
Sescoop comemora 10 anos de atuacão no PaÃs
O Servico Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) comemorou nesta segunda-feira (6/4) dez anos de atuacão no PaÃs, dedicado a três linhas básicas que sustentam suas atividades junto aos cooperados, trabalhadores e familiares no ambiente cooperativista. A data oficial de comemoracão será anunciada oportunamente, quando se espera conjugar a comemoracão dos dez anos de atuacão de Sescoop com o Dia Internacional do Cooperativismo, numa sessão solene, no Congresso Nacional, no inÃcio do próximo mês de julho.
Durante todo o ano, porém, as unidades do Sescoop em todo o PaÃs realizarão eventos alusivos à data. Uma mensagem do presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, faz uma análise sucinta desta década, enquanto presidentes das unidades estaduais manifestam-se sobre a instituicão e a educacão cooperativa.
Confira os depoimentos a seguir dos presidentes que fazem parte do conselho diretor e participaram, nesta segunda-feira (6/4), do Workshop de Planejamento Macroplan.
'O Sescoop é uma ferramenta ideal para o desenvolvimento dos sócios, bem como dos seus familiares por meio de profissionalizacão e capacitacão. O resultado é a melhoria na qualidade de vida destas pessoas e das comunidades próximas. O Sescoop deu um salto de qualidade na gestão das cooperativas '.
Esthério Sebastião Colnago, presidente do Sescoop/ES
'O Sescoop durante esses anos todos promoveu o cooperativismo, a capacitacão, a formacão profissional, a autogestão e o desenvolvimento social nas cooperativas e por isso se tornou referência na formacão dos cooperados. Essa década tem que ser comemorada por todos os que atuam no movimento'
Salatiel Rodrigues de Souza, presidente do Sescoop/RO
'Para as unidades estaduais o Sescoop representa mais qualidade e eficiência aliados a oportunidades para os dirigentes, funcionários, cooperados e seus funcionários.
Silvio Silvestre, presidente do Sescoop/RR
'O advento do Sescoop no Mato Grosso do Sul fortaleceu o ambiente cooperativista por meio da promocão de melhorias nos servicos prestados pelas cooperativas. O Estado foi um dos maiores beneficiados pois o maior desenvolvimento das nossas cooperativas impacta positivamente no crescimento regional. '
Celso Ramos Régis, presidente do Sescoop/MS
Â
'O Sescoop é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo. Seu nascedouro é um marco do inÃcio da profissionalizacão do segmento no PaÃs. Nesses dez anos os treinamentos foram ampliados, ocorreu uma melhoria na gestão das cooperativas e grandes investimentos na área operacional. Mais que isso, propiciou à s cooperativas uma visão do mercado internacional. Podemos dizer que o Sescoop foi a melhor coisa que aconteceu para o cooperativismo nos últimos 30 anos. '
João Paulo Koslovski, presidente do Sescoop/PR
'Em nÃvel nacional, o Sescoop vem impulsionando o desenvolvimento do sistema cooperativista enquanto promove a educacão cooperativista, pilar de sustentacão do cooperativismo. No Nordeste como um todo, o Sescoop restabeleceu o desenvolvimento sustentado das nossas cooperativas, melhorando os servicos por elas prestados. 'Â
Orlando Colavolpe, presidente do Sescoop/BA
'O Sescoop veio para consolidar a área educacional do cooperativismo brasileiro, visando à capacitacão, o treinamento, à reciclagem e à promocão social. É, com certeza, um importante instrumento para o desenvolvimento do setor cooperativista no PaÃs'.
Ronaldo Scucato, vice-presidente da OCB e presidente do Sescoop/MG
'A implementacão da autogestão no setor cooperativista foi incrementada com a criacão do Sescoop, ferramenta que levou à efetiva e plena aplicacão do 5º princÃpio do cooperativismo, ''Educacão, Formacão e Informacão', nesses 10 anos de trabalho'.
Onofre Cezário de Souza Filho, presidente do Sescoop/MT
'O Sescoop foi e vai ser o instrumento principal da promocão e do desenvolvimento do cooperativismo em suas três áreas de atuacão: formacão profissional, promocão social e monitoramento de cooperativas. Suas acões são fundamentais para a gestão e administracão mais eficiente das cooperativas'.
Roberto Coelho, vice-presidente da OCB e presidente do Sescoop/RN
Â
Â