Credicoamo tem Ativo Total Administrado de R$ 4,33 bilhões e sobra líquida de R$ 113,42 milhões
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Credicoamo tem Ativo Total Administrado de R$ 4,33 bilhões e sobra líquida de R$ 113,42 milhões

A Credicoamo Crédito Rural Cooperativa realizou na manhã desta quinta-feira, 24, a 32ª Assembleia Geral Ordinária (AGO). Pelo segundo ano consecutivo, a AGO foi no formato virtual, transmitida ao vivo da sede administrativa da cooperativa, em Campo Mourão (PR). Os associados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul participaram por meio de uma plataforma digital, onde votaram e aprovaram os números referentes ao exercício de 2021.  

 

O desempenho financeiro da Credicoamo no exercício de 2021 apresentou um crescimento de 27,54% na receita global, resultado de 11.681 operações de crédito, no montante de R$ 2,25 bilhões. O Ativo Total Administrado e Patrimônio Líquido, atingiu o montante de R$ 4,33 bilhões, representando um crescimento de 12,65%, e o patrimônio líquido de R$ 966,85 milhões, representando uma evolução de 13,10%, em relação ao ano de 2020. A sobra líquida e o lucro líquido gerados pelos produtos e serviços foram de R$ 113,42 milhões.

 

“Tivemos grandes desafios, que exigiram da estrutura da Credicoamo flexibilização e adequações às situações que se apresentavam, seja pela continuidade da pandemia do coronavírus ou pela frustação do milho segunda safra, impactando na economia e nas atividades e operações da Credicoamo”, diz o presidente do Conselho de Administração da Credicoamo, José Aroldo Gallassini. Ele acrescenta que a pandemia colocou restrições de atendimento presencial e a frustação do milho segunda safra, demandou atendimento diferenciado e orientativo aos associados. “Essa situação foi amplamente superada pela percepção e compreensão dos associados sobre o trabalho que a Credicoamo estava realizando”, frisa Gallassini.

 

De acordo com o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, mesmo diante deste cenário, a Credicoamo buscou alinhar inovações, crescimento sustentável, expansão e abertura de novas agências, além de constantes novidades no portfólio de produtos e serviços aos associados. “Nesse contexto, a compreensão e a participação ativa dos associados geraram o alicerce e a segurança para o crescimento que a Credicoamo vem apresentando. Com o sentimento de pertencimento dos associados, que estão, cada vez mais, transformando a sua cooperativa de crédito em seu domicílio financeiro, o ano se apresentou como o melhor ano da Credicoamo.”

 

O presidente do sistema Ocepar, José Roberto Ricken, prestigiou a 32ª Assembleia Geral Ordinária da Credicoamo. Ricken disse da preocupação do cooperativismo com a situação atual enfrentada pelo setor agropecuário e as reivindicações apresentadas ao governo federal.

 

Ele elogiou o trabalho da Credicoamo e o resultado do exercício 2021 aprovado pelos associados. “Esse modelo de integração entre o crédito e a agropecuária praticado pela Credicoamo e Coamo é um bom exemplo."

 

O presidente da Ocepar destacou a importância do cooperativismo como instrumento de transformação das pessoas e comunidades. " A vida é a gente que transforma é uma frase que os cooperados conhecem bem e para isso acontecer, a nossa missão é organizar economicamente os cooperados para que tenham renda e as condições de vida melhor, para não depender do governo. Sozinho não conseguiremos isso, mas com cooperação e junto com o cooperativismo. A soma da Credicoamo e a Coamo fazem com que o cooperativismo seja cada vez mais forte."

 

FATOS RELEVANTES –  Entre os fatos relevantes que ocorreram no exercício de 2021, destacam-se: Lançamento da LCA – Letra de Crédito do Agronegócio; credenciamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério de Estado da Economia, para o financiamento com juros equalizáveis; lançamento da nova identidade visual da marca e do novo slogan; novo site da Credicoamo; abertura de três novas agências no Paraná – Barbosa Ferraz, Cruzmaltina e Iretama; credenciamento junto ao BNDES para operacionalizar seus programas de financiamentos.

 

ASSOCIADOS E FUNCIONÁRIOS - A Credicoamo teve em 2021 um total de 2.257 novos associados admitidos, representando um crescimento de 10,79%. O quadro social encerrou o ano com 22.768 associados e 358 funcionários.  

 

AGRADECIMENTOS – “As ações diárias de todos os associados, conselheiros, diretores, funcionários, instituições financeiras, parceiros e da Coamo é que fazem a Credicoamo continuar crescendo. O nosso reconhecimento e agradecimento a todos. A nossa gratidão a Deus por conduzir os caminhos da nossa cooperativa. Contamos com o espírito cooperativista e com a parceria fundamentada no desenvolvimento de todos, para a continuidade do crescimento da Credicoamo”, comente José Aroldo Gallassini.

