45 anos da OCB/MS marcará a premiação em grandioso evento
As inscrições para o VII Prêmio OCB/MS de Jornalismo foram prorrogadas até o dia 31 de Maio de 2024. Este evento, que marca os 45 anos da OCB/MS, promete reconhecer e premiar jornalistas que se destacam na divulgação das iniciativas, projetos e impactos econômicos e sociais das cooperativas sul-mato-grossenses
As categorias contempladas incluem jornalismo impresso, telejornalismo, jornalismo online e radiojornalismo. Os dois primeiros colocados de cada categoria receberão, respectivamente, R$ 6 mil (1º lugar) e R$ 4 mil (2º lugar), totalizando R$ 40 mil em premiações.
Para participar - As inscrições estão abertas pelo site https://premiodejornalismo.ocbms.org.br/, para materiais publicados entre 24 de junho de 2023 e 30 de maio de 2024, que façam referência a uma ou mais cooperativas registradas junto à OCB/MS, ligadas a um dos ramos do cooperativismo sul-mato-grossense: como agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, consumo e trabalho, produção e prestação de serviços.
O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 04 de julho, durante a comemoração dos 45 anos da OCB/MS, em um evento especial no Gran Murano, em Campo Grande. Esta celebração promete reunir autoridades, lideranças e representantes do setor para reconhecer o talento e o esforço dos jornalistas em promover a visibilidade e a valorização do cooperativismo sul-mato-grossense.
Não perca a oportunidade de participar deste importante evento e mostrar o seu trabalho. Inscreva-se agora e faça parte desta história de sucesso do cooperativismo em Mato Grosso do Sul. VII Prêmio de Jornalismo reconhecendo o talento e o esforço dos jornalistas em promover a visibilidade e a valorização do cooperativismo sul-mato-grossense.
Ação celebra os 60 anos da personagem Mônica e faz parte das atividades da Semana Nacional de Educação Financeira
Quem frequentar o Bioparque Pantanal a partir do dia 7 de maio, irá se deparar com uma versão gigante do Sansão, companheiro inseparável da Mônica. Com mais de 13 metros, o personagem estará próximo ao Parque das Nações como parte de uma ação que está rodando todo o Brasil para celebrar os 60 anos da personagem Mônica, assim como faz parte das atividades da Semana Nacional de Educação Financeira 2024, que visa conscientizar a comunidade sobre o uso do dinheiro, estimulando uma gestão mais consciente e responsável das finanças.
A iniciativa “Coelhadas Gigantes” faz parte de uma série de ativações para celebrar a data de criação da personagem Mônica. A instalação foi criada pela Mauricio de Sousa Produções (MSP) em parceria com a Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações e, em Porto Alegre, com apoio da Fundação Sicredi. A GOL é a transportadora aérea oficial da campanha Mônica 60 anos. A ação dá continuidade em uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e Fundação Sicredi, iniciada em 2019, que visa promover a educação financeira para o público infantil e já rendeu, entre outras ações, a criação de uma série de gibis e vídeos sobre o tema. No total, foram distribuídos gratuitamente 8,7 milhões de exemplares entre as seis edições da publicação e os vídeos têm 27,6 milhões de visualizações.
Essa ação é realizada em parceria entre as duas cooperativas do Sistema Sicredi na Capital, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e a Sicredi Campo MS. “O Sicredi é pioneiro em realizar ações que promovem a educação financeira e será um ambiente lúdico para aprendizagens sobre o tema. Este será mais um importante pilar que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das localidades onde estamos presentes”, destacou o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Régis.
O presidente da Sicredi Campo MS, Wardes Lemos, também reforça esse compromisso. “O Sicredi foi reconhecido como a instituição que mais realizou iniciativas, sendo responsável por 62% de todas as ações desenvolvidas pelo Sistema Financeiro Nacional. No ano passado, por meio de uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções, ainda foram distribuídos por volta de 925 mil gibis da Turma da Mônica com a temática educação financeira”, contou.
“O Bioparque Pantanal está muito feliz em fazer parte das comemorações dos 60 anos da ‘Turma da Mônica’, ícone nacional de incentivo à leitura. A presença do Sansão gigante no maior aquário de água doce do mundo vai reforçar os laços dos personagens com a cultura sul-mato-grossense. O Bioparque Pantanal e a Mônica despertam sentimentos únicos e este será um momento mágico para nossos visitantes”, declara a Diretora-Geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri.
