A Sicredi Centro-Sul MS - instituição financeira cooperativa - reinaugurou no último sábado, dia 25, a agência Rio Brilhante, em novo endereço, localizado na av. Benjamin Constant, 1094. As novas instalações da agência proporcionam mais conforto e comodidade aos associados e colaboradores que contam com 884,53 m² de estrutura totalmente adaptadas ao novo padrão da marca Sicredi.
Estrutura
Os associados da agência passam a contar com uma estrutura diferenciada, com dois pisos. Ao todo, são doze mesas de atendimento para maior relacionamento com os associados, seis caixas eletrônicos atendendo melhor o fluxo da comunidade e amplo estacionamento. Além disso, a agência conta também com um diferencial que é o espaço "coopworking", em que pode ser utilizado pelos associados das agências para realização de trabalhos e reuniões.
História
Mais um grande diferencial da agência Rio Brilhante é um espaço dedicado a história, onde foi homenageado os grandes pioneiros do cooperativismo de crédito no Brasil e no município de Rio Brilhante. No espaço, existe um busto do Padre Theodor Amstad, Patrono do Cooperativismo Brasileiro e responsável pela fundação da primeira cooperativa do Brasil e da América Latina, em 1902, em Nova Petrópolis - RS. Além disso, no local também está emoldurada a Ata de Constituição da Cooperativa de Crédito Rural de Rio Brilhante, assinada no dia 5 de julho de 1989, sendo o marco histórico da agência do Sicredi no município.
De acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, graças ao pioneirismo de produtores rurais visionários, assim como o Padre Theodor Amstad, o cooperativismo de crédito se manteve pujante em Rio Brilhante. "São 32 anos de história no município. Para nós, é um orgulho imenso a Cooperativa ter contribuído todos esses anos com o desenvolvimento do município e, agora, podermos devolver aos nossos associados uma agência desta magnitude", ressalta o presidente.
Relacionamento
Com a mudança de prédio a Cooperativa busca estar ainda mais próxima dos associados e da comunidade, disponibilizando estruturas adequadas e que prezam pelo bem-estar de todos. "O relacionamento é um dos nossos diferenciais e com as nossas novas estruturas poderemos oferecer mais conforto e comodidade para os nossos associados e colaboradores", conclui o gerente da agência, Diorgenes Junior da Silva.
Desde o dia 27 de setembro, segunda-feira, a agência Rio Brilhante está atendendo em novo endereço, av. Benjamin Constant, 1094. O horário de atendimento permanece o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 32 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas e Vicentina. Atualmente, são mais de 100 mil associados atendidos pela Cooperativa.
Brasília (29/9/21) – Transformação digital no Poder Judiciário. Este foi o tema do painel de abertura do VII Seminário do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais de Direito Tributário e Aduaneiro, realizado pelo CARF nesta terça-feira (28/9), em formato virtual. O painel contou com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux. Representantes da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) prestigiaram o evento transmitido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Em sua fala, o ministro Fux informou que o Brasil possui um dos judiciários mais desenvolvidos e produtivos e que tem alcançado níveis tecnológicos cada vez mais modernos, tornando a Justiça mais acessível à população. Na oportunidade, o ministro Fux apresentou o Programa Justiça 4.0 de virtualização e digitalização dos serviços da Justiça e informou que, em apenas 10 meses de implantação, 50% dos tribunais brasileiros já utilizam a solução de tramitação processual remota trazida pelo Juízo 100% Digital. O projeto faz uso de recursos tecnológicos para permitir que as pessoas acessem os serviços à distância e em meio virtual, sem necessidade de comparecimento presencial aos fóruns e tribunais.
Já presidente do CARF, Adriana Gomes Rêgo, informou que o Conselho tem, desde 2009, digitalizado os processos, o que gerou ganhos em termos de qualidade e celeridade. Segundo Adriana, a digitalização tem permitido uma série de avanços, entre ganhos quantitativos e qualitativos na análise dos casos e a realização cada vez maior das sessões de julgamento remotas. “As sessões virtuais jamais seriam possíveis sem que houvesse a digitalização dos processos.”
O Seminário contou, ainda, com a participação de professores-doutores de prestigiadas universidades brasileiras; magistrados federais e autoridades fazendárias e teve outros quatro painéis:
- Novas formas de solução de controvérsias, compliance e a realidade brasileira;
- Tratados internacionais e tributação;
- Desafio da legalidade do direito tributário e a evolução da teoria dos precedentes;
- Influência do processo judicial no processo administrativo tributário.
QUALIFICAÇÃO
Para a gerente da CNCoop, Jucélia Ferreira, a participação efetiva do Sistema OCB no VII Seminário do CARF qualifica a representação e a integração significativa do Cooperativismo, ampliando os espaços de interlocução e debates sobre os conhecimentos e assuntos de interesse das nossas cooperativas.
APOIO
Além da CNCoop também são apoiadores do seminário as seguintes confederações:
- da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);
- do Comércio, Serviço e Turismo (CNC);
- das Instituições Financeiras (CNF);
- da Indústria (CNI);
- da Saúde (CNS);
- dos Transportes (CNT).
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) prepararam um momento para as coops de frutas e processados, castanhas e mel e derivados darem match com novos clientes internacionais da Europa e África do Sul.
