
Seminário de Líderes reúne cerca de 200 pessoas
Dia 6, o sistema OCB/MS promoveu o Seminário de Líderes, no Auditório Germano de Barros no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Esse evento encerrou o calendário de atividades do sistema cooperativista de MS e teve o objetivo de ampliar o acesso das cooperativas à formação em gestão cooperativista, liderança e gestão de pessoas, alinhada as suas reais necessidades, com foco na eficiência e na competitividade.
A abertura do evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre cooperativistas, lideranças do setor e autoridades como o senador Waldemir Moka, o deputado estadual Júnior Mochi, a secretária da Seprotur Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e o presidente da Aprosoja, Almir Dalpasquale.
Todos destacaram a importância das cooperativas para a economia estadual. O senador Moka ainda completou que o cooperativismo é um exemplo, pois é a junção de gerar e distribuir riqueza. “Fico feliz em ver que as cooperativas de Mato Grosso do Sul estão cada vez mais fortes”, declarou.
A programação do seminário começou com a palestra sobre o tema “Liderança – Construindo a melhor versão do futuro” com Carlos Hilsdorf, conferencista, economista, pós-graduado em marketing pela FGV, escritor, consultor de empresas e profundo pesquisador do comportamento humano, é considerado o mais carismático palestrante e um dos mais requisitados da atualidade.
Ele destacou a importância de saber usar o conhecimento, pois apenas a informação não traz resultado. “Vivemos a Era do Discernimento, na qual compartilhamos conhecimento”, disse. Outro ponto tratado foi a liderança, que nada mais é que a comunicação persuasiva, mas ela deixa de existir quando há enfrentamento pela parte do liderado.
A segunda palestra do dia é “Gestão de Talentos e Valores nas Organizações”, com Homero Reis, master coach, consultor master, mestre em educação coach ontológico empresarial e coaching executivo internacional. Reis destacou que tendo em vista o modelo biológico da gestão (sistemas produtivos baseados na noção de corpo), a palestra mostrou a importância da gestão de talentos e valores em organizações, a partir do conceito sistêmico de interação humana. Considerando as tendências das organizações e suas demandas profissionais, ele apresentou processos capazes de identificar como as diferenças entre as pessoas podem contribuir para alcançar ótimos resultados.
Durante o seminário ainda houve a premiação da Gincana Cooperjovem (alunos e professores) a formatura das turmas do Programa de Secretariado em Cooperativas, do Formacoop e do Programa de Líderes.
Todos os oradores de turma enfatizaram a importância dos cursos e a aquisição de conhecimento para sua formação profissional e pessoal.
“O sistema OCB/MS promove este tipo de evento para incentivar a busca pelo conhecimento e apresentar novas ferramentas aos nossos cooperativistas”, afirma Celso Régis, presidente do sistema OCB/MS.