuna, o deputado Rinaldo ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social do estado. “Reafirmo meu compromisso com esse setor, vamos seguir fortalecendo o diálogo com o Poder Público, com foco no progresso e justiça social. A ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Um reconhecimento que reforça a relevância do cooperativismo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, destacou.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, agradeceu a homenagem e reforçou a importância do apoio do Legislativo estadual. “Esse reconhecimento público é resultado de um trabalho sério e contínuo que realizamos junto às cooperativas e à sociedade. A Frente Parlamentar tem sido um canal fundamental para promover políticas públicas, garantir segurança jurídica, incentivar a inovação e ampliar o apoio técnico às cooperativas. Ver todos os 24 deputados estaduais signatários da FRENCOOP é um orgulho para o nosso estado e um exemplo nacional de compromisso com o modelo cooperativista”, afirmou.
Mato Grosso do Sul é um dos únicos estados do Brasil em que todos os parlamentares estaduais são signatários da FRENCOOP, o que demonstra o fortalecimento do diálogo entre o Parlamento e o Sistema OCB/MS e consolida o estado como referência nacional no apoio ao cooperativismo.
Durante a sessão, outros parlamentares também se manifestaram em apoio ao movimento. O deputado Junior Mochi (MDB) elogiou a iniciativa e destacou o papel do cooperativismo no desenvolvimento regional: “Parabenizo todas as cooperativas e cooperados do Estado. O sistema cooperativo é o melhor exemplo de como empreender, desde o pequeno até o grande, promovendo oportunidades e crescimento coletivo. É uma honra ter uma frente parlamentar forte como essa em nosso estado, exaltando um modelo de sucesso no Brasil e no mundo”, pontuou.
Já o 2º vice-presidente da ALEMS, deputado Zé Teixeira (PSDB), reforçou os benefícios econômicos e sociais que o cooperativismo proporciona à população: “O cooperativismo traz vantagens que muitas vezes a sociedade desconhece. Ele transforma a vida das pessoas, gera renda, emprego e oportunidade. É um modelo que merece cada vez mais apoio e valorização”, disse.
A atuação do Sistema OCB/MS na articulação institucional foi destacada como essencial para a consolidação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento das cooperativas no estado. A homenagem na ALEMS integra a programação da Semana do Cooperativismo 2025, que também inclui ações como o tradicional TiCoop e outras atividades voltadas à celebração da data.