Setembro Amarelo: “Abrace a Vida” estimula empatia e autocuidado entre jovens aprendizes
- Nenhum
Em alusão ao setembro amarelo, o Sistema OCB/MS, por meio do setor de Promoção Social, realizou a ação “Abrace a Vida”, para promover acolhimento e diálogo sobre saúde mental com os alunos do Programa Aprendiz Cooperativo. Este ano, a ação foi realizada com foco na valorização da vida e no fortalecimento dos laços interpessoais para sete turmas em Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Dourados, Naviraí e Maracaju.
Com ênfase no bem-estar emocional e nas relações humanas, o programa “Abrace a Vida”, realizado pela Psicóloga Educacional Adriany Cordeiro e pelo Analista Educacional Leonardo Augusto, promoveu uma série de atividades lúdicas voltadas à reflexão sobre empatia, reconhecimento das emoções e prática da gratidão. A iniciativa buscou incentivar os participantes a compreenderem suas próprias perspectivas e a se colocarem no lugar do outro, fortalecendo o diálogo, a escuta e o entendimento mútuo.
Um dos símbolos centrais da ação foi o girassol, escolhido por representar a felicidade, a busca pela luz e o otimismo. Assim como a flor precisa de um ecossistema saudável para florescer, a metáfora reforçou a importância do apoio e das conexões humanas no desenvolvimento pessoal.
O programa foi marcado por momentos de reflexão sobre o autocuidado e do que verdadeiramente conecta cada um à vida, solidificando o aprendizado sobre bem-estar emocional e a importância de cultivar laços, reforçando o compromisso com a formação integral dos jovens participantes.