
Sistema OCB/MS promove intercâmbio entre cooperativas de agricultura familiar
Na sexta-feira (11), em uma ação de intercooperação, o Sistema OCB/MS acompanhou a visita de cooperados da Cooperai, de Ponta Porã, à Cooplaf, em Terenos, para um intercâmbio de troca de experiências entre as duas cooperativas de agricultura familiar.
O presidente da Cooperai, Márcio Azarias David, acredita que o intercâmbio é válido para a cooperativa. “É muito importante essa visita, a gente vai levar conhecimento da Cooplaf e motivação para implantar algumas coisas boas que eles estão trabalhando aqui, que a gente ainda não está trabalhando por lá. O intercâmbio é muito importante para a cooperativa, para os cooperados e para diretoria como um todo.”
Para a presidente da Cooplaf, Maria Nelzira Cardoso da Silva Garcia, a cooperativa é uma ferramenta importante para o produtor rural. “A Cooplaf enquanto cooperativa da agricultura familiar busca organizar a comercialização do produtor que produz dentro da cooperativa, busca organizar a parte da gestão tanto interna da cooperativa, quanto do produtor. Hoje, vejo a importância de uma cooperativa, da Cooplaf, como um canal muito forte de comercialização e também algo que movimenta a economia do município e do estado.”
A vice-presidente da Cooplaf, Lucilha de Almeida destaca a importância do cooperativismo para os produtores rurais. “A cooperativa Cooplaf, da agricultura familiar, é a libertação para o produtor, uma carta de alforria onde ele tem todos os canais, desde assistência técnica, comercialização, escoamento e produção. O cooperativismo hoje é a libertação da agricultura familiar para ganhar grandes mercados e levar os nossos produtos direto à mesa das pessoas nas grandes capitais.”
Para o Analista de Monitoramento do Sistema OCB/MS Paulo Marcos, que acompanhou a visita, a intercooperação é importante para fortalecer o cooperativismo e ambas as cooperativas.