Nesta sexta-feira, 07 de junho, a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul (OCB/MS) comemora 45 anos de história, marcados por conquistas e pelo desenvolvimento contínuo do cooperativismo em Mato Grosso do Sul. Fundada em 1979 com aproximadamente 15 cooperativas registradas, a OCB/MS tem sido um pilar fundamental para o fortalecimento das cooperativas no estado, promovendo a união, inclusão, crescimento e prosperidade econômica e social.
Ao longo dessas quatro décadas e meia, a organização consolidou-se como uma referência em inovação e boas práticas cooperativistas. Inicialmente focada em apoiar e orientar as cooperativas nascentes, a organização expandiu suas atividades e hoje abrange uma ampla gama de serviços que vão desde a educação cooperativa até a inteligência de mercado e análise de dados.
Impacto no Cooperativismo do MS
Após 45 anos, com mais de 130 cooperativas registradas e mais de 500 mil cooperados, podemos dizer que o cooperativismo em MS é cada vez mais pujante e crescente em números e resultados, desempenhando um papel crucial na economia do estado. As cooperativas estão distribuídas nos sete ramos: agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, transporte, consumo e trabalho, produção de bens e serviços, refletindo a diversidade e a vitalidade do movimento cooperativista.
O crescimento do cooperativismo sempre gradativo e sustentável é referência de planejamento. Ao longo dos anos, a OCB/MS lançou e apoiou inúmeras iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos cooperados e das comunidades locais. Programas como o Aprendiz Cooperativo, Cooperjovem e o Dia de Cooperar têm sido essenciais para promover a educação, a inclusão social e a sustentabilidade.
Celebração e Reconhecimento
Para celebrar esta data tão significativa, o Sistema OCB/MS realizará uma série de eventos comemorativos ao longo do mês de julho. As comemorações dos 45 anos incluirão a premiação do VII Prêmio de Jornalismo em um grande encontro festivo, reunindo cooperados, parceiros, autoridades locais e representantes do movimento cooperativista local e nacional e fechando com o Dia C. Esses eventos serão uma oportunidade para refletir sobre as conquistas passadas e planejar o futuro do cooperativismo no estado.
“Completar 45 anos é um marco que nos enche de orgulho e nos motiva a continuar trabalhando pelo fortalecimento do cooperativismo. Nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria contínua da vida dos nossos cooperados e das comunidades onde atuamos.”, declara o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, destacando a importância dessa trajetória de sucesso.
Olhando para o futuro, o Sistema OCB/MS tem planos ambiciosos. Entre as metas para os próximos anos estão a expansão da base de cooperados, o aumento da capacidade produtiva das cooperativas e a intensificação das ações de sustentabilidade e responsabilidade social, reafirmando o compromisso com a união, a cooperação e o desenvolvimento sustentável, continuando a ser um pilar fundamental para o cooperativismo em Mato Grosso do Sul.
A Cooperativa Financeira Sicoob Fronteiras lançou nos últimos dias o primeiro de uma série de vídeos que busca registrar um pouco da trajetória dos seus colaboradores. No primeiro episódio da série “Histórias de Transformação do Sicoob Fronteiras!” é possível conhecer e acompanhar um pouco da trajetória de inspiração da Diretora de Negócios Rosilaine Repiso.
Rose, como é carinhosamente chamada, entrou na cooperativa há 22 anos atrás, ocupando o cargo de telefonista. Trinta dias depois, já na inauguração da primeira estrutura física própria da cooperativa, Rose assumiu a função de caixa. Ao longo do vídeo, onde ela mesma conta um pouco da sua história, Rosilaine Repiso vai revivendo momentos, acompanhados de imagens da sua trajetória. Em um momento do vídeo, ao se sentar em frente a uma velha máquina de datilografia, Rose pega um antigo telefone com fio e mostra como era o seu dia a dia no início da sua jornada. “Naquela época, ainda não vivíamos essa era de tecnologia”, relembra.
Após um tempo atuando como caixa, a profissional passou a compor a equipe da tesouraria. Nessa mesma época, Rose se mudou para Rolim de Moura com o esposo, e no vídeo lembra as dificuldades desse período. Mas mesmo distante 70 quilômetros de Cacoal, Rosilaine não desistiu da cooperativa.