 

A partir do dia 02 de maio, a Uniprime Centro-Oeste do Brasil será Sicoob Unique Br
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A partir do dia 02 de maio, a Uniprime Centro-Oeste do Brasil será Sicoob Unique Br

Desde a fundação, o nosso propósito sempre foi o de melhorar a vida das pessoas. Com esse objetivo, estamos sempre nos reinventando, para que nossos cooperados possam contar com as melhores soluções e para que possam realizar sempre mais, por meio de soluções financeiras simplificadas. Por isso, no dia 31 de janeiro de 2022, resolvemos dar um grande passo em nossa jornada e, por unanimidade, os cooperados optaram pela migração da Cooperativa para o Sistema Sicoob (Central Sicoob Uni). Assim, a partir do dia 02 de maio de 2022, faremos parte do maior sistema cooperativista do Brasil, o Sicoob!

E esse é um momento histórico em nossa cooperativa. Um marco de inovação, crescimento e progresso. Em alguns meses, poderemos expandir nossa gama de produtos, aumentar nossa receita, diminuir nossos custos e trazer muito mais vantagem a todos. O melhor, é que nossa essência será mantida, pois assim como a Uniprime, o Sicoob é uma Cooperativa de crédito e, por isso, os benefícios de ser um modelo de negócios mais sustentável, que promove a educação financeira, o desenvolvimento das comunidades e a repartição das sobras ao final do exercício, já que todos que são donos do negócio, ainda serão mantidos.

Por que o Sicoob?

O Sicoob é a maior Cooperativa de Crédito do Brasil, e a sexta maior Instituição Financeira do país. Deste modo, ele está presente em um número muito maior de municípios (2.000 para sermos mais exatos), trazendo mais facilidade para os cooperados por meio de mais de 3 mil pontos de atendimento físicos, diversos canais digitais e milhares de caixas eletrônicos, que proporcionam acesso a um portfólio completo de serviços financeiros. Além disso, o propósito da Instituição, de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, está muito alinhado com o que sempre buscamos para nossos cooperados.

E na vida dos cooperados, qual a diferença?

Além da maior variedade de pontos de atendimento, os cooperados poderão dispor de novos produtos. Confira:

● Crédito Rural: proporciona acesso a linhas de crédito a qualquer momento, para cobrir os ciclos produtivos, adquirir maquinário ou fazer qualquer investimento na produção;

● Crédito Imobiliário: para quem quer realizar o sonho da casa própria com taxas mais baixas;

● Acesso a Produtos Recursos Direcionados - BNDES: para expandir mais negócios, agora dispomos de uma linha de financiamento de investimentos sob medida para empresas;

● Consignado (INSS): mais rapidez na liberação de crédito para quem é servidor público, funcionário de empresa privada ou aposentado ou pensionista do INSS;

● Fundos ANS : a Uniprime nasceu para atender a comunidade médica e, mesmo com a migração de sistemas, não poderíamos esquecer deste público tão importante para nós. Os fundos ANS são exclusivos para profissionais da saúde!

● Fundos de Ações e Multimercados: mais risco ou mais retorno? O Fundo multimercado mescla renda variável e renda fixa, para uma carteira diversificada e o melhor dos dois mundos;

● SicoobPrevi: previdência complementar com valor acessível, para quem quer garantir um futuro próspero;

● Seguros Sicoob: seguro de vida, automóvel, fiança, viagem ou residência. Uma diversidade de opções para proteger o que mais importa;

● Débito Automático: chega de pagar multa por atraso! O débito automático garante mais comodidade e menos papel;

● Convênios: o Sicoob mantém parceria com a Unimed, Uniodonto e System Farma, para que os cooperados possam ter benefícios na contratação de planos médicos, odontológicos ou na compra de medicamentos.

● Sicoob Poupança: além da facilidade de ter o dinheiro rendendo com liquidez diária, na Poupança Premiada Sicoob são realizados sorteios de carros, eletrodomésticos e prêmios de até R$20 mil reais.

● Pronampe: 80% das micro e pequenas empresas fecham no primeiro ano.

Por isso, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi criado para dar aquele empurrãozinho para essas organizações poderem alavancar.