Para ver o Sansão gigante, a entrada é gratuita, de terça a sábado, das 8h30 às 17h30. Em caso de feriado, o horário é das 8h30 às 14h30. A iniciativa permanecerá na cidade de Campo Grande/MS entre os dias 7 e 19 de maio, e faz parte da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.
A Semana ENEF conta com a participação de diversas instituições do país, e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos. A 11ª edição da Semana ENEF será realizada de 13 a 19 de maio de 2024 e seu tema central será a Proteção Financeira.
Evento de inauguração
No dia 7 de maio, às 8h, acontecerá a cerimônia de inauguração da iniciativa “Coelhadas Gigantes”, que contará com a presença de representantes da Mauricio de Sousa Produções, de autoridades, imprensa e entidades parceiras. Em seguida, às 8h30, horário de abertura do Bioparque Pantanal, o Sansão ficará exposto na área externa aquário.
O Bioparque Pantanal fica localizado na Av. Afonso Pena, 6001, Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande/MS.
Após uma jornada de 22 dias na estrada e mais de 6 mil quilômetros percorridos entre os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, a Caravana Lar 60 Anos chegou ao fim. No total, foram realizados 39 eventos, que somados ultrapassam 140 horas ao lado da família associada, funcionários e convidados especiais. A iniciativa, idealizada para celebrar as seis décadas de fundação da Cooperativa, reuniu cerca de 14 mil pessoas para um momento de confraternização, alegria e fortalecimento do legado da Lar.
“Conforme planejamos, concluímos a Caravana Lar 60 Anos que cumpriu seu propósito de comemorar ao lado das pessoas as seis décadas de fundação, com eventos de baixo custo onde celebramos a caminhada da Cooperativa e divulgamos os feitos alcançados nessa jornada. Acreditamos que foi um momento extraordinário, sempre com um ambiente acolhedor, com um público muito atento ao conteúdo que apresentamos”, afirmou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, presente em todos os 39 eventos da Caravana Lar 60 Anos.
Na manhã do último sábado (27), a realização do 39º evento em Matelândia (PR) marcou o encerramento da Caravana Lar 60 Anos, reunindo um dos maiores públicos: cerca de 600 funcionários de indústrias e unidades produtoras de animais da Cooperativa. Esse momento especial, carregado de simbolismo, despertou em cada um o sentimento de orgulho e pertencimento em fazer parte de uma das maiores cooperativas do Brasil, que celebra seus 60 anos em um dos seus melhores momentos.
Assim como nos demais eventos, as apresentações institucionais contaram a história da Cooperativa, seus valores e planos para o futuro, informando e inspirando os participantes. Programação que encerrou com o show do cantor e humorista, Beto Pires. O gaúcho de Santa Maria (RS), comandou a parte mais festiva da celebração. Por meio de suas canções e palavras, arrancou risadas ao mesmo tempo que emocionava o público com uma apresentação artística única. Na avaliação da família associada, a aprovação da iniciativa como um todo foi unânime.
“Comemorar os 60 anos próximo da comunidade, com amigos, foi algo brilhante proporcionado pela Cooperativa. Nem todos conseguem se deslocar até a sede administrativa em Medianeira (PR), então um evento como esse, com uma programação completa, sem dúvida foi um dos grandes marcos dessa celebração”, afirmou o associado de Dourados (MS), Clemar José Marschall.
Para cumprir com a agenda de compromissos, a Caravana Lar 60 Anos exigiu a realização de dois eventos por dia, em cidades diferentes muitas vezes separadas por dezenas de quilômetros de distância, um verdadeiro desafio, que ao ser superado se tornou um símbolo da união e do compromisso da Cooperativa com seus associados e funcionários.
O diretor 1° vice-presidente, Diogo Sezar de Mattia e o diretor 2° vice-presidente, Urbano Inacio Frey, assim como os superintendentes, Jair Meyer, responsável pela superintendência de Suprimentos e Alimentos da Lar, e Vandeir Conrad, da superintendência de Negócios Agrícolas da Lar, marcam presença na Caravana Lar 60 Anos com apresentações técnicas e informativas. Entre os convidados, se destaca a presença de deputados estaduais e federais, além de prefeitos e lideranças ligadas ao setor do agronegócio.
PROGRAMAÇÃO LAR 60 ANOS
A celebração dos 60 anos deve seguir com uma série de compromissos com a família associada e funcionários. A família associada foi presenteada com uma chaleira elétrica como brinde alusivo às comemorações. Também está previsto o lançamento do livro dos 60 anos, uma edição especial para contar a história, mas também o momento atual da Cooperativa, com foco nas pessoas que construíram e seguem construindo o legado de sucesso da Lar.
