NOTÍCIAS
Sindicato Rural de Campo Grande  premia os TOP 10 do leite

Sindicato Rural de Campo Grande premia os TOP 10 do leite

Os top 10 do Leite de 2016 foram anunciados no Sindicato Rural de Campo Grande, nesta quinta-feira (15), trazendo motivação ao setor. Lideranças e representantes de instituições rurais fizeram a entrega dos prêmios no auditório que estava lotado, com a presença de mais de 120 pessoas.

       Nivaldo Sezerino, produtor de leite há cinco anos, comemorou a terceira posição. “Eu sinto prazer na atividade e eu acredito que um dia ela ainda vai ser mais lucrativa”, afirmou o TOP 3 desta edição. Na segunda colocação ficou a Agropastoril Ferreira Igi. “Tem que ter muito amor à arte para produzir, e é o que nós temos”, disse Wilson Igi, diretor da instituição.

       Quem ficou com o certificado de Top 1 deste ano foi o produtor, Nilson Insuela Pereira Júnior, com a maior produção em 2015. “Sem leite não há vida, é por isso que eu aposto na produção. A matéria-prima é mercado, é retorno financeiro, mas também é garantia de alimentação pra população”, completou. Juntos os 10 classificados produziram mais de 1 milhão e 700 mil litros de leite no ano passado.

       Esta é a primeira edição do evento, organizada pelo Sindicato Rural de Campo Grande. O presidente, Ruy Fachini Filho, fez a abertura do evento: “O sindicato rural tem trabalhado incansavelmente para alavancar o setor. Nós já estivemos na décima produção do ranking e hoje ocupamos a décima quinta. Nós precisamos fomentar o setor e colocar o estado na posição que ele merece”, salientou.

       O vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, participou da premiação. “A atividade do leite é estratégica. Não só para o grande mas como para o pequeno produtor que consegue diversificar a renda. O produtor é um grande vencedor por buscar informação e ajudar a desenvolver o setor”.

       O secretário adjunto da Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, Jerônimo Alves, elogiou a iniciativa. “Eventos como este estimulam o produtor que está vivendo, neste momento, condições favoráveis”, afirmou.

       Nos últimos noventa dias o preço do litro do leite no estado alcançou valores históricos. Julho fechou com alta de quase 50% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Conseleite MS. Wilson Igi registrou o orgulho de poder participar da premiação.  “Está é apenas a primeira edição. Daqui dez anos já teremos uma história de premiação para contar. É um passo importante para estimular e valorizar o nosso produtor de leite que tanto se empenha para buscar os melhores resultados”, afirmou.

 

Nutrição é uma ciência, não é um ponto de vista”

A médica veterinária e doutora em nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais, Flávia Fontes, foi a palestrante da noite. Ela chamou atenção para a importância do leite na alimentação diária. Ela falou sobre os tabus criados em relação ao consumo dizendo que a “nutrição é uma ciência, não é um ponto de vista”, frase que costuma utilizar em suas palestras. A médica veterinária alerta que as pesquisas científicas trazem dados suficientes para mostrar a importância do leite no dia a dia da população.  Segundo ela, “achismos não tem lugar neste tipo de discussão. Nós temos que mostrar com base em dados de pesquisas sérias todos os benefícios que o leite traz para a saúde humana.”

 

O Julgamento

O julgamento foi feito na segunda-feira (12) por uma equipe de técnicos de várias instituições, como a OCB, Organização das Cooperativas do Brasil, Sistema Famasul e Sebrae. Foram utilizadas como critério de análise de produtividade as notas fiscais das inscrições estaduais de cada produtor.

 

A classificação do TOP 10 do Leite 2016

 

1- Milton Insuela Pereira Junior

2- Agropastoril Ferreira Igi

3- Nivaldo Sezerino

4- Ronan Salgueiro

5- Waldo Barbosa de Menezes

6- Aurora Trefzger Cinato Real

7- Jovani Batista da Silva

8- Renato Prado Medrado

9- Gentil Talgatti

10- Alberto Penze Campanha

Os TOP 10 receberam certificados, um livro sobre a produção leiteira, uma miniatura de animal Girolando além e brindes de parceiros. Participaram do evento:  Rogério Beretta (Superintendente do Senar/MS), Rodney Guadagnin (superintendente do Funar e Câmara Setorial do Leite), João Vieira de Almeida Neto (presidente do CRMV-MS),  Marco Farias (gerente regional do Sebrae/MS), Renato Junio de Sousa Marcelino (OCB/MS) e Milena Nantes (Silems).

 

 Fonte: Sindicato Rural de Campo Grande

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.