
Semana de Competitividade 2025 reforça protagonismo da comunicação no cooperativismo brasileiro
- Nenhum
Entre os dias 9 e 11 de junho, Brasília recebeu um dos maiores encontros de comunicação do cooperativismo brasileiro: a Semana de Competitividade 2025, promovida pelo Sistema OCB. O evento, que é referência nacional, reuniu mais de 800 comunicadores, profissionais de marketing, lideranças, influenciadores, especialistas e representantes das Organizações Estaduais (OCEs), em uma programação intensa voltada para inovação, tendências e fortalecimento da comunicação no setor cooperativista.
O Mato Grosso do Sul esteve representado por uma delegação com 15 participantes de 10 cooperativas, e da equipe de comunicação do Sistema OCB/MS. A delegação participou ativamente dos três dias de atividades, que foram marcados por trilhas de conteúdo, laboratórios práticos, momentos de networking e palestras com grandes nomes do mercado, abordando os desafios e as oportunidades da comunicação no cooperativismo.
A gerente-geral do Sistema OCB/MS, Ariane Zen, destacou a importância da participação no evento para o fortalecimento da comunicação das cooperativas no estado. “Estamos no Ano Internacional das Cooperativas, e esse é um momento fundamental para pensarmos juntos em estratégias de como fortalecer o cooperativismo em nossas comunidades. Aqui, entendemos como a comunicação tem papel essencial para gerar valor ao cooperativismo, tanto na construção de marca quanto na aproximação com a sociedade.”, afirmou.
A programação da Semana de Competitividade foi intensa e repleta de conteúdos relevantes, com trilhas temáticas que abordaram Planejamento e Dados, destacando a importância da comunicação baseada em informações estratégicas; Marketing, com foco em comportamento do consumidor, estratégias digitais e campanhas de impacto; Comunicação Institucional, que tratou de reputação, gestão de crise e fortalecimento das marcas; e Branding, trazendo reflexões sobre a construção de marcas fortes, alinhadas à cultura organizacional e aos públicos.
Além dos painéis e palestras, os participantes também tiveram a oportunidade de vivenciar os Labs Práticos, espaços de imersão onde puderam aplicar conceitos, gerar discussões, provocações, insights e acessar ferramentas que, sem dúvida, vão impactar diretamente no fortalecimento da comunicação das cooperativas. Esses momentos foram fundamentais para troca de experiências e para conhecer cases de sucesso que fazem a diferença tanto no mercado quanto no ambiente cooperativo.
Para Jackelyne Brites, gestora de Comunicação e Marketing da Unimed Campo Grande, participar da Semana de Competitividade foi uma experiência enriquecedora. “Participar da Semana de Competitividade superou as minhas expectativas. É sempre muito importante estarmos em eventos que nos atualizam sobre as novidades do mercado de comunicação e marketing, mas é ainda mais valioso quando isso acontece dentro do nosso próprio ramo, que é o cooperativismo. Foi um encontro realmente enriquecedor, que vai contribuir muito para aprimorar a comunicação e fortalecer ainda mais a nossa marca dentro da cooperativa”, destacou.
O encerramento da Semana foi conduzido pela superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, que reforçou em sua palestra o papel estratégico do Sistema OCB na articulação, formação e fortalecimento do cooperativismo no país. Tânia destacou também a importância da comunicação como instrumento de transformação e anunciou a criação da Rede Comunica Coop, que consiste na transformação do grupo de WhatsApp dos comunicadores da Semana em uma comunidade permanente.
A Comunica Coop nasce com o propósito de fortalecer as conexões, gerar colaboração contínua, compartilhar boas práticas e impulsionar a comunicação cooperativista em todo o Brasil, unindo em uma única rede, profissionais de comunicação das cooperativas, das organizações estaduais e da unidade nacional do Sistema OCB.