Eventos como o Lar Day, voltado aos parceiros de negócios, e o Lar Week, com foco na comunidade, também estão na programação de festividades dos 60 anos da Cooperativa, assim como celebração do Dia de São Cristóvão, com a benção aos motoristas e agricultores, além das comemorações alusivas aos 25 anos de avicultura da Lar.
Em abril, o Sistema OCB divulgou os resultados da Pesquisa de Inovação no Cooperativismo Brasileiro, com descobertas relevantes sobre o cenário que envolve o tema dentro do setor. O estudo, realizado em parceria com a Checon Pesquisa, abrangeu as cinco regiões do país e teve como objetivo entender a evolução e as tendências das cooperativas no que diz respeito à inovação. A avaliação quantitativa recebeu mais de mil respostas de membros das cooperativas dos sete ramos de atividades e dos 27 estados da federação..
Entre os respondentes, 80% das cooperativas informaram ter introduzido inovações em seus processos, com uma média de 3,6 projetos cada, com destaque para os Ramos Crédito e Saúde, que tiveram 5,8 e 3,9 projetos implementados respectivamente. Cerca de 70% das cooperativas participaram de cursos ou programas de treinamento voltados para a inovação.
Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, destacou os pontos positivos e de atenção dos resultados alcançados. "A segunda edição da pesquisa demonstra uma evolução no reconhecimento da importância e do envolvimento da liderança no processo de inovação das cooperativas. No entanto, revela ainda um caminho a ser percorrida na incorporação da cultura de inovação nos planejamentos, da destinação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). E, ainda, na mensuração dos resultados na inovação para a competitividade do negócio. Estas percepções são fundamentais para enriquecer as estratégias de inovação, fortalecendo progressivamente o cooperativismo e impulsionando seu sucesso."
Em comparação com os dados coletados em 2020 e 2021, o os números se mantiverem estáveis. Um dos principais destaques foi o aumento no reconhecimento da importância da inovação pelas cooperativas. Em 2020, 84% das cooperativas consideravam a inovação essencial, e, em 2024, esse número subiu para 87%. No entanto, a autoavaliação de desempenho no grau de inovação ainda apresenta um caminho a percorrer, com uma média de 6,2 pontos em uma escala de dez.
Embora a inovação faça parte do planejamento estratégico de 79% das cooperativas, ainda existem desafios que precisam ser superados. Para 46% delas, a falta de recursos financeiros é uma barreira, enquanto 34% apontam a falta de organização, ideias e capacitação como obstáculos para a inovação. Ainda assim, a pesquisa revelou que as cooperativas observaram um impacto positivo da inovação em áreas onde projetos nesse sentido já foram implementados, como Marketing e Comunicação Externa (53%), Atendimento ao Cliente (53%) e Tecnologia (48%). Nesses casos, a inovação foi utilizada para melhorar processos internos e ofertar novos produtos ou serviços.
Na etapa qualitativa da pesquisa foram realizadas 14 entrevistas, sendo duas por ramo de atividade. Os resultados apontaram a necessidade de sensibilizar ainda mais os cooperados sobre a importância da inovação. Os participantes demonstraram receio em aumentar os gastos de suas cooperativas com iniciativas inovadoras, sem considerar os possíveis ganhos a longo prazo. Também foi possível observar que é preciso priorizar a cultura de inovação nos planos estratégicos das cooperativas, bem como ações concretas e novos projetos.
Quanto às características dos respondentes da etapa quantitativa, 26% são presidentes; 19% gerentes; 16% diretores e 39% ocupam outras funções dentro de suas cooperativas. No total, 89% das cooperativas representadas são singulares; centrais, 5%; federações, 5%; e confederações, 1%. Na divisão por atividade, 26% são do Ramo Crédito; 25% do Agronegócio; 17% de Saúde; 12% de Trabalho, Produção de Bens e Serviços; 11% de Transporte; 5% de Consumo; e 2,5% de Infraestrutura.
Confira o relatório completo com infográficos dos resultados em https://in.coop.br/pesquisa-inovacao2024-infografico.
O evento contou com a participação de atletas amadores e profissionais em diversas modalidades
O fim de semana foi de animação e adrenalina para mais de 2 mil pessoas, entre competidores e familiares, que participaram da 2ª Corrida Unimed Campo Grande, realizada no último sábado (04) no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O evento contou com atrações musicais e atendimentos dos parceiros, com distribuição de água, orientações sobre saúde e até cuidado com os pets.
Unindo saúde, esporte e inclusão, a corrida atingiu seu objetivo, segundo o presidente do Conselho de Administração da Unimed Campo Grande, Dr. Eduardo Kawano. "Nós, por essência, cuidamos da saúde e este é um momento para incentivar esse cuidado e interagir com a comunidade, mostrando nossa identidade. Este ano superamos em mais de 50% o número de inscritos do ano passado, um sucesso absoluto, e acreditamos que nos próximos anos aumentaremos ainda mais, incentivando o esporte como fator essencial para promover a saúde e incentivar a prevenção", diz.
O evento contou com a participação de atletas amadores e profissionais. Foram várias modalidades de participação, inclusive para crianças e presença de pets. As distâncias percorridas foram de 5km, 10km, Corrida Kids de até 500m (para crianças de 5 a 12 anos) e caminhada de 2km, categoria livre, com a liberação de presença dos pets.
A G2C Administradora de Benefícios foi uma das patrocinadoras do evento. Segundo a coordenadora de relacionamento da empresa, Lorraine Moreira, pelo segundo ano eles apoiam a corrida por entenderem a importância de ações que incentivam a saúde. "Fizemos questão de participar novamente neste ano, porque é uma iniciativa importante para a população, por meio da ação de uma operadora de saúde e isso reflete em toda a cadeia do segmento suplementar, trazendo benefício para todos", afirma.
Para o diretor superintendente da Unimed Campo Grande, Sérgio Maciel, o estímulo ao esporte é uma iniciativa muito importante e sempre defendido pela instituição. "A Unimed CG é uma marca que é sinônimo de saúde e sempre prezou pelo estímulo ao esporte, pois é uma forma de cuidar da saúde física e mental. Queremos marcar esse evento no calendário anual do esporte de Campo Grande, incentivando a comunidade para que venha praticar saúde conosco", conclui.
O médico urologista, cooperado da Unimed CG, João Juveniz, participou pelo segundo ano da corrida e ficou admirado pelo tamanho do evento e da ampliação do ano passado para cá. "Pude participar no ano passado e é visível o crescimento do evento, com uma maior organização, mais participantes, atrações musicais e a participação da comunidade em geral, com famílias e até seus pets. Incentivar a atividade esportiva é muito importante e a Unimed Campo Grande está de parabéns por essa iniciativa. Sou um adepto do esporte, incentivado pelo meu pai, e defendo o hábito de vida saudável como prevenção às doenças e mais qualidade de vida", diz.
Evento para a família - O programador Ivo Augusto Fontana participou da corrida e levou o filho Matheus Fontana, de 6 anos, para participar da corrida kids. "Nós gostamos muito de esporte e fiz questão de trazê-lo para incentivá-lo a sempre praticar alguma atividade física, porque é muito importante para a nossa saúde e precisa começar desde cedo", diz.
A engenheira civil Lilian Vieira participou da corrida junto com seu pai, Ari Vieira, e aproveitou a oportunidade para levar seu cão Jeck para também prestigiar o evento. "Eu gosto muito de correr, fazer caminhada e como o evento era aberto para os animais, resolvi trazer o Jack para participar. Ele gosta e é uma oportunidade de estarmos juntos, um momento de diversão em família", conta.
Vencedores – Para conferir a classificação completa, basta acessar o link: http://www.apuracaodetempos.com.br/Resultados/2corridaunimedcampogrande/Resultados.html.
Apoio - A 2ª Corrida Unimed Campo Grande teve o patrocínio da G2C Administradora de Benefícios, Blink 102 FM, Brasil Park Estacionamento, CBN Campo Grande, Drogasil, Sabin Diagnóstico, Life Sports, Neo Esporte, Nutrisaude, Sicoob Unique BR, Sicredi, XP Investimentos, Sistema OCB/MS e ainda o apoio da Águas Guariroba, Fecomércio MS e Sesc MS.
- Sistema OCB/MS lança o Dia de Cooperar 2024 em Campo Grande
- Sistema OCB/MS lança o Dia de Cooperar 2024 em Campo Grande
- Unimed CG faz 51 anos e prova que solidez no mercado se conquista com gestão e inovação
- Sistema OCB/MS leva 60 lideranças das cooperativas do MS para o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo