Unidades estaduais concluem discussão sobre o Planejamento Estratégico do Sistema OCB
Ao longo dos últimos três dias, representantes das unidades estaduais do Sistema OCB, estiveram reunidos para discutir a implantação do Planejamento Estratégico Sistêmico no âmbito das três casas que compõe o sistema: – Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, encerrou o evento, nesta tarde. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho que começou há vários anos. Sabemos que ainda há muita coisa para ser feita ou aprimorada e, para isso, contamos com o apoio de vocês, que representam a força de que necessitamos para que este trabalho ocorra. As cooperativas brasileiras esperam muito de nós e, por isso, nossa entrega, deve ser de alma e coração”, comenta Márcio Freitas.
O plano está sendo construído em conjunto com as unidades estaduais desde o ano passado compreende desde os cenários para o cooperativismo com horizonte em 2025, seus desdobramentos em desafios estratégicos, além da definição do papel dessas entidades no futuro e na elaboração dos planos estratégicos.
Da programação da capacitação constaram assuntos que abordam desde as etapas de construção até o desdobramento do plano institucional para as unidades estaduais e nacional, bem como as responsabilidades de cada um desses entes, conceituação de cenários, estratégia, desafios e mapa estratégico, ameaças e oportunidades, orientações gerais, indicadores, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.