Em 2009, a família mudou-se novamente para a Capital do Café e Rose assumiu a vaga de assistente. Na sequência, foi promovida a gerente de relacionamento. “E um momento que foi muito esperado, que foi uma conquista, foi quando eu fui pra gerente de agência, assumi a agência de Cacoal. Depois de um período, abriu a vaga para Diretoria de Negócios, a cooperativa já estava expandindo, e eu aceitei o desafio. Meu primeiro mandato nessa função foi em 2015”, conta.
Hoje, o Sicoob Fronteiras está presente em três estados brasileiros: Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 23 agências, 24 pontos de atendimento, atendendo cooperados em mais de 22 cidades. O respeito e o reconhecimento aos seus colaboradores, são essenciais para o sucesso da cooperativa que neste ano, inclusive, conquistou pela terceira vez o Selo GPTW, se destacando como um ótimo lugar para trabalhar.
Ao ter sua trajetória reconhecida e narrada pela cooperativa Sicoob Fronteiras, Rosilaine não esconde a sua emoção. “É com sentimento de gratidão e alegria no coração, pelo reconhecimento e pelo legado que me atribuem. Este reconhecimento não é apenas um reflexo do meu esforço individual, mas também de pessoas que acreditaram e confiaram no meu trabalho ao longo da minha jornada nessa instituição que acredita nas pessoas e valorizam o capital humano. Que continuemos a nos desafiar, a crescer e a valorizar as oportunidades de sermos pessoas que inspiram pessoas”, deseja a diretora de Negócios do Sicoob Fronteiras.
Este primeiro episódio e toda a série de vídeos “Histórias de Transformação do Sicoob Fronteiras!” serão disponibilizados nas redes sociais do Sicoob Fronteiras e no canal da cooperativa no YouTube - Historias de Transformação #01 - Rosilaine Repiso - Sicoob Fronteiras (youtube.com). Vale a pena acompanhar os vídeos e conhecer melhor essa e tantas outras histórias de inspiração!
Entidade divulgou nota conjunta com as Confederações da Agricultura, Indústria, Comércio e Transporte
O Sistema OCB e confederações repudiam MP que compensa desoneração da folhaO Sistema OCB, por meio da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), em conjunto com as Confederações da Agricultura (CNA), Indústria (CNI), Comércio (CNC) e Transporte (CNT), divulgou nesta segunda-feira (10), manifestação repudiando a Medida Provisória (MP) 1.227/2024, que restringe o uso de créditos do PIS/Cofins para compensar as perdas arrecadatórias da manutenção da desoneração da folha de pagamentos. As entidades afirmam pedem a devolução ou rejeição da medida pelo Congresso Nacional.
Segundo a manifestação, “o objetivo da medida é arrecadar mais tributos dos contribuintes brasileiros. Não há, por parte do governo, uma preocupação mínima em adotar medidas que reduzam as despesas. A consequência é a diminuição da competitividade dos produtos brasileiros, além de ameçar a saúde financeira das empresas, os empregos, os investimentos, aumentar a insegurança jurídica e causar reflexos prejudiciais na inflação do país”.
As confederações consideram ainda que os setores da enconomia nacional representados por elas foram mais uma vez atingidos por uma medida que revela falta de diálogo por parte do governo com aqueles que produzem e geram emprego no país. “Não há como concordar com esse novo regramento imposto pelo governo. Por isso, as confederações se uniram para, em conjunto, lutar para defender os setores envolvidos e evitar o que consideramos um retrocesso significativo na aplicação dos tributos, em especial do PIS/Cofins”, declarou a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella.
A MP proíbe a utilização de créditos de PIS/Cofins para pagamento de débitos das próprias empresas com outros tributos federais, inclusive os previdenciários, e veda o ressarcimento, em dinheiro, de saldo credor decorrente de créditos presumidos dessas contribuições. Ou seja, com a medida, os créditos só poderão ser restituídos ou compensados com as próprias contribuições. Também revoga as hipóteses de ressarcimento e compensação de créditos presumidos relativos as contribuições para o PIS/Cofins e altera as regras de competência de julgamento de processo do Imposto Territorial Rural (ITR) para permitir que o Distrito Federal e os municípios possam julgar processos administrativos mediante convênio com a União.
