Estão agendadas de 31 de maio a 7 de junho diversas atividades para marcar a Semana Estadual do Leite 2020, incluída no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul por força da Lei 4.409/2013, de autoria do ex-deputado Junior Mochi (MDB) e que agora tem o apoio da Frente Parlamentar do Leite, instituída em 2019 e coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB) – confira a atuação e os demais membros aqui. A programação completa do evento você encontra clicando aqui. A semana tem o apoio do Sistema OCB/MS.
Serão lives com diversas palestras, desde a conjuntura estadual e indicadores da cadeia produtiva, debates sobre a sanidade e gestão na bovinocultura de leite até cursos, lançamento de música e aula de culinária tendo o deputado Renato Câmara como convidado. Para ter acesso às transmissões confira o dia de horário na programação acima e acesse este canal. Além do apoio da Assembleia Legislativa de Mato grosso do Sul (ALEMS), o evento também tem a parceria do Governo do Estado e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite.
A maior parte da programação é virtual devido às precauções da pandemia do Covid-19 e também assim poderá ser acessada pelo maior número de pessoas. O parlamentar explicou que o evento é uma grande oportunidade para dar visibilidade à atividade em Mato Grosso Sul na busca por novos mercados, além de representar um importante avanço nas ações de discussão e execução de políticas públicas e privadas relacionadas à produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados.
“Qualquer política pública que fortaleça a produção leiteira, especialmente na agricultura familiar, somente terá sucesso se todos nós remarmos para o mesmo lado. É importante defender os interesses dos produtores, compatibilizando com a indústria e o mercado”, disse Câmara.
Segundo a Embrapa, no Brasil a indústria de laticínios é o segundo segmento mais importante da cadeia de alimentos, mas o consumo de leite ainda é baixo se comparado com países desenvolvidos. Portanto, Renato Câmara diz que o assunto é de suma importância, pois além do Estado ser forte produtor de leite, tal alimento traz benefícios à saúde em todas as fases da vida, sendo na infância a fase em que o consumo é mais importante.
“Assumi o dever, enquanto parlamentar, de estudar e compreender o sistema e lutar pelos nossos produtores, já castigados pela árdua tarefa de produzir, dia-a-dia, o leite que chega nas mesas dos brasileiros. Na produção leiteira não há sol, chuva. Não há final de semana ou feriado. Por isso, é preciso olhar com bons olhos esta atividade e valorizá-la efetivamente. A Semana Estadual do Leite é uma ótima oportunidade para isso”, afirmou Renato Câmara.
A live com o deputado também será transmitida pelo Facebook do parlamentar clicando aqui. Saiba mais sobre a atuação do Legislativo sobre o setor leiteiro lendo as notícias aqui.
*Com informações da assessoria parlamentar.
Hoje (28/5), foi dia de Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária da Confederação Nacional das Cooperativas, a CNCoop. Em pauta, a eleição da nova diretoria e também dos integrantes do Conselho Fiscal para o período 2020-2024.
Ambas as assembleias foram realizadas virtualmente. Na AGO, os participantes analisaram e aprovaram: o relatório de atividades, o balanço patrimonial e a prestação de contas da diretoria referentes ao ano passado. Aprovaram, ainda, o plano de atividades e o orçamento deste exercício.
Na sequência da AGO, foi realizada a AGE, onde foram eleitos os novos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal. Os integrantes da nova diretoria da CNCoop, bem como do Conselho Fiscal, foram empossados no mesmo ato para exercício de mandato a partir do próximo dia 1º de julho. O mandato tem duração de quatro anos.
Tanto a AGO quanto a AGE contaram com a participação de todos os 19 delegados representantes das Federações filiadas à CNCoop, do presidente Márcio Lopes de Freitas, do superintendente Renato Nobile, da gerente geral Tânia Zanella, que secretariou os trabalhos, e da equipe técnica da Gerência Sindical da CNCoop. O presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga, conduziu a AGE diretamente da sede do Sistema OCB.
Confira abaixo como ficou a nova composição dos colegiados:
DIRETORIA – 2020/2024 | |
CARGO | NOME |
Presidente | Márcio Lopes de Freitas |
Vice-Presidente | Ronaldo Ernesto Scucato |
Vice-Presidente | André Pacelli Bezerra Viana |
Vice-Presidente | Celso Ramos Regis |
Vice-Presidente | Nelson Costa |
Vice-Presidente | Edivaldo Del Grande |
CONSELHO FISCAL – 2020/2024 | |
CONSELHEIROS EFETIVOS | CONSELHEIROS SUPLENTES |
Dalva Aparecida Garcia Caramalac | Robson Leandro Mafioletti |
José Aparecido dos Santos | Jorge Luiz Soares Barbosa |
Alexandre Gatti Lages | Aramis Moutinho Júnior |
Como medida para manutenção do emprego em meio à crise gerada pela pandemia, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o relatório apresentado à MP 936/2020, que institui o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda. No parecer do relator Orlando Silva (SP), que teve o apoio da OCB e da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) para sua aprovação. Além de medidas para evitar o desemprego, também foram incluídos outros pontos importantes para as cooperativas.
O texto prevê a manutenção da desoneração da folha de pagamento para diversos setores da economia por mais um ano, valendo até o dia 31 de dezembro de 2021. Esta medida irá beneficiar nossas cooperativas já que terão mais chances de garantir os empregos de seus funcionários.
Além disso, o parecer aprovado também trará segurança jurídica em relação a empréstimos consignados, que é um tema de competência privativa da União para legislar. Os empregados que tiverem redução na jornada de trabalho e, também, no salário, poderão solicitar a redução da parcela de empréstimos consignados de forma proporcional.
OUTROS PONTOS
A MP 936/2020 autoriza a redução da jornada de trabalho com redução proporcional do salário por até 90 dias. Além disso, trata também da suspensão temporária do contrato de trabalho por até 60 dias.
Em ambos os casos, fica criado um benefício emergencial para aqueles que tiveram redução de jornada de trabalho ou suspensão temporária de contrato. O valor do auxílio será calculado de acordo com salário dos últimos três meses. A matéria segue para análise do Senado Federal.
O governo decidiu isentar de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a operação de crédito da Conta Covid, que vai garantir empréstimos às distribuidoras de energia elétrica (dentre elas, cooperativas) para reduzir o impacto da inadimplência e da redução no consumo. O decreto foi assinado nesta quinta-feira (28/5) pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida vai permitir a redução dos custos financeiros da conta, com benefício para todos os consumidores do país.
O total da operação de crédito da Conta Covid chega a R$ 16 bilhões e será estruturada sob a forma de um empréstimo sindicalizado, coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a participação de bancos públicos e privados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, "a isenção de IOF, agora autorizada pelo governo, visa reduzir ainda mais os custos financeiros da operação, em contraposição aos custos normais de mercado".
O objetivo do decreto e da Conta Covid é assegurar recursos financeiros às distribuidoras de energia, que são o elo arrecadatório de todo o setor elétrico. O objetivo é compensar a perda de receita temporária decorrente da pandemia, por conta do aumento da inadimplência, que passou de 3% para 12% e também pela redução no consumo. Segundo o MME, a operação visa "proteger o resto da cadeia setorial para que as empresas continuem honrando seus contratos e o consumidor final, por poupá-lo de aumentos tarifários numa conjuntura de crise mundial, de redução da sua capacidade de pagamento e dos orçamentos familiares, com o menor custo possível para todos os brasileiros".
O decreto determina que a redução de alíquota "somente se aplica aos fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020." O empréstimo contratado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) será usado na cobertura, total ou parcial, de deficits e de antecipação de receita incorridas pelas concessionárias e permissionárias (cooperativas). Isso inclui a sobrecontratação, ou seja, a parcela contratada de demanda não utilizada por grandes consumidores de energia, que terá seu pagamento postergado até julho deste ano.
O socorro financeiro ao setor elétrico foi autorizado pela Medida Provisória 950 e regulamentado no Decreto 10.350, que criou a Conta Covid. O detalhamento da operação será feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que vai receber contribuições em consulta pública até o dia 1º de junho.
A operação de empréstimo será coordenada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que vai liderar um pool de bancos públicos e privados responsáveis pela concessão do financiamento. (Fonte: Correio Braziliense)
O novo e-book da série Inovando na Crise, elaborado pelo Sistema OCB, mostra o quanto as cooperativas são negócios inovadores, desde que surgiram há quase 200 anos. Para se ter uma ideia, a primeira cooperativa, criada no interior da Inglaterra por um grupo de 28 trabalhadores (27 homens e uma mulher), apresentou ao mundo um novo jeito de fazer negócios. Mais justo e pautado em valores e princípios morais, o cooperativismo deu tão certo que rompeu as barreiras inglesas e, atualmente, é praticado em mais de 100 países.
No e-book Como inovar na crise, você vai conhecer um pouco mais sobre o que essa palavra significa para as cooperativas hoje em dia, sobretudo neste momento de pandemia. O material também destaca que, para que continuem inovadoras, as cooperativas precisam oferecer soluções para os desafios de seu contexto.
“É importante flexibilizar e se adaptar ao novo, criar alternativas para que o fluxo decisório interno não seja um entrave à inovação, que tende a ganhar força em organizações ágeis e com estruturas flexíveis. Ter uma liderança que fomente a inovação é imprescindível”, comenta Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB.
Além disso, o e-book também explica que é fundamental empenhar esforços para promover a mudança de mindset e de cultura. O benchmarking - ou seja, a busca de informações e exemplos de empresas mercantis ou cooperativas que já estejam inovando - é muito benéfico nesse sentido.
É por isso que esse livro digital traz, ainda, alguns exemplos de inovação que podem inspirar as cooperativas. Clique aqui para conhecer. (LINK)
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