As instituições vão unir compradores e vendedores numa rodada de negócios virtual para 10 cooperativas durante a feira Green Rio, que será realizada entre os dias 25 e 27 de novembro. A feira vem se firmando como um dos mais importantes eventos de bioeconomia do Brasil, reunindo expositores, palestrantes e representantes da economia verde, dos setores orgânico e sustentável.
COMO PARTICIPAR
O evento é gratuito para as cooperativas ativas e regulares com o Sistema OCB e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de outubro. A OCB e Apex-Brasil disponibilizarão tradutor para apoiar as cooperativas durante o evento. Ficou interessado? Acesse o regulamento e faça a sua inscrição. Basta clicar aqui.
VANTAGENS
As rodadas de negócios são encontros que aproximam as cooperativas de potenciais compradores previamente selecionados de acordo com um perfil. O objetivo é “dar match”. Assim, previamente são avaliados tanto o perfil dos compradores como dos vendedores buscando um encaixe assertivo para ambos.
A ideia é criar um ambiente de interesses mútuos e confiança para ampliar a rede de contatos e concretizar vendas. É uma excelente oportunidade para ampliar a negociação com empresas estratégicas para o seu negócio e estimular a prospecção de novos parceiros comerciais.
LINKS ÚTEIS
Descubra como internacionalizar a sua coop, acessando a série de e-books Exportação para Cooperativas.
Quer participar das próximas rodadas de negócio internacionais? Então fique de olho na nossa Agenda e na seção Mercado Internacional.
AURORA COOP, essa é a nova marca institucional da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Traduz o universo cultural e econômico e traz o COOP em destaque para realçar os princípios e valores do modelo de negócio cooperativista, que se mantêm fiéis e inalterados na Aurora, desde a sua fundação, em 1969.
AURORA COOP, portanto, mantém seu compromisso de levar alimentos de qualidade à mesa dos consumidores no Brasil e no exterior. Da mesma forma, renova sua missão de manter-se referência como empresa de natureza cooperativista fornecedora de alimentos, com o propósito de “Cuidar de cada um para despertar a prosperidade de todos”.
Com 52 anos de atuação no mercado brasileiro e forte presença internacional, a Aurora Alimentos consolidou-se como terceiro maior conglomerado industrial do segmento de proteína animal no País. Notabilizou-se pela excelência de seus produtos, presentes no mercado interno e em mais de 80 países, e também por ações de sustentabilidade, apoio a programas sociais e contribuição com as comunidades em que está presente.
É uma cooperativa central que emprega 40 mil trabalhadores diretos e pertence a 11 cooperativas agropecuárias, as quais reúnem cerca de 70 mil famílias no campo em quatro Estados da Federação. Essa base produtiva gera a matéria-prima para mais de 800 produtos à base de carnes, peixes, lácteos, massas e vegetais, que carregam as marcas Aurora, Nobre e Peperi.
A Aurora é a mesma cooperativa, com a mesma essência alicerçada no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade de uma cadeia que envolve mais de 100 mil famílias. Esse sistema coordenado promove entre outros fatores, o desenvolvimento regional, a sucessão e permanência das famílias no campo com qualidade de vida, e o acesso essencial a alimentos seguros e de qualidade a milhares de famílias.
A Coamo Agroindustrial Cooperativa acredita no potencial produtivo e trabalha há 17 anos em prol do desenvolvimento dos agricultores sul-mato-grossenses em várias regiões, e quer estar cada vez mais próxima deles fornecendo produtos e serviços para agregar mais valor à sua produção.
Desde o ano de 2004, a Coamo está presente em regiões produtoras no Mato Grosso do Sul. A cada ano, em média, uma nova unidade entra em funcionamento. Atualmente, a cooperativa conta com total de 15, mas três entrepostos entrarão em funcionamento para o recebimento da safra 2022/2023.
BANDEIRANTES- A primeira das novas unidades da Coamo é a de Bandeirantes, distante 69 km da capital Campo Grande, adquirida recentemente de uma cerealista, com capacidade de armazenagem de 300 mil sacas. Porém, na sequência, a cooperativa já tem programadas melhorias na estrutura para melhor atendimento aos agricultores da região. O início das atividades da Coamo em Bandeirantes (MS) será nesta terça-feira, 5 de outubro, com a presença da diretoria, cooperados e autoridades locais e regionais.
NOVAS UNIDADES NO MS – A Diretoria da Coamo anuncia investimentos também para outros dois novos entrepostos no Mato Grosso do Sul, nos Municípios de Rio Brilhante e Ponta Porã, cujas construções estão previstas para serem concluídas até o final de 2022 e serão dotadas de escritório administrativo e operacional, e estrutura com armazém de insumos, moegas, silos pulmão e de resíduos, silos de armazenagem, para recebimento de 850 mil sacas em cada uma delas.
ESTRATÉGIA – Com os três novos entrepostos, a Coamo contará com 18 unidades – Atualmente, a cooperativa está presente no MS, nas regiões de Amambai, Caarapó, Aral Moreira, Laguna Carapã, Lagunita, Guaíba, São Luiz, Rio Verde, Maracaju, Vista Alegre, Dourados (Entreposto e as indústrias de processamento de soja e refinaria de óleo de soja), Itaporã, Sidrolândia e Macaúba. “A expansão da Coamo no MS faz parte do planejamento estratégico e as novas unidades estão localizadas estrategicamente para fácil acesso e cumprir a política da cooperativa em oferecer mais oportunidades para agregação de valor à produção e da renda aos cooperados”, explica Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo.