
Sistema OCB/MS oferece suporte a realização de assembleias nas cooperativas do estado
- Nenhum
Com a chegada do final do período assemblear e convicto da grande importância das assembleias, o Sistema OCB/MS forneceu suporte integral às cooperativas sul-mato-grossenses para a realização das Assembleias Gerais Extraordinárias.
Mais de 60% das cooperativas registradas no estado já realizaram as suas assembleias. Através do setor de Monitoramento, a Casa do Cooperativismo esteve presente em mais da metade das assembleias realizadas até o momento. Foram percorridos mais de 10 mil km pelas estradas de Mato Grosso do Sul, passando por Campo Grande, Dourados, Angélica, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Naviraí, Paraíso das Águas, São Gabriel do Oeste, Amambai, Ponta Porã, Maracaju e Aquidauana.
Segundo a Lei do Cooperativismo, Lei 5.764/1971, todas as cooperativas devem prestar contas aos seus cooperados até o final do mês de março, salvo exceção as cooperativas de crédito, que de acordo com a lei complementar 196/2022, podem realizar as assembleias até o final de abril.
As assembleias são o momento que marcam a participação democrática de uma cooperativa. É onde os cooperados, que também são os donos do negócio, podem decidir os rumos da cooperativa, aprovar contas, eleger dirigentes e planejar o futuro. O voto e a voz de cada um dos cooperados tem o poder de construir uma cooperativa mais forte e próspera.
A participação expressiva dos cooperados nas assembleias demonstra o impacto que o cooperativismo tem nessas comunidades. O cooperativismo não é apenas um modelo de negócio, é um modelo mais sustentável e a chave para um futuro mais justo.