Sistema OCB/MS participa da abertura oficial do Plantio da Safra de Soja 2025/2026 em Sidrolândia
- Nenhum
Na última sexta-feira (3/10), Sidrolândia foi o local escolhido para o Lançamento Nacional da Safra de Soja 2025/2026, evento que marcou o início oficial do plantio do grão em todo o Brasil. A Fazenda Recanto, em Sidrolândia, reuniu cerca de 1.200 pessoas, entre autoridades, produtores, pesquisadores e especialistas, para celebrar o protagonismo do agro em Mato Grosso do Sul (MS) e lançar as expectativas para a nova safra. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, esteve presente representando o movimento cooperativista, e destacou o papel fundamental das cooperativas no crescimento e fortalecimento da economia do Estado.
A safra 2025/2026 promete números positivos, com um crescimento de 5,9% na área plantada, alcançando 4,79 milhões de hectares, e uma expectativa de produção de 15,2 milhões de toneladas de soja, o que representa um aumento de 8,1% em relação à safra atual. Esse crescimento reforça a importância do setor agrícola para o Estado, e o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michel, não deixou de destacar o potencial de Sidrolândia, que já possui quase 300 mil hectares de soja cultivados e mais de 119 mil hectares de áreas agricultáveis.
O evento, promovido pela Aprosoja/MS, também foi uma oportunidade para debates técnicos, análises de mercado e discussões sobre as perspectivas para a safra 2025/2026. Participaram da solenidade diversas autoridades, como o secretário em exercício da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette; o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta; o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold; entre outros.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, ressaltou a importância da participação das cooperativas tanto do agronegócio, quanto as de crédito no processo produtivo. “Mais da metade da soja produzida no Brasil passa por um ente cooperado, seja na produção ou no crédito. O cooperativismo é a força do modelo econômico no cenário rural, e estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com o produtor rural”, afirmou Régis.
O lançamento da safra de soja 2025/2026 foi um evento que não apenas celebrou a força do agronegócio, mas também reforçou a importância das parcerias entre entidades e cooperativas para o crescimento sustentável do setor. Com um ambiente de otimismo e perspectiva positiva para a safra, a expectativa é de que o Brasil continue a consolidar sua posição como um dos maiores produtores e exportadores de soja do mundo.