O Sistema OCB já havia se manifestado contra a medida em nota técnica divulgada na quarta-feira (5). Na quinta-feira (6), a entidade também assinou a nota conjunta distribuída pelo Instituto Pensar Agro (IPA). O documento conta com o apoio de 48 entidades do setor produtivo ligadas ao agronegócio nacional. De acordo com o texto, “as novas regras violam requisitos constitucionais ao majorar a carga tributária brasileira para fins de cumprimento das metas fiscais, sem qualquer perspectiva de redução das despesas estatais”.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a devolução da MP pelo Congresso Nacional é a única possibilidade viável para restabelecer a segurança jurídica e a tranquilidade do setor produtivo. “Não vamos medir esforços para, em conjunto com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e a da Agropecuária (FPA), evitar esse retrocesso e defender um sistema tributário adequado tanto para o cooperativismo brasileiro como para os outros setores”, afirmou.
As inscrições para o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024 já estão abertas! Promovida pelo Sistema OCB, a premiação ocorre sempre em anos pares e tem como objetivo destacar as boas práticas das cooperativas que proporcionam benefícios significativos aos seus cooperados e à comunidade em geral. Cada participante pode concorrer com um projeto por categoria, a fim de diversificar e aumentar a qualidade das iniciativas apresentadas.
Cooperativas singulares e centrais, confederações e federações sediadas no Brasil, que estejam registradas e regularizadas no Sistema OCB podem ser inscrever para concorrer ao prêmio até o dia 22 de agosto. A data limite para regularizar a adimplência e garantir a participação é 2 de setembro. A divulgação dos finalistas será feita no dia 29 de outubro e a cerimônia com a revelação dos premiados será realizada em Brasília, no dia 3 de dezembro.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, lembra que o SomosCoop Melhores do Ano é uma forma importante de reconhecer o papel das cooperativas para aprimorar a qualidade de vida da sociedade em suas mais diversas perspectivas. "O prêmio é uma oportunidade única de destacar as práticas que geram impactos positivos nas comunidades onde estamos presentes e inspirar outras cooperativas a seguirem esses exemplos”, afirma.
Categorias
Este ano, o Prêmio vem com uma novidade especial: a categoria Imprensa, que contemplará jornalistas e veículos de comunicação que divulgam o cooperativismo brasileiro em quatro subcategorias: Jornalismo Impresso/Digital; Radiojornalismo; Telejornalismo; e Mídia Cooperativa (Assessoria de Imprensa). Nesse caso, a inscrição será feita após a indicação das Organizações Estaduais (OCES) que apontarão matérias de destaque veiculadas no período compreendido entre janeiro de 2023 e maio de 2024.
Além da nova categoria, permanecem as já contempladas nos anos anteriores:
- Comunicação Coop: contempla as cooperativas que promovem a comunicação, a cultura e a imagem do cooperativismo. Os cases envolvem campanhas de marketing; estratégias para redes sociais; ações com influenciadores e formadores de opinião; atuação junto à imprensa; realização de eventos e ações para promoção do cooperativismo; além de iniciativas vinculadas ao movimento SomosCoop;
Coop Cidadã: voltada para cases desenvolvidos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), que beneficiem a comunidade onde a cooperativa está inserida. Podem concorrer cases envolvidos com atividades culturais, esportivas, recreativas, de educação, de promoção social e consciência ambiental. Também podem ser inscritas iniciativas de acessibilidade e enfrentamento à discriminação; ações de valorização da mulher e estímulo à equidade salarial; acompanhamento de mulheres em situação de abuso; projetos voltados para jovens em situação de risco; ações voltadas às condições melhoria de trabalho dentro da cooperativa; e de capacitação digital;
- Desenvolvimento Ambiental: direcionada a projetos de boas práticas estratégicas para o uso consciente dos recursos naturais, por meio de preservação, reciclagem ou outros projetos que foram importantes para mudar o posicionamento da cooperativa. Os cases, nesse caso, devem envolver temas como monitoramento e neutralização das emissões de gases de efeito estufa; gestão dos resíduos; redução do consumo de recursos naturais; ações de educação ambiental; utilização e/ou implementação de projetos de energia provenientes de fontes solares, biomassa e eólicas; implementação de iniciativas com foco na economia circular; monitoramento de ações contra o desmatamento; e desenvolvimento de ações para preservação da biodiversidade, entre outros;
- Cultura Cooperativista: reconhece as cooperativas que trabalham com a promoção da cultura cooperativista entre os cooperados e os colaboradores e, assim, fortalecem a integração e o sentimento de pertencimento e satisfação, bem como os índices de fidelização. Nessa categoria, os cases devem incluir campanhas de comunicação interna; oferta de treinamentos; processos estruturados de admissão, retenção e valorização de cooperados; ações digitais e de governança para facilitar a participação dos cooperados; organização do quadro social e estruturação de núcleos e comitês; campanhas e ações educativas sobre cooperativismo para filhos de cooperados e nas escolas;
- Inovação: atribuído a soluções inovadoras que promovem mudanças no dia a dia das cooperativas, seus processos, produtos e serviços, com resultados efetivos como novos modelos de aumento de receita; conexões em rede e parcerias; melhorias de estrutura, tecnologia e processos; inovações em produtos e serviços; atuação em novos mercados; inovações em marcas, canais e engajamento de clientes e cooperados;
- Intercooperação: premia projetos de sucesso que comprovem parcerias efetivas entre duas ou mais cooperativas e que viabilizaram o alcance de objetivos comuns. Exemplos de cases que podem ser inscritos envolvem compra conjunta de insumos e/ou serviços; comercialização conjunta de produtos ou serviços; contratação e implantação de projetos de desenvolvimento técnico e tecnológico em parceria; troca de experiências e boas práticas de gestão; atuação conjunta em novos mercados; compartilhamento de estruturas para eficiência e redução de custos operacionais; parcerias comerciais para fornecer a grandes contratantes.