● Sicoob Coopera: um programa de pontos em que qualquer compra pode ser retornada em mais benefício, desde itens de beleza até louças e eletrodomésticos

Sobre o Sicoob

A história do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) teve início em 2001, com a união de três cooperativas de crédito do estado do Paraná. Atualmente, o Sicoob é uma cooperativa de crédito de livre admissão que corresponde ao 13° maior grupo empresarial do Brasil e está presente em todos os estados do país. O Sicoob está organizado em três níveis que, inclusive, estão representados nos três triângulos da logomarca: as cooperativas singulares, que prestam atendimento direto aos cooperados; as centrais, que promovem a integração sistêmica das singulares; e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que representa institucionalmente o Sistema, e é responsável pelas normas, política, etc. Toda essa trajetória consolidada do Sicoob, aliada ao atendimento humanizado da Uniprime, somam esforços para um novo momento! E você, cooperado(a), contará com todas as vantagens do maior sistema cooperativo do Brasil. Continuamos juntos rumo ao desenvolvimento! Bem-vindos a esse novo capítulo da nossa história! Acesse nosso site para saber mais

Sistema OCB lança campanha de divulgação do Dia C para unidades estaduais
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Sistema OCB lança campanha de divulgação do Dia C para unidades estaduais

Comemorado desde 2009, o Dia C materializa o compromisso das cooperativas com a sociedade. Por isso, a mobilização em torno da campanha, que ocorre ao longo de todo o ano, exige sempre muito foco e determinação. Para garantir que tudo aconteça com o máximo de organização e eficiência, o Sistema OCB lançou nesta quarta-feira (23) a campanha de divulgação do Dia C para as unidades estaduais. Em reunião virtual, foram apresentadas as estratégias pensadas para integrar as cooperativas e incentivar ainda mais a prática do voluntariado.

“O Dia C é o que temos de mais bonito e o que nos difere do convencional. Faz parte dos princípios cooperativistas e buscamos, a cada ano, aumentar ainda mais o número de ações realizadas. Para isso, precisamos muito do apoio e engajamento das nossas unidades estaduais. Nós fazemos a coordenação dos trabalhos, mas quem realmente conhece a realidade de cada localidade, quem realmente faz acontecer são as unidades”, afirmou a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella.

A principal novidade deste ano é que a campanha voltará a ser realizada no formato presencial. “Após dois anos de pandemia percebemos que era preciso reorientar a estratégia para que as pessoas continuassem a ser impactadas”, disse Samara Araujo, Coordenadora de Comunicação do Sistema. Segundo ela, com a pandemia mais controlada, a vacinação avançada e a flexibilização das medidas de distanciamento social, a retomada das mobilizações presenciais do Dia C se tornaram factíveis.

O tema Atitudes simples movem o mundo continua sendo o principal slogan da campanha. Para além das ações de voluntariado e solidariedade, a missão que se pretende cumprir esse ano inclui também o estímulo a prática dos valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU); o estímulo ao desenvolvimento de mais projetos contínuos de transformação e desenvolvimento sustentável; e visibilidade junto à sociedade do impacto social gerado pelas cooperativas.

A partir do dia 14 de março, todo o material de divulgação estará disponível para download no Site do Dia C. São arquivos com a chave visual da campanha, artes para banners, cartilhas, posts, cards, anúncios e infográficos produzidos para manter a identidade e garantir uma comunicação alinhada em todo país.

Também serão divulgadas diversas publicações sobre o que é a Agenda 2030, quais são os ODSs, sua importância e relação com o cooperativismo, assim como casos de sucesso que mostram a aplicação desses objetivos na prática. As histórias de voluntariado e ações de solidariedade já realizadas em anos anteriores igualmente serão divulgadas a partir de conteúdos informativos e inspiradores.

Perspectivas da política de crédito rural e repasses do FCO são temas de reunião com o BB
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Perspectivas da política de crédito rural e repasses do FCO são temas de reunião com o BB

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, se reuniu nesta quarta-feira (23) com o vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil (BB), Renato Luiz Bellinetti Naegele, para discutir as perspectivas da política de crédito rural no país em 2022 e outros temas de interesse do cooperativismo. Um dos pontos principais tratados no encontro foi o retorno das operações de repasse do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) ao cooperativismo de crédito anunciado na terça-feira (22).  

As operações estavam suspensas desde o início do ano para adequação do BB aos parâmetros estabelecidos pela Lei 14.227/21. “Atuamos fortemente para que as operações voltassem o mais rapidamente possível, uma vez que a suspensão temporária de repasse dos recursos do FCO tem sido um ponto de grande preocupação para produtores rurais e suas cooperativas ”, afirmou Freitas.  

