NOTÍCIAS
Semana do Cooperativismo é celebrada na Assembleia Legislativa de MS com presença de lideranças e parlamentares

Semana do Cooperativismo é celebrada na Assembleia Legislativa de MS com presença de lideranças e parlamentares

  • Nenhum

 

IMG 9087Em alusão à Semana do Cooperativismo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou nesta quarta-feira (2), um evento especial reunindo lideranças cooperativistas, deputados estaduais e representantes do Governo do Estado. A iniciativa foi promovida em parceria pelo Sistema OCB/MS e pela Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (FRENCOOP), coordenada pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos).

A solenidade teve início na sala de reuniões da Presidência da Assembleia, onde o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, realizou uma apresentação institucional destacando o impacto do cooperativismo em Mato Grosso do Sul e a programação da Semana do Cooperativismo 2025.

“É um momento de reconhecer e agradecer o apoio do parlamento ao modelo cooperativista, que hoje é uma das formas mais eficientes de organização socioeconômica. O Mato Grosso do Sul tem se destacado nacionalmente pelo crescimento sustentável das suas cooperativas, que não apenas geram empregos e renda, mas promovem inclusão, inovação e desenvolvimento regional. Este espaço na Assembleia Legislativa simboliza a valorização desse movimento por todos os setores da sociedade”, afirmou Celso Régis, ao saudar os 24 parlamentares signatários da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (FRENCOOP).

IMG 9112Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, participaram do encontro o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Jaime Verruck, e o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Semadesc, Rogério Beretta. Ambos reforçaram o compromisso do governo com o fortalecimento do cooperativismo como ferramenta estratégica de desenvolvimento.

O secretário Jaime Verruck destacou o alinhamento estratégico entre o Estado e o cooperativismo. “O cooperativismo está dentro da linha de desenvolvimento do Estado. Nós acreditamos que todo esse processo tem contribuído, sobremaneira, para os indicadores favoráveis do Mato Grosso do Sul. Temos um grande exemplo disso com a Copasul, que está investindo R$ 200 milhões em uma indústria de soja em nosso território e recentemente, mostramos isso no MS Day Coop, em Cascavel, quando ficou evidente o transbordamento dos investimentos das cooperativas paranaenses no MS.”, pontuou Verruck, elogiando ainda o trabalho desenvolvido pelo Sistema OCB/MS.

IMG 9238O deputado Professor Rinaldo Modesto ressaltou a importância de uma articulação permanente entre o parlamento e o setor cooperativista. “O cooperativismo em Mato Grosso do Sul é uma referência nacional. Hoje são mais de 130 cooperativas, que geram empregos diretos para cerca de 10 mil famílias e envolvem centenas de milhares de cooperados em todo o Estado. Com o apoio da Frente Parlamentar, seguimos trabalhando para garantir que esse modelo continue crescendo”, disse

A Semana do Cooperativismo 2025, coordenada pelo Sistema OCB/MS, inclui diversas ações que valorizam o cooperativismo sul-mato-grossense. A programação conta com o tradicional Ticoop – Torneio de Integração Cooperativista, que reunirá cerca de 1.900 participantes em Dourados nos dias 5 e 6 de julho.

A relevância da data também é reconhecida pela Lei Estadual nº 6.196/2024, sancionada em janeiro de 2024, que institui oficialmente a primeira semana do mês de julho, como a Semana Estadual do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso do poder público com esse modelo de desenvolvimento justo e colaborativo.

**Acesse as fotos do evento aqui.

 

62._Frencoop_Alemstrófeu.jpeg  Coops_e_Celso.jpeg 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.