A avaliação dos projetos é feita por duas bancas distintas: a primeira por uma comissão técnica, composta por especialistas em projetos; e a segunda, por um júri, formado por representantes de entidades parceiras do cooperativismo. No caso da categoria Imprensa, a comissão julgadora será formada por profissionais de mercado com expertise em jornalismo e comunicação.
Faça já a inscrição da sua cooperativa no site: https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/
Confira o regulamento completo do Prêmio.
Pensando na inovação em saúde, para aperfeiçoar as ações de melhorias no atendimento aos beneficiários, a Unimed Campo Grande criou o Centro de Eficiência Operacional (CEOP), uma estrutura localizada no hospital da cooperativa e que favorece o uso da informação em saúde para a tomada de decisões mais assertivas.
Em um espaço físico montado especialmente para o CEOP, um grupo de pessoas discute a situação atual e desenvolve um diagnóstico situacional com orientação ao presente e ao futuro para favorecer a tomada de decisões na busca de melhorias contínuas. A validação e sistematização de informações possibilita aos profissionais supervisão, gestão e transparência da assistência, projeções, planejamento de ações e construção de projetos de intervenções a serem aplicados na realidade vivenciada, conforme as necessidades específicas.
“A implantação do Centro de Eficiência Operacional tem como objetivo geral a disponibilização das informações, de forma executiva e gerencial, para auxiliar a equipe assistencial e administrativa em decisões estratégicas para melhoria da qualidade institucional, visando contribuir para decisões que agilizam e qualificam o atendimento do beneficiários no Hospital Unimed Campo Grande, além de atuar de forma integrada com os demais setores da instituição”, explica o consultor executivo em Economia e Valor em Saúde da Unimed CG, Dr. Rogério Augusto Marques.
Segundo ele, a relevância do projeto é o alinhamento quanto à busca pela eficiência, eficácia e efetividade dos serviços oferecidos na unidade hospitalar em benefício da própria instituição, dos beneficiários, colaboradores e gestores. “O Centro demanda ampla troca de experiências, intercâmbio de informações e estabelecimento de uma rede de saberes e práticas, tendo a tecnologia de comunicação como provedora de conectividade em condições de gerar respostas no tempo eficaz, ou seja, de acordo com a necessidade do processo decisório, o que inclui o tempo real”, diz.
Ainda segundo o consultor, o principal objetivo de um sistema de saúde deve ser, sempre, gerar valor para o paciente. "Como valor e qualidade relacionam-se intrinsecamente, a melhoria da qualidade, em todas as suas dimensões, só é alcançada quando há o monitoramento avaliativo dos atores que processam e entregam o resultado onde a qualidade pode ser aferida. A adequada prestação da assistência não se resume apenas a estar em conformidade com indicadores; ela provê parâmetros para que a cooperativa se desenvolva estrategicamente sob o ponto de vista da governança clínica, dos programas de relacionamento, dos incentivos de remuneração, da pesquisa e geração de conhecimento, sempre em prol de oferecer uma assistência de saúde pautada na máxima qualidade", conclui.
Jeito de Cuidar Unimed - Um movimento das Unimeds que conecta todos da cooperativa em torno do “cuidar” – que é a essência da marca, define um novo padrão de cuidado com a saúde e com o bem-estar das pessoas, proporcionando uma experiência positiva e única aos beneficiários, clientes e à comunidade em geral.
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