Ainda sobre o FCO, o presidente do Sistema OCB defendeu uma maior previsibilidade do banco administrador para a proposta de aplicação dos recursos pelo cooperativismo de crédito, além do acesso de um montante acima de 10% da programação do fundo a cada ano, dado o potencial de capilaridade do setor cooperativista no fortalecimento da política de desenvolvimento regional. “A Lei 13.682/2018 assegura o repasse de 10% do FCO por meio de cooperativas de crédito, mas temos capacidade para aumentar esse potencial e contribuir ainda mais com o crescimento econômico da região”.  

Sobre o atual cenário da política de acesso ao crédito rural e de investimentos privados ao setor produtivo, Freitas ressaltou que o ramo agropecuário já tem sentido os reflexos da suspensão temporária da contratação de linhas de financiamento equalizadas pelo governo, bem como os impactos oriundos de eventos climáticos observados em diferentes regiões do país. “Esse panorama leva o governo a adotar medidas tempestivas relacionadas ao crédito rural e também coloca em evidência a necessidade de uma política de seguro rural mais robusta”.  

Outro ponto tratado durante a reunião foi o remanejamento de recursos do Orçamento Federal do Ministério da Agricultura, publicado ontem (23) no Diário Oficial da União, com o objetivo de destravar operações de crédito rural, e a expectativa de reabertura das linhas de contratação da política agrícola, especialmente no âmbito do Pronaf.  

Como alternativa para a próxima safra, concordou-se em trabalhar estratégias conjuntas para fortalecer a parceria entre o Banco do Brasil, o cooperativismo de crédito e o cooperativismo agropecuário como protagonistas na política de acesso ao crédito rural no país. 

Também estiveram presentes no encontro a superintende do Sistema OCB, Tânia Zanella; o presidente da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Remy Gorga; o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Antonio Carlos Vagner Chiarello; e o gerente executivo da Diretoria de Governo do Banco do Brasil, José Carlos Martins da Silva, além de outras lideranças cooperativistas.  

COOASGO conquista NPS de 61 em Pesquisa que avaliou a satisfação dos cooperados
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COOASGO conquista NPS de 61 em Pesquisa que avaliou a satisfação dos cooperados

Desenvolvida em parceria com o Sescoop/MS e da empresa Colabore Educação Empresarial, a COOASGO realizou entre os meses de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, uma pesquisa para avaliar o nível de satisfação dos seus cooperados, tendo como método utilizado o Net Promoter Score, metodologia desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos clientes de qualquer perfil de empresa, onde a COOASGO conquistou um NPS de 61 pontos, classificado na escala como “Muito Bom”, ficando apenas um nível abaixo de uma avaliação de excelência.

Com um total de 168 respostas obtidas, a pesquisa foi desenvolvida atendendo também a um dos requisitos do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), cujo objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança da cooperativa, visando a sua melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

Plano de Ação

No intuito de avaliar as respostas recebidas na Pesquisa de Satisfação e com base nestas informações estruturar um plano de ação, a COOASGO desenvolveu o “Comitê de Melhorias”, que é formado por colaboradores de diferentes setores da cooperativa para discutir e elaborar estratégias e ações de melhorias para serem implantadas na cooperativa atendendo as sugestões e apontamentos feitos pelos cooperados, que foram divididos nas seguintes áreas: Atendimento; Negócios e Viabilidade Econômica; Preço; Qualidade do Serviço e Assistência Técnica e Relacionamento e Comunicação.

Além das demandas recebidas na pesquisa, todas de suma importância para a COOASGO, a cooperativa também recebeu uma quantidade significativa de feedbacks positivos, mostrando a satisfação dos nossos cooperados com o trabalho que vem sendo desenvolvido e assim como a avaliação obtida, o resultado mostra a credibilidade e a confiança do cooperado em indicar a cooperativa a outras pessoas, onde em uma escala de 0 a 10, a COOASGO obteve a avaliação máxima considerada como “extremamente recomendável” em mais de 48% do total de respostas.

Para o Diretor Presidente da COOASGO Sérgio Luiz Marcon, os resultados obtidos na pesquisa foram bastante benéficos para a cooperativa, onde as respostas que obtivemos, vão nos ajudar a trabalharmos em cima de nossas demandas, afim de continuarmos melhorando ainda mais o nosso atendimento e serviços prestados.

“Quero agradecer a todos os nossos cooperados por entenderem e atenderem ao nosso chamado com a Pesquisa de Satisfação com uma participação de bastante efetividade. Ficamos muito gratos pelo grande número de pessoas que responderam e desta forma puderam contribuir para o nosso desenvolvimento, pois isso faz com que a gente assuma a responsabilidade dentro de um plano de trabalho no intuito de melhorar ainda mais a nossa avaliação. Temos pontos a corrigir, mas também temos algumas virtudes e isso é resultado do trabalho de toda a nossa equipe de funcionários e cooperados”, destacou o presidente.

 

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